close
logorovivo2

Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca

Neste sábado 02, o 2º Arraial Municipal da Capital, em Porto Velho.

ZEKATRACA

2 de Junho de 2018 às 08:25

Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca

FOTO: (Divulgação)

Ontem festejamos o Dia da Imprensa. Imprensa que nos últimos dias foi vítima da violência de alguns, que se infiltraram no Movimento dos Caminhoneiros e até provocaram a morte de um pai de família, além de agredirem colegas que estavam exercendo o dever de colocar a população a par dos acontecimentos.

 

Mesmo assim a imprensa brasileira tem o que festejar, basta lembrar que ainda vivemos num país democrático que observa a Lei da Imprensa Livre. As vezes esquece essa Lei e mete o cacete nos jornalistas. É como dizem os “boleiros”, faz parte do jogo.

 

Salve a Imprensa Livre. Salve todos os que militam na Imprensa de todos os cantos do Brasil e do Mundo. Salve o Dia da Imprensa.

 

Hoje a grande pedida cultural, é o Arraial Municipal da Capital que vai acontecer no Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural.

 

É a segunda edição do evento na atual gestão municipal. Sem essa de querer dizer que o Arraial Municipal é uma criação da atual gestão, Essa festa é realizada desde quando o Carlinhos Camurça foi prefeito. Roberto Sobrinho a popularizou e o atual prefeito aperfeiçoou.

 

O Arraial Municipal do ano passado, foi muito bom, por isso a coordenação da segunda edição, aposta que na noite de hoje, o Calçadão Manelão vai receber público bem maior, ou seja, em torno das 2 Mil pessoas.

 

Além dos grupos folclóricos considerados “profissionais”, que estarão se apresentando, a grande expectativa é com a dança da Quadrilha Improvisada, que segundo o Eudes Claudino da Funcultural, este ano será puxada pela Primeira Dama Ieda Chaves e seu par Hildon Chaves.

 

Ta tudo certo entre os que se apresentarão como Destaque: Cleverson Santana - Buchada será o Guarda; Breno Mendes atuará como Delegado, Eudes Claudino será o Padre e o Ocampo o Juiz. O casal Yalle Danta e Evandro Reis representará Lampião e Maria Bonita (Cangaço) e por aí vai. Dizem as “Matildes” que se for o caso de faltar algum ´personagem, a ordem é tirar o pessoal a Semed da Cadeia e pronto.

 

O problema é se a Federal resolver dar uma batida durante o Arraial. Vai ter neguinho tentando se esconder nos banheiros do Mercado Cultural. A sorte é que o transporte é terrestre.

 

Por falar em Mercado Cultural, nossas fontes informaram que o Ocampo andou consultando alguns artistas plásticos e pintores, sobre transformar as paredes do Mercado Cultural em uma grande “TELA” com pinturas de aves da Amazônia como Arara e outros animais da nossa flora.

 

Faz isso não Ocampo. Lembra que o Mercado é Patrimônio Cultural da nossa cidade por isso, não pode ser descaracterizado. O que você tem que fazer é consertar o telhado e os banheiros isso sim. Aliás, o Mercado Cultural está totalmente jogado às traças.

 

Ta na hora de começar a reforma do prédio. Vamos deixar de querer inventar marca de administração e tratar do nosso patrimônio com mais responsabilidade histórica.

 

Bom, depois do Arraial Municipal o negócio é ir curtir a apresentação da quadrilha Flor da Primavera no Arraial Flor de Cacto.

 

Aliás, a disputada pelo título de melhor do Flor de Cacto, está bastante acirrada, cada noite é um espetáculo diferente. Não vai ser fácil para os jurados escolherem a melhor entre as melhores.

 

Depois que a quadrilha do Bené foi elogiada pela BEBEL as demais passaram a caprichar nas apresentações e quem está ganhando com isso, é o público, que toda noite lota as arquibancadas e camarote do Arraial do Caladinho.

 

Só quem não tem vez na programação do Flor de Cacto são os Bois Bumbás. Até que a Guarnecer tentou, mas, a coordenação não aceitou pagar um cachê digno aos bumbás. Te espero no Cacto Morena!

 

Arraial Municipal – hoje no Mercado Cultural

 

 

A prefeitura de Porto Velho, através da Funcultural, realiza neste sábado 02, o 2º Arraial Municipal da Capital, em Porto Velho.

 

O Arraial começa às 20 h no Mercado Cultural, na região do Centro Histórico da cidade. com atrações folclóricas, barracas de comidas típicas e apresentações musicais com artistas locais;

 

“É um evento cultural folclórico voltado a toda a população”, salienta o presidente da Fundação Cultural, Ocampo Fernandes.

 

No Calçadão Manelão barracas atenderão a população com comidas típicas como Munguzá, Vatapá, Tacaca, Galinha Picante, Bolo de Macaxeira, Aluá, Milho Cozido e Assado entre outras iguarias típicas das festas juninas.

 

Entre as atrações, o público vai apreciar a dança do grupo folclórico de toada de boi bumba Yaporanga. Na parte da aminação, duas bandas tocarão: Quarteto dos Cobras e Grupo Ferrovia. “Solicitamos que o repertório dos dois grupos fosse de músicas próprias para a época, como Xote, Xaxado, baião emfim Forró de verdade”, disse Ocampo.

 

De acordo com a equipe coordenadora, a segunda edição do Arraial Municipal da Capital deve superar o número de expectadores do Arraial do ano passado. “Nossa previsão é de aproximadamente 2 Mil expectadores curtindo nosso arraial na noite deste sábado 2 de junho”, disse Ocampo Fernandes.

 

Uma das atrações mais esperadas é a´presentação da Quadrilha Improvisada que segundo Eudes Claudino este ano será “puxada” pelo prefeito Hildon Chaves e a primeira Dama Ieda Chaves. 

 

COMPETIÇÃO

 

Flor da Primavera busca bi campeonato no Arraial Flor de Cacto hoje à noite

 

A XXI edição dom Arraial Flor de Cacto chega a sua penúltima noite, neste sábado contabilizando boa frequência do público. “Apesar do problema de abastecimento de combustível que afetou todos nós, o público tem comparecido em grande número no nosso Arraial”, disse o presidente Clodoaldo Negaça.

A competição entre os grandes grupos de quadrilha, a cada noite fica mais acirrada. “Desde quarta feira dia 30, quando a Girassol das Três Marias fez uma bela apresentação, os demais concorrentes estão caprichando. Quinta tivemos o show da Rádio Farol e ontem foi a vez da Mocidade Junina e a Roça é Nossa que foram as campeãs do Flor do Maracujá passado”, disse o coordenador do Festival Joãozinho Alves.

 

Penúltima Noite

 

Neste sábado 02, a competição será encerrada com a apresentação da Junina Flor da Primavera que tem na presidente Dona Francisca, a certeza de que o grupo que foi campeão do 20º Arraial Flor de Cacto, de realizar um grande espetáculo. “Vamos em busca do bi campeonato, para isso ensaiamos uma coreografia especial para nossa apresentação na noite deste sábado no Flor de Cacto”, disse Dona Francisca.

 

Encerramento do Arraial

 

A 21ª edição do Flor de Cacto será encerrada na noite de amanhã domingo dia 3. com as apresentações das Juninas Raio de Sol que vem do município amazonense de Humaitá e do Ensaio Show da junina JUABP. As apresentações de amanhã, começam as 22 horas.

 

Premiação

 

A apuração das notas dadas pelos jurados aos grupos que participaram do “concurso”, será as 10 horas, da manhã de domingo e a premiação acontecerá as 21 horas, no Arraial Flor de Cacto.

 

O Flor de Cacto está montado no Campo 1º de Maio do bairro Caladinho. A principal via de acesso e a rua Geraldo Siqueira.

 

Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS