close
logorovivo2

Documentário sobre Nazaré será lançado nesta quarta-feira

A diretora, Simone Norberto, apresentou o trabalho pela primeira vez apenas aos moradores do distrito

ASSESSORIA

18 de Dezembro de 2018 às 11:59

Documentário sobre Nazaré será lançado nesta quarta-feira

FOTO: (Divulgação)

O Documentário “Nazaré Encantada”, sobre a comunidade de Nazaré, na região do Baixo Madeira, será exibido pela primeira vez na cidade de Porto Velho no dia 19 de dezembro de 2018, no teatro Guaporé, dentro da programação “Mostra Mulheres no audiovisual- Estreias”.

Apenas os moradores do distrito e convidados tiveram acesso a obra, numa sessão de pré-lançamento que ocorrida em julho durante o Festival de Nazaré. A produção, que tem direção de Simone Norberto, fotografia de Laelho Loyola, montagem de Michele Saraiva e trilha sonora do Minhas Raízes, grupo musical originário da própria comunidade, é uma homenagem à cultura ribeirinha e identidade amazônica.

 

Mestrado

 

O trabalho é resultante da dissertação de mestrado de Simone Norberto, ““Mitos e Identidade em Nazaré/RO, Uma leitura pós-colonial das manifestações culturais de uma comunidade ribeirinha”, defendida na Universidade Federal de Rondônia- Unir, sob a orientação de Miguel Nenevé. A banca deu nota dez ao trabalho realizado.

 

Recentemente, Simone Norberto, recebeu o prêmio de dez mil reais do Edital de Literatura da Sejucel para editar a obra, que será transformada em livro e distribuída para população. “Para mim é muito importante difundir essa rica e importante cultura ribeirinha, o que não seria possível sem a instituição de uma política pública justa de apoio às produções culturais”, disse a jornalista.

 

Outro aspecto essencial defendido pela autora é a chance de mostrar o trabalho em formato audiovisual, muito mais acessível, sobretudo para comunidade, que ficou emocionada ao ser ver na tela. “Para nós foi uma grande satisfação em ver os nossos depoimentos. É um trabalho digno para a comunidade, você usou a sua teoria e o seu respeito para com o nosso povo para levar a nossa voz para o mundo”, agradeceu seu Venâncio, um dos narradores retratados no documentário.


Mulheres no audiovisual


A programação da mostra Mulheres no audiovisual- Estreias, continua na quinta-feira dia 20 com o lançamento do documentário Vozes da Memória, de Raissa Dourado, agraciado com o Edital de audiovisual Lidio Sohn, do Governo do Estado por meio da Sejucel.

 


O filme evidencia a identidade cultural da cidade de Porto Velho, Rondônia, retratando o rio, personagens, costumes, a geografia afetiva da cidade, em uma composição de imagens de forma não ordenada que possa expressar a identidade submersa da cidade.


Vozes da Memória, através do registro audiovisual, vocifera sobre o olhar contemporâneo da história a partir das vozes da periferia, da juventude, dos artistas, das comunidades indígenas, dos ribeirinhos e imigrantes. Confrontando o antigo e o novo, com a finalidade de oferecer um documento audiovisual sobre a formação da identidade cultural da cidade de Porto Velho

Serviço

O que: Mostra Mulheres no Audiovisual- Estreias

Datas:

-19/12 Documentário Nazaré Encantada, de Simone Norberto

-20/12 Documentário Vozes da Memória, de Raíssa Dourado

Horário: 19h

Local: Teatro Guaporé

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS