close

AGRICULTURA: Inhame mostra potencial como alternativa de renda

Dia Especial da Colheita do Inhame reuniu produtores e autoridades na linha 67, em Porto Velho

ASSESSORIA

31 de Agosto de 2019 às 10:59

AGRICULTURA: Inhame mostra potencial como alternativa de renda

FOTO: (Divulgação)

O produtor rural Lúcio Alves Teixeira, pioneiro na produção do inhame em Porto Velho, recepcionou na manhã desta sexta-feira (30), na sede da Associação de Produtores Rurais da Linha Caracol, o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), Luiz Cláudio Pereira, seu adjunto, Francisco Evaldo, o representante da Emater, Hilton Neves, o deputado estadual Chiquinho da Emater, o vereador Jurandir Bengala, o representante do secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani, o presidente da Central das Associações, Pedro Bordalo e cerca de três centenas de lideres rurais e pequenos agricultores, interessados na cultura do inhame.

 

O projeto embrião para fomentar a produção de inhame na região de Porto Velho foi idealizado em 2017, pelo então subsecretário municipal de Agricultura, Francisco Evaldo, cumprindo orientação do prefeito Hildon Chaves no sentido de oferecer alternativas práticas e rentáveis, de curto prazo.

 

Lúcio Teixeira foi um dos primeiros que demonstraram interesse pelo programa, acompanhando Evaldo em visitas realizadas a plantadores experientes, na região da BR 429, até hoje a maior produtora do Estado. O secretário adjunto destacou que Lúcio Teixeira é um exemplo a ser seguido, já que nos dois primeiros anos não teve sucesso porque, conforme ele mesmo relata, “no primeiro plantou errado, a safra não cobriu custos e no segundo “vendeu errado” e não recebeu.

 

"Mas hoje estamos vendo aqui uma produção média de 23 toneladas de inhame por hectare, que pode chegar a 30 com algumas correções de solo e adubagem. Está provado que plantar inhame é um bom negócio, desde que se tenha canais confiáveis de comercialização”, frisou Evaldo, lembrando que a produção de inhame em Porto Velho este ano pode ser estimada em um milhão de toneladas.

 

O vereador Jurandir Bengala, representante do distrito de Jacy Paraná, onde se situa a Associação Caracol, disse que tem sido e será parceiro do produtor rural. Por isso seu empenho em buscar recursos para que a Semagric possa realizar um trabalho adequado.

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS