close
logorovivo2

ESCÂNDALO: Facebook sabia que russos coletavam dados desde 2014, diz parlamentar

Parlamentar Damian Collins disse que tem e-mails de engenheiro do Facebook alertando sobre coleta de dados por IPs russos

NOTÍCIAS AO MINUTO

27 de Novembro de 2018 às 17:22

ESCÂNDALO: Facebook sabia que russos coletavam dados desde 2014, diz parlamentar

FOTO: (Divulgação)

O parlamentar britânico Damian Collins, diretor do comitê legislador que investiga notícias falsas nas redes sociais, afirmou que o Facebook sabia que entidades da Rússia estavam usando ferramentas na plataforma para recolher grandes quantidades de dados dos usuários.

 

Em uma audiência no Reino Unido nesta terça (27), Collins disse que tomou conhecimento disso ao verificar e-mails de um engenheiro do Facebook. O engenheiro teria avisado de suspeitas sobre órgãos ligados à Rússia coletando informações e dados na rede social.

 

"Um engenheiro do Facebook notificou a companhia em outubro de 2014 sobre entidades com IP da Rússia utilizando uma API do Pinterest para coletar 3 bilhões de dados por dia", disse Collins.

 

Richard Allan, vice-presidente de políticas públicas do Facebook, que deu depoimento no lugar do presidente Mark Zuckerberg - que se recusou à comparecer à audiência -, disse que a informação em posse de Collin era "na melhor das hipóteses parcial, na pior das hipóteses confusa."

 

Em nota enviada à agência Bloomberg, o Facebook disse que os e-mails foram tirados de contexto: "Os engenheiros que inicialmente sinalizaram essas preocupações aprofundaram as investigações e descobriram que não havia evidência de atividade russa específica".

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS