close
logorovivo2

WHATSAPP: Golpe que oferece cartão de crédito faz cerca de 1 milhão de vítimas

O dfndr Lab, laboratório da PSafe especializado em cibersegurança, encontrou seis mensagens diferentes que estão sendo usadas para roubar dados e instalar programas maliciosos no celular

R7

12 de Novembro de 2018 às 15:15

WHATSAPP: Golpe que oferece cartão de crédito faz cerca de 1 milhão de vítimas

FOTO: (Divulgação)

Um novo golpe está circulando entre os usuários do WhatsApp. Um falso link do Nubank oferece cartões de crédito para novos clientes. Cerca de 1 milhão de pessoas foram vítimas nos últimos 30 dias.

 

O dfndr Lab, laboratório da PSafe especializado em cibersegurança, encontrou seis mensagens diferentes que estão sendo usadas para roubar dados e instalar programas maliciosos no celular.

 

Estratégia do golpe

 

A estratégia usada pelos golpistas segue sempre o mesmo padrão. Uma promoção falsa é criada ou um brinde de alto valor é oferecido para atrair a atenção. Em seguida, a pessoa deve responder a um questionário e compartilhar o conteúdo com um determinado número de contatos para receber o prêmio.

 

Objetivo é roubar dados

 

O objetivo desse tipo de ação é roubar dados pessoais ou criar uma vulnerabilidade para instalar vírus. “É muito importante se manter atento com relação a promessas muito vantajosas ou preços significativamente mais baixos que os originais, pois há grande probabilidade de ser um golpe”, diz Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.

 

“Esse tipo de atividade é crime, e sempre iremos colaborar com as autoridades competentes para investigar e coibir golpes como esse”, afirma o Nubank. A empresa alerta que nunca pede o envio de documentos ou de informações sensíveis por e-mail e orienta a reportar possíveis casos de golpe.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS