close
logorovivo2

Renan, Aécio e Maia querem reduzir número de partidos

A ideia é criar uma comissão especial que ficará sob a batuta do senador Aécio Neves, para agilizar a tramitação da reforma até janeiro

DA REDAÇÃO

16 de Julho de 2016 às 09:52

Renan, Aécio e Maia querem reduzir número de partidos

FOTO: (Divulgação)

Para unificar aliança entre oposição e base aliada, os presidentes do Senado e da Câmara, Renan Calheiros (PMDB-AL) e Rodrigo Maia (DEM-RJ), respectivamemente, defendem mudanças no sistema eleitoral e partidário em regime de urgência. A ideia é criar uma comissão especial para agilizar a tramitação da reforma até o fim do mandato de ambos, em janeiro.

Segundo o jornal O Globo, a influência para tal mudança vem do presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG). Ele sugeriu reduzir o número de partidos no país, a partir da criação de uma cláusula de desempenho mínimo e da proibição de coligação. A relatoria ou a presidência da comissão que analisará as propostas pode ficar com o próprio Aécio.

A ideia da articulação comandada por Renan, Maia e Aécio é reunir os partidos médios e grandes para conseguir aprovar essas medidas. A proposta já enfrenta a resistência de pequenos partidos.

VEJA TAMBÉM: ‘Não haverá mudanças na Lei da Delação’, diz Rodrigo Maia

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS