close
logorovivo2

ATUALIZAÇÃO: Instituto Federal de Rondônia lança nova versão do aplicativo ‘IFRO Mobile’

O aplicativo está disponível para celulares smartphones com sistema operacional Android

ASSESSORIA

23 de Outubro de 2018 às 10:56

ATUALIZAÇÃO: Instituto Federal de Rondônia lança nova versão do aplicativo ‘IFRO Mobile’

FOTO: (Assessoria)

Já está disponível para download a nova versão do IFRO Mobile. Lançado nesta segunda-feira (22), o aplicativo conta com mais informações gerais e específicas dos campi e Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), além de funcionalidades que facilitam o cotidiano acadêmico de alunos e professores. O aplicativo também é voltado para o público externo que pode acessar notícias, editais e outros documentos.

 

O aplicativo está disponível para celulares smartphones com sistema operacional Android e pode ser baixado através do Play Store. Basta digitar “IFRO Mobile”, baixar o App e começar a navegar.  Acesse AQUI.

 

A nova versão foi desenvolvida pelo Professor de Informática, Hedi Carlos Minin, do Campus Colorado do Oeste, em parceria com alunos e docentes da unidade. O docente explica que os destaques desta nova versão são a integração dos sistemas acadêmicos utilizados pelo Instituto e a facilidade no acesso às informações. Através da ferramenta é possível que professores consultem notas, controle de faltas e conteúdos ministrados nas aulas, informações estas necessárias e diariamente solicitadas pelos alunos dos campi.

 

“Nessa nova versão do aplicativo nós o integramos com o Sistema Acadêmico do IFRO e também envolvemos outros sistemas, como por exemplo, o portal. Então você consegue ver editais, notícias. Além disso, também fizemos a integração com o Ambiente Virtual de Aprendizagem  (AVA) que o IFRO utiliza para aulas não presenciais. Desta forma, o  aluno consegue consultar a agenda de atividades não presenciais”, destaca o professor.

 

Hedi afirma que o layout do aplicativo foi refeito e pensado a partir das demandas cotidianas da comunidade acadêmica do IFRO. “Priorizamos a facilidade ao acesso dos dados. Porque sabemos que através de um Smartphone com apenas dois toques você acessa qualquer informação. Então o acesso se tornou muito mais rápido a todas as informações que envolvem o meio acadêmico, tanto para aluno quanto para professor. O aluno hoje, por exemplo, consegue ver no aplicativo os horários de aulas, que era uma demanda muito grande, além de acessar facilmente as notas”, explica.

 

Informações referentes aos calendários acadêmicos, dos campi, lista de docentes das unidades, contatos profissionais de professores da instituição, normas, regulamentos e documentos dos cursos também estão disponíveis na nova versão do IFRO Mobile. “Os professores podem notificar as turmas que eles ministram aulas. Temos uma comunicação bem mais eficiente, porque tanto a Ascom quanto os campi têm a opção de notificar a comunidade acadêmica inteira do IFRO ou também um campus específico, uma turma específica e até determinado aluno”, comenta Hedi.

 

 

Desenvolvimento do Aplicativo

 

Hedi conta que o aplicativo surgiu da demanda de manter os alunos atualizados sobre as alterações de horários que eram feitos no campus.  “Se você parar para pensar, verá que quase todo mundo carrega consigo um telefone smartphone, então achei o caminho mais viável para conseguirmos manter esses alunos atualizados e partir daí desenvolvi a primeira versão que se chamava ‘Campus Colorado’. No entanto, essa versão não tinha integração com o Sistema Acadêmico. Os horários eram lançados em planilhas no Google Drive e os alunos conseguiam desta forma ter acesso a esses horários atualizados. Percebemos então que a ferramenta seria ótima para manter os alunos atualizados. Para melhorar as funcionalidades do aplicativo era necessário ter acesso aos dados do Sistema Acadêmico, porque nele temos todas as informações do nosso ambiente escolar, então entrei em contato com o Diretor de Gestão da Tecnologia da Informação e com o Reitor do IFRO propondo uma parceria para melhorar o aplicativo”, relembra Hedi, que informa, ainda, que a colaboração de docentes e alunos integrantes do projeto Câmera Escura do Campus Colorado do Oeste foi essencial para o aperfeiçoamento da ferramenta.

 

 

Erlan Fonseca de Souza, Diretor de Gestão de Tecnologia da Informação do IFRO, reforça a parceria realizada para a melhoria do aplicativo. “A primeira versão do IFRO Mobile foi lançada pela DGTI e tinha um viés de comunicação e de apresentação de informações institucionais e vendo que esta nova versão apresentava funcionalidades voltadas para o ambiente acadêmico, iniciamos uma conversa com o Hedi visando tornar esse projeto institucional, visto os benefícios que teríamos para os nossos alunos”, comenta.

 

Segundo Erlan, a proposta da DGTI é fortalecer e impulsionar os projetos de pesquisa dos campi e Reitoria. “O papel da gestão, neste sentido, é dar apoio e suporte e estamos trabalhando para ampliar e dar visibilidade a esses projetos, colocando-os em prática e resolvendo os problemas que são vivenciados nos campi, por meios das soluções encontradas pela comunidade acadêmica local, como foi o caso deste aplicativo”, diz ressaltando que a versão antiga do IFRO Mobile foi desativada. 

 

O Diretor de Gestão de Tecnologia da Informação destaca, ainda, que a tecnologia utilizada nesta nova versão do aplicativo foi 100% desenvolvida pelo IFRO. “A versão anterior era proveniente de um termo de parceria técnica com o IFG (Instituto Federal de Goiás), que forneceu o código fonte para que a DGTI/IFRO trabalhasse na plataforma e aprimorasse o desenvolvimento do IFRO Mobile”, relembra. 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS