close
logorovivo2

GOVERNO TRUMP: Oito crianças brasileiras estão isoladas de pais imigrantes presos nos EUA

Mais de 2 mil menores migrantes foram postos em abrigos em seis semanas

NOTICIASAOMINUTO

20 de Junho de 2018 às 09:31

GOVERNO TRUMP: Oito crianças brasileiras estão isoladas de pais imigrantes presos nos EUA

FOTO: (Divulgação)

Pelo menos oito crianças brasileiras foram separadas dos pais ao atravessarem a fronteira dos Estados Unidos, segundo informou o consulado brasileiro em Houston ao jornal "Folha de S. Paulo".

 

De acordo com a "Folha", os dados são das últimas seis semanas, quando foi dado o início da política de tolerância zero da administração de Donald Trump com a travessia ilegal da fronteira. Pelo menos 2 mil crianças imigrantes foram separadas de seus pais nos EUA.

 

O cônsul-geral adjunto em Houston, Felipe Costi Santarosa, disse ao jornal que as crianças brasileiras estão em abrigos nos estados da Califórnia e do Arizona; têm entre 6 e 17 anos; algumas são irmãos.

 

Essas crianças chegaram aos EUA com os pais ou guardiões legais, que foram processados por travessia ilegal da fronteira e enviados a prisões federais (algo que não ocorria antes do governo Trump).

 

Santarosa contou que uma das crianças brasileiras, por exemplo, está perto de completar 18 anos. Por isso, ela deverá sair do abrigo de menores e ser transferida a um centro de detenção para imigrantes. Já se a prisão dos pais das crianças se arrastar por muitos meses, pode ser avaliada a possibilidade de pedir a deportação do menor para a família no Brasil.

 

Crianças, por lei, não podem permanecer nesses estabelecimentos, e por isso são encaminhadas a abrigos espalhados pelo país. De acordo com a "Folha", no passado, o número de casos similares era de dois ou três por ano. Agora, com o governo Trump, são cerca de quatro por mês.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS