close
logorovivo2

RORAIMA: Moradores invadem abrigo em e expulsam venezuelanos da cidade

Não houve registro de mortos ou feridos durante a confusão, informou a Polícia Militar

ESTADÃO

20 de Março de 2018 às 10:35

RORAIMA: Moradores invadem abrigo em e expulsam venezuelanos da cidade

FOTO: (Cyneida Correia)

Uma manifestação contra o homicídio de um brasileiro no município de Mucajaí, a 50 quilômetros de Boa Vista, capital de Roraima, quase se transformou em tragédia ontem (19).

 

Mais de 300 pessoas invadiram uma escola, onde funcionava um abrigo improvisado para cerca de 50 famílias venezuelanas, e expulsaram os imigrantes do local. Eles também jogaram móveis, roupas e objetos dos venezuelanos na rua e atearam fogo. Os imigrantes, entre eles, mulheres e crianças foram expulsos da cidade.

 

Não houve registro de mortos ou feridos durante a confusão generalizada, segundo a Polícia Militar.

 

O grupo interditou por mais de duas horas, o trecho urbano da principal rodovia da cidade, a BR-174, que liga Roraima ao Amazonas, com barricadas feitas de paus e pedras, além de pneus queimados.

 

A manifestação começou durante o enterro do brasileiro Eulis Marinho de Sousa, 49, morto a pauladas em uma briga de bar envolvendo venezuelanos. 

 

O morador Jonas Vieira, em conversa com a reportagem, explicou que a população estava revoltada com a migração venezuelana no local.

 

"Eles provocam vandalismo, brigas e andam nas ruas armados de facões. Muitos deles têm invadido casas para cometer crimes diversos e agora um de nós foi morto. A situação está insuportável pois ninguém toma providências".

 

Outro líder do grupo, o pastor João Batista, reclamou dos imigrantes na cidade. "Não aguentamos mais a presença deles. Queremos que as autoridades façam alguma coisa. Há muitos roubos e furtos em nossa cidade", afirmou.

 

A estimativa é de que mais de 40 mil venezuelanos tenham chegado a Roraima, após a crise econômica na Venezuelana. O número chega a 10% da população do Estado.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS