close

Projeto de acadêmicos recebe homenagem na Câmara de Vereadores

Eles fizeram pesquisa de campo e descobriram que faltava um ‘olhar’ especial do Poder Público em relação a imigração

ASSESSORIA

10 de Janeiro de 2020 às 11:55

Projeto de acadêmicos recebe homenagem na Câmara de Vereadores

FOTO: (Divulgação)

Acadêmicos do curso de Direito da Faculdade Católica de Rondônia foram homenageados no último mês com Moção de Aplausos em Sessão Especial realizada pela Câmara de Vereadores de Porto Velho pela dedicação ao trabalhado voluntariado na Capital. A cerimônia foi uma indicação do presidente e vereador da Casa de Leis, vereador Edwilson Negreiro (PSB) e da vereadora Joelna Holder (MDB).

 

O projeto que rendeu o reconhecimento foi o da criação do Núcleo de Atendimento aos Refugiados (NAR) desenvolvido durante na disciplina de Direito Constitucional II, sob a coordenação da Prof. Me e doutoranda Marta Salib. Jussara Rodrigues de Oliveira, acadêmica do curso de Direito, conta que a ideia da temática veio bem antes da necessidade do projeto extraclasse.

 

“Incomodava-me (e ainda incomoda) a quantidade de venezuelanos e crianças nos semáforos, na região da rodoviária. Depois, saímos com uma pesquisa de campo e descobrimos que o que faltava era o ‘olhar’ especial pelo Poder Público sobre o que estava acontecendo nesta cidade”, explicou.

 

Foi a partir daí que surgiu o NAR para reforçar o trabalho já realizado pela Cáritas Brasileira através do Programa Para Migrantes e Refugiados (Pana)  e de outras pessoas que já se dedicam a projetos com refugiados/imigrantes.

 

Jussara foi uma das homenageadas, e ela reforçou que a intenção foi alcançada, ou seja, chamar a atenção das autoridades a respeito do problema social e da dignidade da pessoa humana.

 

HISTÓRICO

 

A ideia do NAR foi bem recebida pela Câmara, através da vereadora Joelna Holder, que propôs uma Audiência Pública para tratar do assunto e, posteriormente, em outubro de 2019, foi aprovado e sancionado pelo prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), a criação do Comitê de Atenção ao Imigrante, Refugiado e Apátrida vinculado a Secretaria de Assistência Social e Família (Semasf).

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS