close
logorovivo2

ENCONTRO: Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca

Agitadores culturais do estado de Rondônia vão passar o dia de hoje, discutindo o futuro cultural do nosso estado

ZÉKATRACA

25 de Outubro de 2018 às 09:33

ENCONTRO: Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca

FOTO: (Divulgação)

Gestores, produtores e agitadores culturais do estado de Rondônia vão passar o dia de hoje, discutindo o futuro cultural do nosso estado em Ariquemes.

 

*********

 

Numa parceria entre a Fundação de Cultura, Esporte e Turismo do Município de Ariquemes e o governo estadual acontece a partir das 08h30 desta quinta-feira dia 25, o 1º Encontro Estadual de Gestores de Cultura.

 

**********

 

O 1º Encontro estadual dos gestores de cultura é um evento com a finalidade de aproximar os atores que vem trabalhando pelo desenvolvimento das políticas culturais nos municípios, oportunizando conhecer os projetos e ações que vem sendo desenvolvidas nas cidades, a fim de alinhar as ações das gestões municipais em rede, com o intuito de fortalecer a condução dos processos de formulação e atualização de políticas públicas para o setor.

 

**********

 

De Porto Velho sairá um ônibus as 6 horas de hoje. Da frente do Teatro Palácio das Artes Rondônia. Só embarca quem solicitou participação no encontro. Por exemplo: Este colunista estará se Deus quiser dentro do ônibus rumo ao 1º Encontro de Gestores de Cultura.

 

*********

 

Isso quer dizer que amanhã, sexta feira 26 provavelmente está coluna não sairá no jornal, porque entre as 8 h 30 e 13 h 30 estarei em Ariquemes e mesmo que a gente saísse de lá as 14 horas, não daria tempo para escrever a coluna. Assim sendo só voltaremos sábado.

 

*********

 

Até muita coisa já tera acontecido nos bastidores da política. Tão falando que a diferença entre os candidatos está muito pequena e pode até ser considerada como empate técnico.

 

*********

 

Se é assim, o desempate pode acontecer, como se diz no futebol, após os 45 minutos finais. Quer dizer, nos acréscimos.

 

*********

 

E o que vamos ouvir e questionar durante o Encontro de Gestores C culturais em Ariquemes? A resposta pode ser: O mesmo que passamos a vida discutindo e ninguém resolver nada. É como o Duelo na Fronteira de Guajará Mirim, todo mundo fala e ningiuém resolve nada.

 

*********

 

O negócio é fazer que nem o Grupo O Imaginário dirigido pelo meu amigo Chicão Santos que não espera por Gestão Cultural Oficial e põe os pés na estrada em busca de parceria.

 

*********

 

Tanto que no próximo dia 1º de novembro a turma do O Imaginário começa a desenvolver o Projeto Teatral “Pelas Trilhas de Rondon” que Contará com exibições das peças “Palhaçaria” e “As Mulheres do Aluá”, em vários municípios e cidades de Rondônia.

 

**********
 

O Circuito Teatral pelas Trilhas de Rondon – Uma jornada teatral pela BR 364 tem patrocínio do Governo Federal e Banco da Amazônia e apoio da Sejucel/Funcer/Seduc/Governo de Rondônia, Fundação Cultural de Ariquemes, Fundação Cultural de Ji-Paraná, Lions Clube de Ouro Preto do Oeste, artistas, grupos e parceiros nos municípios.

 

**********

 

Voltando ao Encontro de Gestores de Cultura em Ariquemes a programação distribuída pela organização é a seguinte:


 

08h30min - Abertura/café da manhã; 09h00min – Marcelle Pereira (Pró-reitora PROCEA UNIR)

 

Gestão pública em cultura: Caminhos e perspectivas; 09h30min – Keila Barbosa (Pres. Fundação cultural de Jí-paraná) - Gestão Cultural: Experiências de sucesso (Estrutura e funcionamento da Fundação Cultural de Jí-paraná).

 

*********

 

10h00min – Rômulo Pacífico (Movimento PRÓ-CULTURA RO) - Cultura em Movimento: Desenvolvimento Cultural a partir da mobilização dos artistas; 10h15min - Rodnei Paes (Superintendente da SEJUCEL) - Estado da arte: Das políticas culturais em Rondônia (2015- 2018).

 

**********

 

10h45min – Fabiano Barros (Presidente da FUNCER) - Órgãos gestores de cultura. Por que? Para que?

 

**********

 

11h30min – Roda de discussões - Encaminhamentos possíveis; 12h15min – Visita ao novo Teatro municipal.

 

**********

 

13h00min – Almoço no Parque Botânico e encerramento do encontro. To de volta!

 

 

 

Ferrovia em Cores segue

até o fim de outubro

 

O resgate da história da Ferrovia Madeira Mamoré, em fotos antigas colorizadas digitalmente, empolga o público que visita a exposição “Ferrovia em Cores”, aberta oficialmente no 2 deste mês de outubro, na galeria de artes do 2º piso do Porto Velho Shopping. A exposição pode ser vista até o dia 31 de outubro, no horário de funcionamento do Shopping.

 

Iniciativa do Ministério Público do Estado de Rondônia, como parte das atividades do projeto “MP Cultural”, a exposição reúne 52 fotos antigas que retratam a história da construção da Ferrovia Madeira Mamoré e se confundem com a própria história do município de Porto Velho, que comemorou 104 anos de criação.

 

Colorizadas pelo técnico em informática Luís Claro de Souza, o público pode ver na exposição, as fotos originais em preto e branco, com a data em que foram tiradas e seus autores. A ambientação da exposição foi feita pela empresa Oficinamadmod, a partir de layout idealizado pelos arquitetos da Seção de Infra-estruturar (Seinf), e apoio da Assessoria de Publicidade Institucional (Aspi) e Seção Gráfica (Segraf) do MPRO. O ambiente traz um pouco da atmosfera da Madeira Mamoré, dando aos visitantes a sensação de está viajando no tempo pela estrada de ferro, por meio de plotagens de trilhos no piso da galeria.

 

 

O público também pode fazer suas “selfies” em uma moldura, tendo ao fundo a imagem da Locomotiva  “Mad Maria”, além de um painel com  grafites. Crianças, jovens e adultos que puderam apreciar o primeiro dia da exposição se mostraram emocionadas ao relembrar a história da estrada de Ferro Madeira Mamoré e aplaudiram a iniciativa do Ministério Público.

 

O acervo também contempla fotos de bairros que fazem parte da história da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, como o Caiari.

 

A exposição faz parte do Projeto MP Cultural, iniciativa da Coordenação de Planejamento e Gestão (Coplan), que tem entre seus objetivos promover o acesso à Cultura; promover ações em parceria com instituições para a difusão da arte e cultura; promover oportunidades de exposição e publicação de trabalhos artísticos; difundir manifestações culturais de origens étnicas e regionais e promover saraus, shows, exposições e outros eventos culturais.

 

 

 

LITERATURA

 

Romance IGuada da advogada

Rose Pereira sera lançado hoje


 

A advogada Rose Pereira lança nessa quinta-feira(25/10), na Livraria Leitura no Porto Velho Shopping, sua primeira obra literária intitulada “In Guarda”.Esse livro é um alerta sobre todas as formas de violências contra as mulheres. Após o lançamento, Rose estará autografando sua importante obra, a qual foi editada pela Temática Editora.

 

In Guarda” é um romance que denuncia, que dilacera e faz pensar... Ficamos imaginando o tamanho do poder da compaixão, da empatia e do perdão da protagonista. Corajosamente, a autora relata fatos pessoais e fala também sobre suas feridas já cicatrizadas.

 

 

Rose Pereira é natural de Porto Velho, é funcionaria municipal desde 1985 e interrompeu o curso de historia na Unir para concluir o curso de direito na Faro. Ela é pós-graduada em Gestão Pública e especialista em Direito Administrativo e Constitucional. Advogada atuante, atua na Comissão de Mulheres junto a OAB/RO e é membro da Associação Brasileira de Mulheres da Carreira Jurídica. – ABMCJ.

 

É casada com Edmilson Lobo de Miranda Junior e mãe de três filhos: Gabriel, Guilherme e Manuele. Há poucos meses se tornou avó do pequeno Miquéias Emanuel, sua mais nova paixão.

 

In Guarda” é uma leitura obrigatória, por se tratar da violência contra as mulheres, um problema milenar e um tema sempre atual...

 

SERVIÇO

 

Evento: Lançamento do Livro “In Guarda”

Local: Livraria Leitura – Porto Velho Shoping

Data/Hora: Dia 25/10/2018 – Ás 18;30 Hs.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS