close
logorovivo2

PORTOAGRO - Festival gastronômico

PORTOAGRO - Festival gastronômico

DA REDAÇÃO

26 de Julho de 2016 às 14:00

PORTOAGRO - Festival gastronômico

FOTO: (Divulgação)

O superintende estadual de Turismo, Júlio Olivar, participou nesta segunda-feira (25) da apresentação da 2ª edição da Feira de Negócios e Tecnologias Rurais Sustentáveis de Porto Velho (PortoAgro 2016), no auditório do Senac, onde apresentou o Festival Gastronômico que antecede a Feira entre os dias  15 e 28 de agosto.

O festival que teve início em 2015 da PortoAgro, com a participação de 30 cheff’s, com o objetivo de enfatizar a necessidade de se consumir mais pescados e valorizar a culinária local com pratos que trazem uma identidade gastronômica típica de Porto Velho, acontecerá novamente.

VEJA TAMBÉM:

2ª Portoagro apresenta programação técnica e cultural nesta segunda

Júlio Olivar explica que a ideia é repetir o sucesso da edição anterior em que foi criado o prato “Pirarucu Rondon” reconhecido oficialmente pela Superintendência Estadual de Turismo, pela Portaria número 014/GAB/Setur, publicada no Diário Oficial do Estado de Rondônia de 21 de julho de 2016, como símbolo de Porto Velho, por apresentar ingredientes que traduzem a história e a cultura da capital.

Júlio destaca que o festival é promovido por várias instituições, inclusive a Setur, ecomo um chamariz importante para divulgação de outros atrativos turísticos, tendo em vista que a PortoAgro além de ser importante para o agronegócio também tem importância turística já que movimenta todo setor hoteleiro, restaurantes, taxistas, setor de serviços e entretenimento, promovendo a Capital como destino turístico.

O Festival Gastronômico inicia no dia 15 de agosto com a qualificação dos chefes dos principais restaurantes de Porto Velho, com informações sobre higiene pessoal, cuidados sanitários na produção dos alimentos, atendimento ao cliente, marketing, entre outros. No dia 16 de agosto para as principais receitas elaboradas com os peixes pirarucu e tambaqui serão apresentadas a imprensa.

Visando estimular o desenvolvimento da culinária local e aumentar o consumo de pescado, já que Rondônia é o maior produtor de peixe do país o Festival continua em uma terceira etapa de 20 a 28 de agosto nos melhores estabelecimentos da cidade, servindo as receitas elaboradas durante o período de qualificação.

“O Festival vai fomentar a utilização do peixe na culinária rondoniense, fortalecer a gastronomia local e incentivar o desenvolvimento do turismo, atraindo visitantes de todo o país para conhecer a gastronomia tradicional de Rondônia”, destacou.

O Festival Gastronômico é feito em parceria com  a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo de Porto Velho, Fecomércio, Senac, Sebrae e Sindicato de Hotéis Restaurante Bares e Similares do Estado de Rondônia (Sindhotel/RO).

O lançamento 2ª edição da PortoAgro que acontece de 24 a 25 de agosto de 2016, no Parque dos Tanques foi conduzido pelo presidente da Associação dos Proprietários Rurais de Rondônia (APRRO), Adélio Barofaldi, que apresentou as potencialidades do agronegócio em Rondônia, especialmente em Porto Velho, que justificam a promoção desse evento que visa gerar investimentos na ordem de R$ 250 milhões e promover a transferência de tecnologia ao setor.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS