close
logorovivo2

Carandiru na Mostra de Cinema de Direitos Humanos

Encerrando a programação desta sexta, será exibido o filme FiuFiu, que trata da violência de gênero

DA REDAÇÃO

14 de Dezembro de 2018 às 12:44

Carandiru na Mostra de Cinema de Direitos Humanos

FOTO: (Divulgação)

Serão exibidos oito filmes na tarde e noite desta sexta-feira (14/12) no auditório do Senac, durante a 12ª Mostra de Cinema de Direitos Humanos, entre eles “Carandiru”, do diretor Héctor Babenco, produzido em 2013. Os filmes atendem crianças, jovens e adultos. A entrada é gratuita. A mostra encerra neste sábado (15/12). Carandiru será exibido às 16h30. A indicação é 16 anos.

 

Carandiru é baseado no livro escrito pelo médico Drauzio Varella. Começa quando o médico decide fazer um trabalho de prevenção à AIDS no maior presídio da América Latina: a Casa de Detenção de São Paulo, o Carandiru, vítima de um dos dias mais negros da história do Brasil, quando a Polícia Militar do Estado de São Paulo, a pretexto de manter a lei e a ordem, fuzilou 111 pessoas.

 

Veja a programação completa:

 

15h - Mostrinha – Livre – ClosedCaption/Libras

Filme: Príncipe da Encantaria

Izis Negreiros / Brasil / 2018 / 11min

 

As margens do Rio Negro a imaginação de Aninha cria asas enquanto Vó Esmeralda conta-lhe a estória de Benito, o boto cor de rosa.

 

Filme: A Natureza Agradece

Ana Maria Cordeiro e Ricardo de Podestá / Brasil / 2018 / 14min

 

Bernardo vive em um pequeno rancho cheio de diversidade ambiental, um dia uma fábrica aparece colocando em risco toda a natureza.

 

Filme: A Câmera do João

Tothicardoso / Brasil / 2017 / 22min

 

Uma faixa de luz passa por uma pequena perfuração, e se faz imagem. João descobriu que fotografias são heranças.

 

16h - Mostrinha – Livre - ClosedCaption/Libras

Filme: Louise

Andressa Fernandes, Amanda Gomes e Nathanael Cruz / Brasil / 2017 / 5min

 

Durante brincadeira de futebol de rua entre quatro garotos a bola é chutada para longe e cai próximo a Louise e Bia. Juca corre para pegar a bola, percebe a habilidade das duas garotas para o futebol e as convida para brincar. Iago não aceita a participação delas mas Louise não quer ficar fora do jogo.

 

Filme: A Bicicleta do Vovô

Henrique Dias/ Brasil / 2018 / 22min

 

A Bicicleta do Vovô é um curta-metragem para crianças e adultos que aborda a relação entre avô e neto. Em um lugar muito distante, O Reino do Sertão Pelejado, homens morcegos capturam lendas através de televisores. Surgem, então, o Super Tigre e o Mestre Conselheiro para salvar o nosso planeta das forças malignas da Feiticeira Mabá. É contando essas histórias que vô Rui transforma a infância do neto Cauê em um universo de aventuras e fantasias, re-significando símbolos através de um olhar mais lúdico sobre as coisas da vida.

 

16h30 - Mostra Homenagem - 16 anos - ClosedCaption

Filme: Carandirú

Héctor Babenco / Brasil / 2013 / 146min

 

Carandiru, história baseada em fatos reais e no livro escrito pelo médico Drauzio Varella (Luiz Carlos Vasconcelos), começa quando ele resolve fazer um trabalho de prevenção à AIDS no maior presídio da América Latina: a Casa de Detenção de São Paulo, o Carandiru, vítima de um dos dias mais negros da história do Brasil, quando a Polícia Militar do Estado de São Paulo, a pretexto de manter a lei e a ordem, fuzilou 111 pessoas. Ali, o médico toma contato com o que, aqui fora, temos até medo de imaginar: violência, superlotação, instalações precárias, falta de assistência médica e jurídica, falta de tudo. O Carandiru, com seus mais de sete mil detentos, merece sua fama de inferno na terra. Porém, nosso personagem logo percebe que, mesmo vivendo numa situação limite, os internos não representam figuras demoníacas. Ao contrário, ele testemunha solidariedade, organização e, acima de tudo, uma grande disposição de viver. Não é pouco e é o suficiente para que ele, fascinado, resolva iniciar um trabalho voluntário. Oncologista famoso, habituado a mais sofisticada tecnologia médica, Dráuzio Varella pratica a medicina como os antigos: com estetoscópio, olhar sensível e muita conversa.

 

19h - Mostra Panorama - 14 anos (Debate) - ClosedCaption

Filme: À Espera

Nivaldo Vasconcelos e Sónia André / Moçambique / 2016 / 22min

 

Em Moçambique, 39% de meninas se casam antes dos 15 anos com homens mais velhos que elas, fazendo com que o país se encontra em 10 lugar entre os países mais afetados pelos casamentos prematuros, negando seus direitos como o da Educação e de serem o que elas quiserem.

 

Filme: Chega de FiuFiu

Fernanda Frazão e Amanda Kamanchek / Brasil / 2018 / 73min

 

O retrato do dia a dia de três mulheres com vidas distintas, mostrando como a violência de gênero é constantemente praticada no espaço público urbano. Dessa forma, as diretoras Amanda Kamanchek Lemos e Fernanda Frazão procuraram especialistas para discutir sobre o assunto, buscando encontrar respostas e alternativas para a uma questão fundamental: Será que as cidades foram feitas para as mulheres?

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS