POLITICANDO: Não deveria existir emenda parlamentar - Por Paulo Andreoli

POLITICANDO: Não deveria existir emenda parlamentar - Por Paulo Andreoli

Foto: Divulgação

EMENDA

 

Disse em coluna, que emenda parlamentar nem deveria existir. Ponto. Prato cheio para quem gosta de fazer cortesia com chapéu alheio.

 

Pois bem, chega informação de pagamento fora do prazo de uma emenda destinada para a deputado Rosangela Donadon para o conselho de drogas.

 

É a emenda parlamentar N° 40 no valor preciso de R$ 516.315,16 e uma contrapartida do órgão 4.684,84

 

TEM MAIS

 

Nota: conforme lei eleitoral e ordem governamental do estado, o prazo para empenhar e pagar todas as emendas parlamentares era até o dia 01.07.22. Essa citada emenda foi para o banco para liquidação e voltou para origem devido a inexistência de conta da entidade credora. Então foi enviada depois para a Procuradoria Geral do Estado e com um rápido parecer, voltou novamente ao banco e o processo foi liquidado no dia 20/07/22.

 

Este processo merece uma passada de lupa pelo Ministério Público.

 

Desejo um bom serviço aos fiscais diligentes da lei

 

TEMPERATURA

 

E o dia foi quente ontem nos bastidores políticos em Rondônia. Desde a suposta indicação do empresário Sergio Gonçalves para ser candidato a vice-governador na chapa do coronel Marcos Rocha, o tempo fechou. Não choveu, mas raios e trovões foram vistos/ouvidos pelas bandas da Assembleia Legislativa.

 

PESADELO

 

Parte dos deputados estaduais que sonhavam em indicar aliados ao cargo se rebelaram. Foram tirar foto com adversários para dar pressão. Alguns partidos até falaram em abandonar o grupo que vem trabalhando pela reeleição de Rocha.

 

ACORDA

 

Vamos esperar até o próximo dia 5, prazo final das convenções partidárias que vai definir realmente quem é quem na fila do pão em Rondônia.

 

ESCRITORIOS POLITICOS

 

Quem paga a conta somos nós. E cada parlamentar usa o benefício público do jeito que quiser. Além da pagar a gasolina e o almoço dos nossos representantes, também pagamos viagens e ‘divulgações’.

 

Se você tem interesse em saber como os deputados estaduais e federais, além de senadores, pode acessar os links abaixo:

 

Estaduais – https://transparencia.al.ro.leg.br/Deputados/

 

Federais – https://www.camara.leg.br/transparencia/gastos-parlamentares?ano=2022#verba

 

Senadores - https://www25.senado.leg.br/web/transparencia/sen/por-uf/-/uf/RO

 

COMPARANDO

 

Fiz um comparativo das casas de representação de políticos locais. Um deputado estadual, um deputado federal e um senador.

 

E vejam o que achei.

 

NARIZINHO

 

O deputado estadual Marcelo Cruz tem seu escritório no final da rua Abunã. Todo adesivado, de portas abertas atendendo a população. O valor de locação é de 5 mil reais.

 

 

 

SOLDADO DO POVO

 

O deputado federal Coronel Crisóstomo ocupa um grande prédio na esquina da avenida Pinheiro Machado com rua Elias Gorayeb. Tudo adesivado, de portas abertas pro cidadão. O custo é de 3600 reais por mês.

 

 

 

VAI VENDO BRASIL

 

O senador Marcos Rogerio também tem um escritório em Porto Velho. Fica na avenida Buenos Aires 2339. O valor de locação é de 2700 reais/mês. A casa não possui identificação na fachada, pouco se vê movimento de povão no local. Apenas homens engravatados. Devem ser assessores e advogados.

 

 

 

TERCEIRANDO

 

Fui na sede do partido PODEMOS no final da tarde, para bater papo e comer pipoca. E conversar com o deputado Leo Moraes sobre sua pré-candidatura ao governo.

 

Entender se sua posição política será de uma terceira via. Nas pesquisas de consumo interno, aparece em terceiro. Se não mudar estratégia, será terceiro, mas não terceira via.

 

FRAUDE

 

Estava por lá o secretário geral da legenda e responsável pela magia do fechamento das contas partidárias. Na recepção do partido disse em alto e bom som que não confia na lisura da apuração do pleito via TSE/URNAS.

 

Confesso que fiquei assustado. Não sei o que um cara com este pensamento está dentro de um partido. Deste jeito Léo já pode considerar perder eleições, já que a fraude está no ar.

 

O TRE/TSE deveria acreditar na lisura da prestação de contas do referido? Ele não acredita na lisura do processo eleitoral. Deve ser por experiência própria.

 

FRAUDE 2

 

Vou dar um exemplo que urna eletrônica funciona bem simples. Quem era Marcos Rocha antes das eleições de 2018? Ninguém conhecia. E a vontade popular deu a vitória para Rocha, que surfou nas onda/tsunami bolsonarista.

 

ELEITOS

 

Chega ser assombroso ouvir também de parlamentares locais sobre confiabilidade das urnas. Todos eleitos por ela. São ridículos e mal intencionados.

 

FAUNA

 

Também na conversa do PODEMOS apareceu um político magrinho e jovem que nem sei o nome. Reverberando mentiras das redes de ódio do planalto central. Uma sementinha do mal, um ovinho de fascista. Para completar o zoológico de Léo, só faltou a Fera desbocada de Ariquemes.

 

LEITOR

 

E não é que tem gente lendo estas mal traçadas linhas? Um enviou texto com considerações sobre escolha do governador por Sérgio Gonçalves. Reproduzo abaixo. O nome do interlocutor fica em off, tá?

 

INTEGRA DO TEXTÃO

 

“Acompanho com entusiasmo suas análises políticas e, em função disso, tomo a liberdade de compartilhar contigo uma reflexão acerca de um tema que tem sido muito badalado por líderes partidários contrariados:

 

Não dá para negar que a cada passo dado pelo governador Marcos Rocha, pré-candidato a reeleição em Rondônia, mais ele se distancia do perfil do político tradicional, aquele estilo carreirista cujas decisões se baseiam unicamente em um projeto de poder. Basta ver que em meio a um processo de escolha de vices que à toda evidência tem se tornado um balcão de negócios, Marcos Rocha faz prevalecer o critério de seleção por currículo e afinidade de ideais, cravando o nome de Sérgio Gonçalves para seu vice em uma chapa puro-sangue do União Brasil.

 

É uma estratégia arriscada? Pode até ser. Mas tem gente que faz política pensando mais nas próximas gerações do que nas próximas eleições. É o caso do governador Marcos Rocha!

 

Os partidos, em sua maioria, querem negociar espaços, vender apoio político ao preço da indicação do vice da chapa, da vaga de candidato ao senado ou de seus suplentes. A vaga de candidato a vice-governador, principalmente, tem sido utilizada como forma de maximizar as chances de vitória do candidato a governador, ignorando o preparo do pré-candidato, a afinidade de ideais com o cabeça da chapa e até mesmo as chances de ruptura no futuro.

 

Contrariando essa lógica eleitoreira, Rocha se faz ombrear por Sérgio Gonçalves, que pode até não agregar à campanha agremiações outras ou tradição política, mas sejamos realistas, em um tempo de tanto desconfiança no político de carreira e na política tradicional, ter um candidato a vice com perfil técnico, graduado em administração, pós-graduado em gestão pública, MBA executivo, MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria e especialista em finanças corporativas, neurocoaching e gestão estratégica de pessoas não é uma escolha tão duvidosa quanto a mídia e os líderes partidários contrariados querem fazer crer, principalmente se considerarmos o excelente desempenho de Sérgio, técnico e político, à frente da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico durante os últimos três anos e meio. O tempo dirá...”

 

MEME

 

 

E mais uma manifestação sobre confiabilidade das urnas. Se você ver alguém falando mal do processo eleitoral corre que é golpista.

 

 

 

 

VIDEO

 

E o pré-candidato Padovani da Agricultura foi encontrado em Brasília por um videomaker. Caminhava em direção ao cercadinho. Confira.

 

 

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão da prefeita Valéria Garcia em Pimenteiras do Oeste?
Você é a favor do uso da linguagem neutra?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS