/rondoniaovivo.com/media/fotos/2019/2/22/06180.jpg)
Confira a previsão do tempo para o fim de semana em Rondônia
Apenas na região do Vale do Guaporé e do Mamoré é que o sol deve aparecer,
22 de Fevereiro de 2019 às 17:43
A busca da população por alimentos mais saudáveis tem estimulado o uso de técnicas da agroecologia, uma prática que não utiliza insumos químicos na produção
3 de Julho de 2018 às 12:31
FOTO: (Divulgação)
No plantio, a premissa é a diversidade de culturas, em oposição à monocultura, utilizando-se plantas que fornecem vários serviços ecológicos, como aquelas que aumentam a polini-zação, atraem inimigos naturais, melhoram as condições do solo e são comestíveis e/ou medicinais.
As semelhanças entre o produto agroecológico e o orgânico são muitas, principalmente no que se refere ao modo de produção sem o uso de agrotóxicos.
A legislação do orgânico é utilizada para nortear a produção do alimento agroecológico, que tem um viés mais social, buscando a harmonia constante com o produtor, enquanto o orgânico, muitas vezes, ganha um apelo mais comercial.
A prática tem crescido em Minas impulsionada pelo governo estadual, por meio da Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) e da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais). Além disso, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é o órgão responsável pela certificação dos produtos agroecológicos.
Pesquisa
Na Epamig, o trabalho em agroecologia tem o objetivo de expandir esse conceito considerado ideal para o desenvolvimento rural sustentável, tanto no aspecto ambiental quanto social. O programa estadual de pesquisa em agroecologia já possui oito linhas de estudos e 19 especialistas envolvidos.
Ao todo, a empresa mineira possui 12 programas de pesquisa, sendo a agroecologia um dos que mais cresceu nos últimos anos, tamanho o interesse da sociedade e, especialmente, dos pesquisadores dessa ciência.
“O princípio envolve todos os que estão nessa cadeia, sempre pensando no agricultor e no meio ambiente. Geramos conhecimento e tecnologias práticas”, ressalta a pesquisadora Madelaine Venzon, coordenadora dos estudos.
Com formação acadêmica no Brasil e no exterior e baseada na unidade da Epamig em Viçosa, na Zona da Mata, Madelaine diz que as pesquisas sobre a agroecologia são desenvolvidas a partir da demanda e da necessidade do agricultor, que interage com o pesquisador e o extensionista da Emater-MG.
Diferentemente dos pesquisadores que passam grande parte do tempo nos laboratórios, os extensionistas têm o papel de acompanhar o dia a dia da produção agroecológica, que é um dos oito temas da agenda estratégica da Emater MG
Segundo o coordenador estadual deste trabalho na Emater-MG, José Luís Meirelles Ferreira, a ação vem sendo realizada, com os agricultores, na transição da agricultura convencional para a agroecológica, visando à segurança alimentar. “Os técnicos vão se adaptando ao conceito, alguns têm perfis mais avançados e outros vão seguindo o caminho”, explica.
Ferreira ressalta que o trabalho tem caráter de transversalidade, que vai se espalhando e tem o objetivo de promover o aumento da qualidade de vida do cidadão com produtos sem aditivos químicos.
Congressos exploram trabalhos sobre o assunto
A coordenadora de pesquisa da Epamig, Madelaine Venzon, explica que a agroecologia em Minas Gerais segue uma tendência nacional e mundial de crescimento. Ela cita o volume de trabalhos inscritos, que chegam a 2.500, para o VI Congresso Latino-americano de Agroecologia e o X Congresso Brasileiro de Agroecologia, que ocorrem em Brasília, de hoje a 15 de setembro.
O número recorde demonstra a preocupação de avançar em pesquisas para aplicar na produção, conservando a biodiversidade e os recursos naturais.
Um exemplo disso é a pesquisa desenvolvida com o ingá na produção cafeeira. O fruto se tornou um grande aliado, diminuindo a incidência de pragas, atraindo os inimigos naturais.
Já o produto orgânico tem métodos de produção parecidos com os do agroecológico. José Luís Ferreira, da Emater-MG, diz que a legislação é bastante criteriosa para se chegar à certificação, que tem uma série de condicionantes, como qualidade, onde e por quem ele é produzido e em que condições.
“Além da produção são trabalhados os aspectos social e ambiental para que o produto seja reconhecido como orgânico. É um mercado cobiçado e queremos bases bem sólidas para ele. Toda produção de hoje é absorvida, por isso a tendência é de crescimento”, assegura Ferreira.
Segundo o coordenador estadual da Emater-MG, a agroecologia tem sido uma construção coletiva, inclusive ouvindo o consumidor, que é a peça-chave no processo desenvolvimento da atividade. Ele reforça que, ao adquirir o produto orgânico, o cidadão está validando e financiando essa prática.
“A agroecologia está se espalhando e a ideia é a contaminação de todos. É um processo de transição que tem muito respaldo e retorno. A qualidade do alimento é mais importante do que a quantidade”, salienta Ferreira
Além Disso
Na Epamig, a pesquisadora Madelaine Venzon afirma que, entre outros projetos previstos para a agroecologia estão sendo estudadas plantas medicinais e aromáticas, como manjericão, coentro e erva-baleeira, para atrair inimigos naturais e polinizadores. Há também projetos com hortaliças não convencionais e com o café orgânico.
A pesquisadora acredita que, no futuro, não vai ser opção, mas uma necessidade a não utilização de agrotóxico na produção agrícola. Por isso, a pesquisa tem de estar com as soluções para isso.
“Acho que o crescimento da agroecologia é uma realidade e que a tendência é fortalecer ainda mais, porque estamos verificando que a agricultura convencional não é muito sustentável. O volume de inseticida é muito alto e os resultados obtidos não são os esperados, além de todos os problemas associados ao meio ambiente e à toxicidade dos produtos”, afirma Madelaine.
Na Europa, alguns países se destacam na pesquisa e produção agroecológica, como Alemanha, França, Espanha e Holanda. Nos EUA, a região da Califórnia prima pelo desenvolvimento da ciência. No Brasil o movimento social chegou primeiro, ganhou espaço e a ciência também já dá passos importantes, aliados à prática. Na América Latina, em geral, existe um envolvimento crescente e experiências inovadoras.
Apenas na região do Vale do Guaporé e do Mamoré é que o sol deve aparecer,
22 de Fevereiro de 2019 às 17:43
Segundo fonte, depois da discussão, o ator 'ficou arrasado e foi um custo gravar as cenas da dupla previstas no roteiro'
22 de Fevereiro de 2019 às 17:38
Através de videoconferência, Marcelo Tournier, médico brasileiro que está na região do Vale do Silício, nos Estados Unidos, desenvolvendo projetos em ciência de dados e Inteligência Artificial
22 de Fevereiro de 2019 às 17:25
O processo seletivo será realizado em duas etapas: pré-seleção e curso
22 de Fevereiro de 2019 às 17:18
. Criado no ano passado com a denominação BAVOP, a unidade é responsável pelo policiamento e apoio aéreo a todas das ações desencadeadas pela Polícia Militar
22 de Fevereiro de 2019 às 17:12
Sete venezuelanos são atendidos em Roraima
22 de Fevereiro de 2019 às 16:57
Confira a carta na íntegra
22 de Fevereiro de 2019 às 16:41
Os ingressos antecipados estão sendo comercializados ao valor de R$ 10 (dez reais) na sede do clube
22 de Fevereiro de 2019 às 16:39
Instituições solicitaram apoio da Assembleia Legislativa para investimentos em atividades sociais
22 de Fevereiro de 2019 às 16:27
A ação acontecerá na sede da Associação de Moradores do Bairro Jardim Santana
22 de Fevereiro de 2019 às 16:07
Devido a idade avançada, o idoso também começou a ter complicações nos rins, o que pode ter causado falência múltipla dos órgãos
22 de Fevereiro de 2019 às 16:06
O motivo é a nível do rio Madeira
22 de Fevereiro de 2019 às 15:56
Medida visa a segurança no trânsito e a proteção da vida, para evitar que acidentes ocorram nesses locais
22 de Fevereiro de 2019 às 15:52
Folia tem início nesta sexta-feira, 22, com bloco desfilando no circuito Pinheiro Machado
22 de Fevereiro de 2019 às 15:49
O Governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou que a construção dos terminais caracteriza oportunidade de desenvolvimento para o estado
22 de Fevereiro de 2019 às 15:39
A Escola Sesi de Vilhena oferece uma vaga para professor de Educação Infantil com inscrições até 24 de fevereiro
22 de Fevereiro de 2019 às 15:30
Sem problemas de jogadores lesionados ou suspensos, o treinador segue trabalhando com o foco de manter a ponta da classificação da chave B
22 de Fevereiro de 2019 às 15:30
A chuva de seis horas seguidas que caiu na madrugada de hoje em Ji-Paraná, (360 quilômetros de Porto Velho), alagou e interditou inúmeras ruas da cidade e já desabrigou cerca de 60 famílias da área ribeirinha. Confira vídeo com imagens aéreas.
22 de Fevereiro de 2019 às 15:29
A rodada será aberta no sábado, às 20 horas (horário de Rondônia), com o duelo entre Porto Velho x Rondoniense no estádio Aluízio Ferreira, em Porto Velho
22 de Fevereiro de 2019 às 15:23
Parlamentar reforçou seu compromisso com a Polícia Militar e a segurança pública
22 de Fevereiro de 2019 às 15:23
O ingresso, no valor de R$20,00, pode ser adquirido na hora
22 de Fevereiro de 2019 às 15:18
Com 2,02m, Matheus Fornazari Custódio tem 23 anos e acumula passagens pelo União-PR, Francana-SP e Leça-POR
22 de Fevereiro de 2019 às 15:13
A fossa séptica a céu aberto, tem causado grandes transtornos aos servidores, detentos e moradores
22 de Fevereiro de 2019 às 15:10
O fato ocorreu por volta de 1:30hs da madrugada na Avenida Jamari área de acesso a rodoviária de Ariquemes
22 de Fevereiro de 2019 às 14:53
No total foram empossados oito servidores para a Seduc e 15 para a Sesau.
22 de Fevereiro de 2019 às 14:39
Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever até as 11 horas do dia 1º de março
22 de Fevereiro de 2019 às 14:38
Confira o vídeo com entrevistas exclusivas com os deputados estaduais.
22 de Fevereiro de 2019 às 14:36
Vítimas são marido e mulher, de acordo com ONG. Eles integravam grupo de civis que tentava manter aberta uma passagem entre a Venezuela e o Brasil
22 de Fevereiro de 2019 às 14:30
As escolas de samba também participam do desfile
22 de Fevereiro de 2019 às 14:29
A informação se espalhou pelas redes sociais e rendeu muitos memes e um dos primeiros lugares entre os assuntos mais comentados do Twitter
22 de Fevereiro de 2019 às 14:13
Em consequência da violenta colisão, as mulheres foram arremessadas ao chão e tiveram sérios ferimentos pelo corpo
22 de Fevereiro de 2019 às 14:09
Novamente agentes penitenciários impediram que presos da penitenciária Milton Soares de Carvalho - 470, em Porto Velho, tivessem acesso a serras e celulares.
22 de Fevereiro de 2019 às 13:18
Foram verificadas uma série de falhas em relação ao atendimento e medicamentos
22 de Fevereiro de 2019 às 12:12
De acordo com a PM, uma guarnição foi acionada após ligação informando um assalto, onde os bandidos levaram uma corrente de ouro da vítima
22 de Fevereiro de 2019 às 12:02
A água tomou conta da região deixando várias casas inundadas
22 de Fevereiro de 2019 às 11:55
A ideia do Talk & Coffee é trazer uma vez por semana assuntos relevantes para debate com o nosso pũblico que frequenta a Exclusiva Café & Cultura e os que se animarem em participar de um diálogo atualizado à base de café, entre eles, advogados, administradores, servidores públicos, empresários
22 de Fevereiro de 2019 às 11:38
Ao assumir a presidência da Emater-RO, o médico veterinário Luciano Brandão recebeu a missão de transformar a Emater-RO em uma entidade de referência
22 de Fevereiro de 2019 às 11:37
O governador do estado de Rondônia, coronel Marcos Rocha, classificou a reunião como extremamente importante pois foi o momento de enumerar as dívidas estaduais
22 de Fevereiro de 2019 às 11:28
Marcos Rocha pediu o empenho do ministro Albuquerque para que, com celeridade, ele possa dar uma solução ao problema que é de toda população de Rondônia
22 de Fevereiro de 2019 às 11:15
O Rondoniaovivo apurou que um carro modelo Prisma seguia em direção a um sítio
22 de Fevereiro de 2019 às 10:58