close
logorovivo2

Lenha na Fogueira, por Zékatraca

Grupo Evolução encerra temporada no Alternativo e Escola de samba Pobres do Caiari volta a se apresentar em 2019.

ZÉKATRACA

3 de Março de 2018 às 08:46

Lenha na Fogueira, por Zékatraca

FOTO: (Divulgação)

Grupo Evolução encerra temporada no Alternativo

 

Neste domingo, 4, no espaço alternativo, acontecem mais duas apresentações do espetáculo “Os Bichos Também Amam”. Às 18h e às 19h30.

 

O Grupo Evolução encerra mais uma temporada que teve início no dia 4 de fevereiro. Nesse período, todos os domingos a peça foi a grande atração apresentada nas dependências do espaço alternativo. Muitos visitantes que transitam pelo local, crianças e adultos, param para assistir o trabalho do Evolução que conta com a atuação dos atores Dionatan Menezes, Mika Cardoso, Gisele Stering, Eules Lycaon e Danny Moschini. A dramaturgia e direção são de Eules Lycaon. Segundo o diretor, a comunidade pode aguardar outra temporada que deve acontecer, ainda este ano, no mesmo local ou na praça Aluízio Ferreira.

 

A peça Os Bichos Também Amam, é um dos trabalhos infantis que compõe o repertório do grupo rondoniense e vem sendo apresentada, dentro e fora do estado, desde a sua estréia realizada no ano de 2009.

 

SINÓPSE

 

Os Bichos Também Amam, é um espetáculo direcionado ao público infantil e mostra a necessidade que os animais têm de relacionar-se com seres da mesma espécie. O texto narra a história de uma cachorrinha (Bolota), que apesar de ser bem cuidada e mimada, sente-se insatisfeita e solitária. Mas tudo começa a mudar no momento em que conhece um companheiro (Tóto). A felicidade dos dois bichinhos é tão grande que acabam unindo outros corações. Além de divertir a garotada, a peça vem despertar no espectador o interesse pela educação, higiene pessoal e principalmente a conscientização para a preservação do meio ambiente. Em cena, cinco atores, de forma lúdica e com muita música, proporcionam a todos, momentos de aprendizagem e descontração.

 

Lenha na Fogueira

 

RETORNO - Escola de samba Pobres do Caiari volta a se apresentar em 2019.

**********

 

Um grupo de abnegados pela a Escola de Samba Pobres do Caiari, que completou 54 anos de fundação no último dia 28 de fevereiro, esta se articulando para colocar novamente a escola de samba desfilando no carnaval de Porto Velho.

**********

 

Tudo começou, nos encontros que acontecem praticamente todos os domingos, na calçada da Casa da Cultura Ivan Marrocos no bairro Caiari e reúne os integrantes da “Confraria Pobres do Caiari”.

**********

 

Entre os que marcam presença nos encontros destacamos o Deroche Neto, Paulo Santana, Eder, Leo, Raimundo Bodó e Cleverson Santana, Coalhada e Abemor, Beto Cezar, Dimarcy, Segismundo entre outros.

*********

 

A turma da Pobres do Caiari este ano desfilou nas escolas Acadêmicos do São João Batista e Os Diplomatas. “Todos os anos a gente desfila por várias escolas de samba”, confirma Dimas Coalhada. A idéia de voltar com os desfiles da escola de samba vêm sendo alimentada há alguns anos. “Chagas Neto convocou reunião e sugeriu que voltássemos com os desfiles, infelizmente à época, não demos prosseguimento ao assunto”, disse Deroche.

***********

 

Desde o inicio do ano de 2017 que durante os encontros da Confraria Pobres do Caiari aos domingos, a conversa sobre o retorno dos desfiles da escola é assunto obrigatório.

***********

 

Caso os integrantes da Pobres do Caiari decidam realmente voltar com as atividades da escola de samba, terão que procurar o presidente Narciso Freire e sua diretoria para juntos começarem a regularizar a entidade que jamais deixou de existir.

**********

 

Caso a direção da agremiação concorde em voltar a colocar a escola para desfilar, terá que solicitar sua filiação à Federação das Escolas de Samba - FESEC e concordar em desfilar pelo Grupo de Acesso no carnaval de 2019.

*********

 

O curioso é que se a Caiari voltar, vai ter disputar o título com sua maior rival, a Diplomatas do Samba que em 2019 irá desfilar pelo Grupo de Acesso. “Vai ser muito legal ver as duas grandes rivais voltando a “brigar” pelo título de campeã do carnaval”.

*********

 

Na coluna de ontem, pensando que seria levado na brincadeira, como foi meu pensamento ao postar uma nota sobre o compositor Toninho Tavernard e a Diplomatas do Samba. Pra que? Fui mal interpretado e considerado uma pessoa “mentirosa”. Veja o que o autor do tema da Banda do Vai Quem Quer 2018, postou, indignado:

 

*********

 

“Não, Zekatraca, eu nunca declarei que vou continuar na Diplomatas, como também nunca disse que não vou continuar na Diplomatas. Como também nunca declarei que prefiro fazer samba pra escola do grupo de acesso do que ser voto vencido em outras escolas. Não declarei isso pra você e nem pra ninguém. 
Ou você tá mentindo, ou sua fonte de informação é muito ruim”.

***********

 

Assim sendo procurei justificar a publicação, que na minha concepção não passa de gozação, “brincadeira”. Olha ao minha resposta ou minha defesa:

**********

 

E eu nunca disse que alguém me disse o que você disse que não disse! Por isso, dentro do espírito da coluna. Fica o dito pelo não dito e o não dito pelo dito que não foi dito. Obrigado por você dar atenção a essas "mentiras" publicadas por mim. Quando chegar as disputas de samba enredo poderemos confirmar ou não, o que vc disse que não disse. Abçs.

**********

 

Amigos estou em viagem rumo ao meu tratamento de saúde. Estarei em Cascavel (PR), sendo submetido a uma procedimento de Ponte de Safena. Aproveito para agradecer a família Gurgacz que colocou a equipe do Hospital São Lucas que faz parte do complexo da Faculdade Assis Guzgcaz – FAG curso de Medicina. Em especial a senhora Ana Gurgacz.

 

INCENTIVO

Sejucel divulga pontuação final do Prêmio de Fotografia Danna Merril

 

Foi prorrogado as inscrições para os editais do 2º Concurso Público Cultural de Música Zezinho Maranhão que vai contemplar sete iniciativas voltadas para o segmento artístico-cultural da música; e o 1° Prêmio de Dança de Palmas, que vai contemplar cinco iniciativas voltadas para a dança, ambos em âmbito estadual.

 

Os artistas que ainda não fizeram as inscrições terão mais 45 dias para participar. A Portaria deverá ser publicada na próxima semana com data retroativa garantindo aos produtores de Rondônia mais tempo para organização das propostas e envio na Plataforma SapCultural.

 

Foram publicadas ainda a pontuação final do prêmio de fotografia Dana Merril 2017 com notas da média aritmética provenientes, respectivamente, da análise da banca curadora, composta por: Avener Nogueira Prado, Luiz Brito dos Anjos, José Valdenir Jovino.

 

Poderão ser interpostos recursos para o endereço culturasecelro@gmail.com, no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a publicação do resultado, conforme o item 10.3. do Edital.

 

Serão concedidos dois dias para pedido de reconsideração, conforme Inciso XVI, do artigo 2º, do Decreto nº 20.043/2015.

 

Os recursos serão julgados pela Comissão de Seleção, sob a direção da Coordenação de Cultura da SEJUCEL. Os resultados dos recursos serão informados direta e individualmente aos recorrentes no prazo de até 5 (cinco) dias úteis após o período constante no item 10.4.

 

O resultado final será homologado pelo Superintendente da SEJUCEL e divulgado no Diário Oficial do Estado de Rondônia e na página eletrônica: http://rincaocultural.ro.gov.br/, com o nome do projeto selecionado e dos demais concorrentes com as suas respectivas notas, em ordem decrescente.

 

As próximas pontuações finais tem previsão de publicação de até abril deste ano.

 

Fonte
Texto: Pamella Rosa e Marcela Bonfim

Secom - Governo de Rondônia

 

 

Lenha na Fogueira, por Zékatraca
Lenha na Fogueira, por Zékatraca

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS