close
logorovivo2

Depois de Parintins, o filme rondoniense Balanceia será exibido no CE e em SP

No dia 27 de janeiro o curta foi apresentado em Parentins, deixando a população emocionada

RONDONIAOVIVO

2 de Março de 2018 às 15:58

Depois de Parintins, o filme rondoniense Balanceia será exibido no CE e em SP

O diretor Juraci Junior também atua no filme FOTO: (Divulgação)

O filme Balanceia, dos diretores rondonienses Juraci Júnior e Thiago Oliveira, que mostra a viagem de um turista à ilha tupinambarana (Parintins), durante o festival folclórico, será exibido no Festival de Cinema de Palmácia, no Ceará, neste mês de março. Balanceia será exibido ainda no  Festival Internacioal de Cinema Ambiental e de Direitos Humanos (Econcine), em São Sebastião, litoral paulista,  e também em Três Pontas, em Minas Gerais.

 

No dia 27 de janeiro, o curta foi apresentado em Parintins para integrantes dos Bois Caprichoso e Garantido, comunidade e artistas locais. O espaço do Cine Clube Odinea Andrade ficou lotado. “Me emocionei muito, porque eu faço parte desse filme", afirmou, após a exibição, o parintinense Celso Garcia, com os olhos marejados.

Para Kildary Ferreira, dançarino e torcedor do Boi Garantido, o curta mostra uma visão diferente do festival daquele que normalmente os moradores da ilha estão acostumados. “As cenas são tocantes, elas mexem com a nossa alma. Foi emocionante e lindo de se ver”, completou o integrante do Boi vermelho.

 

Roteiro

 

O curta nasceu logo após Juraci conhecer o Festival Folclórico em 2017 e, segundo ele, que também atua no curta, o compromisso da equipe com o Balanceia é de exaltar a Amazônia.

 

“Balanceia é uma homenagem aos povos da Amazônia que vivem de um modo muito peculiar e muitas vezes nem são lembrados. É uma obra de ficção, mas com imagens reais do Festival Folclórico de Parintins e o registro de um dos hábitos tradicionais de ribeirinhos que vivem em comunidades distantes”, declaroa Juraci.

.“Depois que Balanceia nasceu, eu me comprometi que faria de tudo para exibi-lo em Parintins. Procurei parcerias certas e a ideia de uma sessão de cinema com os integrantes dos bois Garantido e Caprichoso, comunidade e a quem se interessar pela obra, deu certo. A Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas me recebeu muito bem, indicando as pessoas chave, tanto em Manaus quanto em Parintins, para que essa exibição pudesse dar certo", enfatiza.

 

O presidente do Boi Garantido, Fábio Cardoso, destaca a importância da produção que consegue,de forma única, segundo ele, demonstrar o fascínio que a cultura de Parintins causa nas pessoas. O presidente engrandece o propósito do filme que vai além da arena e traz a tela o cotidiano dos ribeirinhos.

 

“O nome do filme em si é muito forte, pois nos remete a uma toada espetacular. A nossa proposta é fazer um Boi lindo, ousado e que vai balancear os corações na arena”, pontua o presidente Fábio.

 

O dirigente vermelho avalia ainda que produtos como o curta só têm a contribuir com o Festival de Parintins na medida em que retratam parte do espetáculo, divulgando suas particularidades e atraindo mais espectadores.

 

Babá Tupinambá, presidente do Boi Caprichoso, também reconhece a importância da divulgação da Amazônia. “Somos pioneiros em erguer a bandeira da Amazônia por meio do Festival de Parintins. As toadas, lendas, costumes e a tradição do nosso povo são primordiais na exaltação da nossa região, e o Boi Caprichoso sente-se muito honrado em também servir de inspiração para o curta”, diz o dirigente azul, que completa: “entendemos como de grande importância o Filme Balanceia porque tiramos a Amazônia do palco e apresentamos a Amazônia real. E aqui aproveitamos para parabenizar os idealizadores desse projeto”, finaliza.

 

Trajetória do filme

 

O filme estreou em outubro do ano passado, recebeu uma Menção Honrosa no 15º Festival Latino-Americano de Cinema Ambiental Cineamazônia; foi exibido durante o 4º Festival de Filmes de Faina, em Goiás; e participou da V Semana Acadêmica do curso de Biblioteconomia da UNIR com o tema: Memória e Resgate Cultural

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS