close
logorovivo2

EVENTOS: Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca

Agora só faltam três partidas para a conquista do Hexa.

ZÉKATRACA

3 de Julho de 2018 às 14:54

EVENTOS: Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca

FOTO: (ZÉKATRACA)

Agora só faltam três partidas para a conquista do Hexa. Se Deus quiser, a próxima vítima será a Bélgica sexta feira. Vamos pra cima dos belgas com a “faca” nos dentes e conquistar mais uma vitória.

 

********

 

Afinal de contas, o mundo precisa saber que o Neymar voltou a jogar para a seleção e com isso, o coletivo está bem melhor, assim sendo, ele começou a se destacar entre os demais jogadores. Participou dos dois gol contra o Mexico. Fez um e deu assistência para o outro. Esse é o Neymar que o povo quer ver jogando.

 

*******

 

Podem, até dizer que o Mexico jogou, porém, o Alisson praticamente não foi acionado durante a partida e quem não leva perigo ao goleiro, é porque não joga pra ganhar.

 

********

 

Agora a nossa seleção entrou pra valer na Copa e se tudo correr como o sonhado, domingo dia 15 de julho, estaremos festejando mais um título mundial, desta feira o HEXA.

 

********

 

 

ERRATA


 

********

 

Sexta feira passada dia 29 de junho, na matéria Rádio Farol e Giarassol abrem Arraial da Amizade, cometi duas gafes inesplicáveis, principalmente para um colunista, calejado no assunto cultura popular.

 

********

 

Vamos corrigir: o Arraial da Amizade é de responsabilidade o Sandro Marcelo o popular SANDRÃO (coloquei Serjão).

 

********

 

Outra, o Arraial da Amizade estava montado a rua Guaporé no bairro Agenor de Carvalho e não no bairro Três Marias. Três Marias é o nome da quadrilha “Girassol das Três Marias”. Feito a ERRATA, aproveitamos para nos desculpar com a organização do Arraial que terminou domingo, registrando grande presença de público.

 

********

 

O Arraial da Amizade faz parte da programação do Circuito Junino que tem o apoio da prefeitura de Porto Velho, através da Funcultural que colocou aqrquibancas, palco, sonorização e illiminação e da Semdestur.

 

********

 

Foram cinco noites de festa, sem que se resgitrasse um arranhão entre os frequentadores. O Arraial da Amizade ganha o título de o mais organizado, pelo menos até agora do Circuito Junino. Felicitamos os coordenadores na pessoa do SANDRÃO.

 

********

 

O legal foi que descobri, que a turma do Arraial da Amizade lê o ZEKATRACA, pois, muitas pessoas nos chamaram a atenção, para o fato de termos cometido as gafes citadas acima. Muita gente mesmo lê essas “porcarias”' que escrevo! Obrigado.

 

********

 

Pelo Circuito Junino vamaos ter amanhã dia 4, a abertura do Arraial da AFA, que vai funcionar no Campo da Associação Futebolista do Areal com entrada pela rua Princesa Isabel. É o Arraial do “Gato”.

 

********

 

Agora que o Arraial Flor do Maracujá está confirmado para iniciar no dia 27 deste mês de julho, os grupos passaram a concentrar suas atenções para os ensaios visando as apresentações no grande Arraial.

 

********

 

Por falar nisso, o Bumbá Corre Campo está com um grande problema! Acontece que o levantador de toadas oficial Silvinho Santos, embarca de férias no próximo dia 10 e só volta no final do mês. Será que vai ndar tempo pra ele cantar no Flor do Maracujá? O Corre Campo vai se apresentar no dia 4 de agosto.

 

********

 

No Flor do Maracujá passado tivemos três grupos empatados em primeiro lugar A Roça é Nossa, Mocidade Junina e Rádio Farol e a grande surpresa foi a pontuação da quadrilha da Vila Guaporé que hoemageou as artes plásticas.

 

********

 

Por falar em folclore, amanhã dia 4, os bois de Guajará Mirim receberão das mãos do governador Daniel Pereira as chaves dos Centros Culturais construidos no terreno do Bumbódro Sandro Menacho de Guajará.

 

********

 

A equipe da Setur liderada pelo Ailton Andrade desde sábado está em Guajará preparando a programação da inaugiuração que contará com show dos bois Flor do Campo e Malhadinho.

 

********

 

Que venha a Bélgica!

 

 

Federon confirma abertura do Flor do Maracujá para o dia 27 de julho



 

A XXXVII Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá, segundo a direção da Federação de Quadrilhas e Bois Bumbás de Rondônia – FEDERON, será aberta no dia 27 de julho, na Cidade da Cultura (Parque dos Tanques), com a realização do Concurso “Eliminatórias” que vai escolher dois grupos de quadrilha adulto, para se apresentar em 2019 pelo Grupo Especial.

 

Fernando Rocha presidente da entidade, informa que o que tinha que ser feito já foi feito, ele se reporta ao apoio do governo estadual e municipal. “Depois de algumas deliberações, ficou resolvido o problema da estrutura, que vai contar com arquibancadas, palco, sonorização e banheiros quimicos contrados pelo governo estado e a prefeitura entra com a limpeza, iluminação e fiscalização dos ambulantes, enquanto a FEDERON será a responsável pela programação artística ou seja, a apresentação dos grupos folclóricos”, disse Fernandão.

 

O Flor do Maracujá será encerrado no dia 5 de agosto, com o “Duelo das Tribos”. O estilo é cópia do Festival de Juruti uma cidade do estado do Pará vizinha a `Parintins no Amazonas. “Esse estilo de dança folclórica nós fomos buscar la em Juruti e implantamos aqui no Flor do Maracujá no ano passado e foi muito bem recebida pela população” disse Aliex da Tribo Waitiku Mayakan.

 

Ano passado a disputa foi entre as tribos Yaporanga X Waitiku Mayakan e a vencedora do duelo foi a Cia Yaporanga. Este ano, mais uma vez, o Duelo vai acontecer no último dia da Mostra de Quadrilhas we Bois Bu,mbás no Arraial Flor do M<aracujá.

 

 

Boi Bumbá Caprichoso bicampeão em Parintins

 

O Boi-Bumbá Caprichoso venceu o 53º Festival Folclórico de Parintins e conquistou o bicampeonato (2017-2018) apresentando o tema “Sabedoria Popular – Uma Revolução Ancestral”. A apuração das notas dos jurados aconteceu no início da tarde desta segunda-feira (2) no Bumbódromo de Parintins, tradicional arena de disputa dos bumbás que comemorou 30 anos em 2018.

 

Ao todo, o Caprichoso somou 1.259,10 pontos contra 1.255,4 do Boi-Bumbá Garantido. A diferença de 3,7 pontos fez com que, pelo segundo ano consecutivo, o Touro Negro vencesse as três noites do festival. O Garantido foi penalizado com a perda de um ponto na avaliação da segunda noite pelo uso irregular de fogos de artifício na arena do Bumbódromo.

 

Com alegorias grandiosas e a presença do pajé voador, que participou do Auto do Boi na noite de sexta-feira (29), o bumbá da Francesa e do Palmares encantou o público no Bumbódromo. O Touro Negro abriu a primeira noite e fechou as duas últimas, abordando, de modo geral, a exaltação da cultura negra e da religiosidade afro, dialogando na arena ao lado da cultura indígena, com elementos da umbanda e do candomblé e com a luta de ativistas amazônicos pela floresta e pela ancestralidade.

 

Esta é 24ª vez que o Caprichoso conquista o título do Festival Folclórico de Parintins, que em 2018 também marcou a despedida de Brena Dianná do posto de Rainha do Folclore, após dez anos a frente do item. A musa da nação azul e branca se emocionou e chorou muito durante a última apresentação dela, domingo (1º).

 

O festival deste ano também foi marcado pela superação do Touro Negro. A um dia da abertura do festival, na última quinta (26), a alegoria do “Ritual de Transcendência Yanomani”, que encerraria a segunda noite do Caprichoso, pegou fogo na concentração do Bumbódromo e foi completamente destruída.

 

Em uma verdadeira força-tarefa, e em menos de um dia, 100 artistas da nação azulada fizeram a recuperação da alegoria e a prepararam para ser usada no espetáculo, o que surpreendeu o público. Fonte - Vitor Gavirati e Laynna Feitoza (A Critica de Manaus – AM).

EVENTOS: Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca
EVENTOS: Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS