close
logorovivo2

Orquestra Villa-Lobos se apresenta nesta sexta, na Madeira-Mamoré

Todos os integrantes, assim como o maestro e toda a diretoria são voluntários.

DA REDAÇÃO

22 de Dezembro de 2017 às 10:14

Orquestra Villa-Lobos se apresenta nesta sexta, na Madeira-Mamoré

FOTO: (Divulgação)

A orquestra sinfônica Villa-Lobos fará apresentação nesta sexta-feira, 22, às 20 horas, na Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM). O show é voltado às comemorações do Natal Porto de Luz. O evento é promovido pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Funcultural. 

A apresentação desta sexta inclui músicas natalinas e temas de filmes. O grupo conta com 30 integrantes voluntários, sob a regência de Marcelo Yamazaki Carvalho e direção de Marina Prestes Carvalho. A Villa-Lobos é composta por instrumentos como violas, violoncelos, baixo acústico, além de clarinetes, flautas e outros instrumentos de sopro.

A orquestra foi criada no ano de 2007, dentro de igrejas da capital, com um grupo de violinos. Depois de várias apresentações em eventos regionais, a diretora Marina implantou arranjos de temas de filmes para a orquestra. A partir dai que os shows repercutiram não só em Porto Velho, mas também no estado de Rondônia.

Com agenda sempre lotada, os músicos se apresentaram em junho deste ano no Teatro Palácio das Artes, no primeiro Concerto Internacional para Piano e Orquestra com a pianista e organista doutora Shelly Moorman-Stahlman, professora da Lebanon Valley College, de Annvile, Pensilvânia, Estados Unidos. A orquestra foi convidada também para a inauguração do Palácio das Artes, quando fez duas apresentações com casa lotada.

Integrantes

O ingresso é gratuito aos voluntários de Porto Velho. É exigida do participante a assinatura do termo de compromisso, a presença nos ensaios e às aulas da equipe. Vale ressaltar que o interessado precisa ter o seu próprio instrumento e também possuir o conhecimento mínimo de leitura de partituras. A direção da Villa-Lobos iniciou este ano uma nova orquestra para iniciantes, a Uirapurú, visando a preparação de novos músicos na parte orquestral.

Voluntários

Todos os integrantes, assim como o maestro e toda a diretoria são voluntários, informou o maestro Marcelo Yamazaki. O patrocinador master da orquestra é o “Sicoob - faça parte”. De acordo com o maestro, essa empresa tem a visão de apoiar a cultura em Rondônia, principalmente a música orquestral.

Marcelo explica que os custos para manter a orquestra são altos. “Temos diversas despesas com a confecção de arranjos, estantes de partituras, impressão de todas as obras, camisetas, transporte, água, luz, despesas fixas, além das bolsas de estudos que não são contempladas pelo patrocinador, e sim pela própria escola”.

Programação completa

Na sexta, além da Orquestra Villa Lobos, haverá apresentação do Ballet Funcultural, do cantor evangélico Márcio Couht e do Ministério Soul, da Igreja Metodista Wesleyana, da zona Sul.

No sábado, 23, a apresentação ficará por conta da orquestra Harmonia Celeste, da Assembleia de Deus, e em seguida apresentação do Ballet Funcultural.

Por fim, encerrando a programação do Natal de Luz, na segunda-feira (25) haverá show da escola municipal de música Laio e o Ballet Funcultural.
 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS