close
logorovivo2

CULTURA: Lenha na Fogueira, por Zékatraca

Começa nesta sexta feira XXI Arraial Flor de Cacto

ZÉKATRACA

25 de Maio de 2018 às 12:07

CULTURA: Lenha na Fogueira, por Zékatraca

FOTO: (Divulgação)

O Casal Miguel Silva e Nazaré Figueiredo da Silva comemora na data de hoje, 50 anos de matrimônio. BODAS DE OURO!

*******

 

Já pensou! Poucos são os casais que conseguem chegar a tão encantadora comemoração. 50 anos de casados e a professora Nazaré com o Miguel Silva confirmam no dia de hoje 25 de maio, na igreja de Nossa Senhora do Rosário os votos feitos ha meio século.

*******

 

Na realidade, essa festa vem sendo esperada ha alguns anos, principalmente pela professora Nazaré Silva. “Graças a Deus que o dia chegou”. Os familiares do casal estão chegando de tudo quanto é canto do Brasil e até dos Estados Unidos vem gente.

*******

 

Com certeza, a igreja do Rosário ficará pequena para acomodar tanta gente. As felicitações começaram a chegar ha quase um mês. Falo isso porque trabalho ao lado da professora e vejo as mensagens que chegam durante o dia todo.

*******

 

O casal é muito considerado. Pela parte do Miguel porque ele desde quando aqui chegou, milita como apoiador dos desportos e ainda por cima, mantém um programa de rádio voltado para o seguimento, ha muitos anos.

*******

 

A professora Nazaré basta lembrar, que foi ela quem criou o Arraial Flor do Maracujá, além disso, é baluarte do segmento Biblioteca. Ela anda esse estado todo, “brigando” com os prefeitos e secretários de educação, para criarem biblioteca em seus municípios e cidades. Se não bastasse isso, ela é incentivadora da preservação do nosso Centro de Documentação do qual por muitos anos, foi responsável.

*******

 

Para completar, ela lutou e conseguiu, montar o Museu de Gente. Usando seus equipamentos, ela já entrevistou aproximadamente Mil pessoas por esse estado todo. Parte dessas entrevistas podem ser assistidas pelo Youtube, basa procurar “Museu de Gente”.

*******

 

Poucas são as pessoas que, não ouviram falar em Miguel Silva e Professora Nazaré. É como diz o paraense: “São mais conhecidos que farinha”.

*******

 

Tivemos o privilégio de ser convidado para tão maravilhosa festa. As Bodas de Ouro de Miguel Silva e Nazaré Figueiredo da Silva.

********

 

Que o manto de Nossa Senhora de Nazaré cubra de mais 50 anos de felicidade e de união exemplar, o casal amigo. Que Deus os abençoe. Parabéns Miguel e Professora Nazaré!

********

 

Depois da festa das Bodas de Ouro de Miguel e Nazaré vou apreciar a abertura da XXI Arraial Flor de Cacto. Hoje moro bem em frente ao campo 1º de Maio aonde durante dez dias, vai funcionar o segundo maior arraial junino de Porto Velho, o Flor de Cacto. Com certeza durante esses dez dias, vai ser difícil dormir cedo. Até porque, as apresentações folclóricas estão marcadas para começar todos os dias, após as 22 horas.

*******

 

Será que o movimento de paralisação dos caminhoneiros vai atrapalhar o Arraial Flor de Cacto. Com certeza vai, pois, a maioria dos que prestigiam o evento folclórico da Zona Sul, residem em outras regiões e dependem de ônibus e outros meios de transportes para chegar ao local.

*******

 

Vale lembrar, que os caminhoneiros não estão em greve, apenas pararam de trafegar, parando suas carretas em alguma pista de qualquer estrada. Isto causa o desabastecimento de tudo quando é produto alimentícios e principalmente o mercado de combustível.

*******
 

Por ojeriza do destino, o Movimento que queria apenas chamar a atenção do governo brasileiro, para o fato dos combustíveis Gasolina e Álcool, estarem com preços exorbitantes, terminou por deixar de vez, a população sem ter combustível para ir trabalhar, já que os “tanqueiros” também aderiram ao movimento.

*******

 

É a força de apenas uma categoria que está fazendo o Brasil refletir, sobre a falta de respeito para com seus cidadãos.

*******

 

A ganância do governo, é a responsável por tudo isso e mais alguma coisa!

 

Começa nesta sexta feira XXI Arraial Flor de Cacto


 

Com a apresentação do grupo folclórico Quadrilha Junina “Coração Dourado”, a XXI edição do Arraial Flor de Cacto será aberta na noite desta sexta feira 25, no Campo 1º de Maio no bairro Caladinho Zona sul de Porto Velho.

 

Serão dez dias de festa, onde o público terá a oportunidade de degustar um cardápio voltado para as iguarias das festas juninas como Pato no Tucupi, Galinha Picante, Munguzá, Milho cozido e assado, Tacaca, Vatapá e tantos outro pratos, que estarão sendo servidos nas barracas montadas no Arraial.

 

Segundo o coordenador do evento engenheiro civil Negaça além das barracas de comidas típicas, o arraial conta com o Parque de Diversão com Roda Gigante e muitos outros brinquedos que estarão funcionando durante os dez dias do Arraial.


 

DEZ Mil EM PREMIO

 

Negaça informa que este ano, os grupos de Quadrilhas Juninas que se inscreveram para participar do Festival que vai escolher a melhor quadrilha do Flor de Cacto, concorrem a premiação em dinheiro no valor de R$ 10 MIL ao grupo colocado em primeiro lugar. “Essa foi a forma que encontramos para transformar as apresentações mais atraentes”, disse Negaça.

 

A premiação fez com que os grandes grupos se inscrevessem, Girassol da Três Marias, Mocidade Junina, Flor da Primavera, Rádio Farol, e a Roça é Nossa, grupos considerados de ponta, estarão se apresentando visando levar os 10 Mil, que ajudarão e muito, na preparação das aprsentações futuras.“Se meu grupo ganhar esse festival, vou investir todo o dinheiro nas indumentárias que usaremos em nossa apresentação no Flor do Maracujá”, disse Rodrigo Cerdeira da Mocidade Junina.

 

As barracas, parque de diversão e ambulantes começam a atender o público a partir das 19 horas, a abertura oficial será às 21 horas e o primeiro grupo folclórico começa a dançar as 22h30.

 

O Arraial Flor de Cacto está montado na Zona Sul no Campo de Futebol 1º de Maio do Bairro Caladinho.

 

A principal via de acesso ao Flor de Cacto, é a rua Geraldo Siqueira.

 

COMPETIÇÃO

 

Escola de música Laio vence concurso de bandas


 


A Escola de Música Francisco Lázaro dos Santos (Laio), da Prefeitura de Porto Velho, foi a grande vencedora do 2° Concurso de Bandas e Fanfarras ocorrido no Município de Rolim de Moura. O evento, realizado pela Coordenadoria Regional de Educação, contou com mais de 20 bandas e fanfarras do Estado de Rondônia.

 

Além do troféu na categoria de bandas e fanfarras, a Laio ganhou também o primeiro lugar nas categorias de Mor, baliza, linha de frente e corpo correográfico.

 

Para o secretário Municipal de Educação, Marcos Aurélio Marques, a vitória é motivo de orgulho para o Município, pois exalta o trabalho de excelência realizado pela equipe da Escola Laio, que leva à comunidade conhecimento, socialização, entretenimento e terapia através da música.

 

Marcos Aurélio destacou que a participação em eventos como esse em Rolim de Moura, assim como a vitória, demonstram a união e o esforço da equipe. “O contentamento dos alunos em fazer parte desse projeto é visível”, frisou o titular da pasta, acrescentando que a Prefeitura faz questão de apoiar esse trabalho por reconhecer a sua importância para a população de Porto Velho.

 

Transformação

 

A diretora da escola, Rosicléia Barbosa, declarou que apesar de toda a alegria oriunda da vitória, a sua maior satisfação é constatar diariamente o resultado benéfico da música e da arte na vida dos alunos. “Cada um deles apresenta um histórico de vida e a música é transformadora”, frisou. Este ano, segundo ela, o número de inscritos superou em mais de sessenta por cento o do ano passado.

 

Esse projeto, assim como os demais de nossa escola, têm causado uma verdadeira transformação na vida deles, portanto só temos a agradecer aos pais, professores e a toda equipe da Semed”, disse a diretora, citando o esforço e dedicação do vice-diretor da Laio, Raoni Mariano Sales, do maestro regente, Rodrigo Batista Balcazar, do 2° regente Matusalém Oliveira e do coordenador Marielson Lopes.

CULTURA: Lenha na Fogueira, por Zékatraca
CULTURA: Lenha na Fogueira, por Zékatraca

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS