close
logorovivo2

MEMORIAL: Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca

A presidente Sicília Andrade contratou a artesã Francis para decorar as tendas do quintal do Memorial Manelão

ZÉKATRACA

21 de Janeiro de 2019 às 15:09

MEMORIAL: Confira a coluna "Lenha na Fogueira", por Zékatraca

FOTO: (Divulgação)

La vem mais uma semana e desta vez as atenções estarão todas voltadas para a abertura da sede da Banda do Vai Quem Quer. A presidente Sicília Andrade contratou a artesã Francis para decorar as tendas do quintal do Memorial Manelão que pelo que vi, estarão super coloridas para receber os convidados a maioria miltante na imprensa até sábado de carnaval dia 2 de março.

 

**********

 

A Aninha Célia Santos já está providenciando a seleção das Musas que apresentarão as camisetas da Banda 2019 e posso garantir só tem mulher de primeira.

 

**********

 

Pela primeira vez, por sugestão da presidente que depende confirmação, o coquetel de lançamento das camisetas, vai contar com Musas com idade mais experientes. Assim poderemos assistir a Yalle Dantas, Mara Maravilha, Ana Santos, Daiana, Vanessa Farias, Ivonete Gomes e a própria Siça, desfilando no caso delas de MAIÔ ou calça Leg. Já tem gente comentando que será um “Deus nos acuda”.

 

*********

 

Brincadeiras a parte, os Blocos de Trio Elétrico este ano estão com a bola toda, apesar de não poderem mais realizar ensaio no meio da rua, a turma está apostando num grande carnaval.

 

********

 

Até porque este ano serão apenas 16 blocos desfilando pelas ruas de Porto Velho, a maioria em seu circuito tradicional. Quer dizer Us Dy Phora, Até Que a Noite Vire Dia; Coruja. Areal Folia e Vai e Volta no circuito Areal que é formado pelas vias Alexandre Guimarães, Rogério Weber e Rio de Janeiro.

 

********

 

Murupi, Pirarucu do Madeira, Axé Folia, Porto Maria, Galo da Meia Noite e o Leva Eu no circuito Caiari formado pelas vias: Pinheiro Machado, Tenreiro Aranha, Joaquim Nabuco, Carlos Gomes, Praça das Caixas D’água e Sete de Setembro.

 

 

**********

 

A grande badalação está em cima do Bloco Leva Eu que vai colocar na avenida três grandes atrações, ou seja ex integrantes das Bandas Araketu, Tim Balada e Gera Samba e mais o atual presidente do bloco Aldo e seu fundador Vavá garantem que o Open Bar do Leva eu vai superar o doa bloco Murupi. V amos aguardar pra ver!

 

**********

 

Entre os blocos de trio elétrico o que está pegando também, é a eleição para a presidência da Liga que deve acontecer dentro em breve. A disputa está entre o Nie do Axé Folia que tem como parceiro o Jerry do Porto Maria X Anderson do Vai e Volta e o candidato a vice, que ainda não confirmou se aceita ou não concorrer, por isso não citamos seu nome e nem o bloco.

 

*********

 

Só seu que nos bastidores, a disputa está ferrenha, tá mais acirrada que a eleição para presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia.

 

********

 

Como a maldita Lei 190 foi adaptada para nossa realidade ou para a realidade atual, ficou mais fácil colocar o bloco na rua. Até que enfim a turma da cultura conseguiu algumas coisa positiva, os vereadores têm grande fatia nessa conquista.

 

********

 

Só não coloco o nome dos vereadores que batalharam pela adaptação da Lei, para não cometermos injustiça. Aliás, não existe pior assessoria que a da Câmara de Vereadores de Porto Velho. Se dependesse do serviço de comunicação da Câmara os vereadores estavam lascados.

 

 

Vejo o pessoal da imprensa, postando que o prefeito vai mudar esse ou aquele secretário e nada acontece. Até porque alguém me disse que o prefeito garantiu que se houver alguma mudança em seu staf, só vai acontecer após o carnaval.

 

*********

 

Se você não sabe, o Brasil só começa a funcionar de verdade, após o carnaval. Ninguém quer assumir qualquer pasta, antes da folia de Momo até porque todo mundo quer é se esbaldar nos bailes carnavalescos.

 

*********

 

Salve São Sebastião. Hoje 20 de janeiro é dia de São Sebastião e em Porto Velho a festa acontece do outro lado do Rio Madeira, ou seja, a Margem esquerda. Vamos lá que a festa é muito boa!

 

 

Memorial Rondon – 40 Mil

já visitaram o complexo

 

Na última quinta feira 17, o Memorial Rondon registrou a presença de 40 Mil visitantes. O turista tem conhecimento da história do Marechal Cândido Mariana da Silva Rondon, através de documentos originais, fotos, textos, painéis fotográficos e objetos usados pelo Marechal. Ao lado do prédio principal, o visitante conhece a reprodução do último Posto Telegráfico construído por Rondon. “Marechal Rondon foi o responsável pela construção da linha telegráfica que ligava Cuiabá (MT) a Santo Antônio do Madeira (RO), em 1915”.

 

 

 

O Memorial foi contruido pela empresa Santo Antônio Energia como contra partida da construção da Hidrelétrica de Santo Antônio. Em dezembro de 2015 a obra foi entregue oficialmente ao governo do estado de Rondônia que firmou parceria com o Exército Brasileiro através da 17ª Brigada de Infantaria de Selva.

 

Desde então, a administração do Memorial e da Oca Indígena está sob a coordenação da equipe da Superintendência Estadual de Turismo – SETUR.

 

 

 

 

O responsável pela manutenção e administração do Memorial é o Sargento Antero Ribeiro um militar que preza pela memória de Rondon – O Marechal da Paz.

 

Durante esses três anos, o Memorial já recebeu visitantes de mais de 30 países, e de estudantes de vários Universidades brasileiras como foi o caso da UNB – Universidade de Brasília. “Praticamente toda semana, recebemos excursões de alunos de colégios dos municípios do interior de Rondônia. Exemplo Colégio Militar de Vilhena, Jaci Paraná, Ariquemes, Alvorada, Rolim de Moura entre outros”. Disse Antero. Recentemente alunos de faculdades acreanas vieram conhecer a história de Rondon.

 

De terça a domingo o Memorial fica aberto a visitação pública, entre 9 e 16 horas. “A maior frequência é registrada aos finais de semana, ou seja, sábado e domingo”. Vale salientar que a visita é gratuita

 

 

Nova Gestão

 

Assim que Gilvan Pereira assumiu a SETUR fez questão de visitar o Memorial para saber sobre seu funcionamento. “O superintendente Gilvan garantiu que o Memorial está entre as prioridades de sua administração. Tanto que já marcou uma visita com todos os funcionários da Setur para o dia 1º de fevereiro”.

 

A respeito disso, Gilvan reuniu todos os funcionários da superintendência e entre outras ações, que serão desenvolvidas nos primeiros Cem Dias do governo do Coronel Marcos Rocha uma será total assistência administrativa ao Memorial. “Dia 1º de fevereiro vamos todos conhecer o Memorial para passarmos esse conhecimento aos turistas que nos procuram no CPA”, convocou Gilvan.

 

 

Igrejinha de Santo Antônio

 

Na área do complexo, também existe a Igrejinha de Santo Antônio inaugurada em 1913, onde os fiéis podem assistir missa todos os domingos a partir das 8 horas. “Com o consentimento do superintendente da Setur, o turista tem como opção, adquirir lembranças de Porto Velho, do Memorial e da Igrejinha na Tenda do Artesanato”.

 

Além do Acervo do Marechal Rondon o Memorial oferece visitação a OCA Indígena; ao Obelisco em comemoração ao Centenário da Independência construído em 1922 e ao Marco da Divisa entre os estados de Mato Grosso e Amazonas (Rondônia). “Nosso estacionamento é gratuito”, finaliza Antero Ribeiro.

 

 

ANIVERSARIO

 

Porto Velho festeja 104 anos

com show no Mercado Cultural


 

Na próxima quinta feira dia 24, Porto Velho completa 104 anos de instalação e para comemorar a data, a prefeitura através da Funcultural, vai realizar a partir das 19 horas, no Mercado Cultural, show com artistas e bandas locais.

 

Porto Velho foi criado no dia 2 de outubro de 1914, porém, seu primeiro prefeito Major Guapindaia de Souza Brejense só tomou posse no dia 24 de janeiro de 1915. Esse dia então passou a ser comemorado como da Instalação do Município de Porto Velho que a época, pertencia ao Estado do Amazonas. “O aniversário da capital será comemorado em grande estilo no Mercado Cultural, com apresentações artísticas que atenderão todos os segmentos - terá música instrumental, com o músico Mauro Araújo, regional com,Bado além de rock com as bandas "Os Últimos" e "Distopia". Disse Ocampo Fernandes.

 

 

História

 

Porto Velho é um município brasileiro e a capital do estado de Rondônia. Com uma população de 519 531 habitantes, conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2018), é o município mais populoso de Rondônia e o quarto mais populoso da Região Norte, atrás apenas deManaus, Belém e Ananindeua. Entre todos os municípios brasileiros é o 41° mais populoso, figurando no mesmo ano como a 21ª capital estadual do país com mais habitantes. É a capital brasileira com maior área territorial, com mais de 34 mil km² (mais extenso que a Bélgica e Israel), sendo também o mais populoso município fronteiriço do Brasil. Ao lado de eresina, é uma capital estadual que faz limite com município de outro estado. Porto Velho é, ainda, a única capital estadual brasileira que faz fronteira com outro país, sendo este a Bolívia.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS