close
logorovivo2

IFRO: Concurso de Produção e Declamação de Poemas

Os objetivos do projeto está o de intensificar o gênero poema na produção textual de estudantes e de profissionais

ASSESSORIA

24 de Maio de 2019 às 10:43

IFRO: Concurso de Produção e Declamação de Poemas

FOTO: (Divulgação)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, através da Pró-Reitoria de Extensão, lançou o Edital de Participação no IV Concurso Entrenós de Expressão Literária: Produção e Declamação de Poemas do IFRO. Podem participar do certame estudantes e servidores do IFRO, além de alunos e funcionários de escolas públicas e particulares.

 

São seis categorias de participantes: Estudantes de Cursos Técnicos de Nível Médio do IFRO; Estudantes de Nível Superior do IFRO; Servidores do IFRO; Estudantes de Nível Médio de Escolas Externas ao IFRO; Estudantes de Nível Superior de Escolas Externas ao IFRO; e Professores e Técnicos Administrativos em Educação de Escolas Externas ao IFRO.  

 

Entre os objetivos do projeto está o de intensificar o gênero poema na produção textual de estudantes e de profissionais da educação em geral como processo de melhoria da leitura e da escrita. Além de ampliar as oportunidades de expressão artística dos estudantes e profissionais da educação em Rondônia e promover a difusão cultural da arte literária a partir da produção local contemporânea.

 

 “O trabalho com poemas é uma necessidade, porque compete à &aacut e;rea de linguagens desenvolver competências de produção de múltiplos gêneros textuais. Em uma integração entre Língua Portuguesa e Artes, por exemplo, o alcance se amplia da linguagem verbal para a não verbal; em uma inter-relação com a História e a Filosofia, problematiza a existência, pela análise e síntese. A transdisciplinaridade é, portanto, inerente ao processo de produção de poemas”, esclarece o Diretor de Programas e Projetos de Extensão no IFRO, Sérgio Francisco Loss Franzin.

 

Conforme o Edital, a aplicação do projeto compreende as seguintes etapas: desenvolvimento de oficinas e ensaios nos campi e escolas externas ao IFRO, prevista para acontecer de maio a setembro. Ainda em setembro ocorrerá a pré-seleção, bem como o envio dos textos e do quadro classificatório com os melhores textos por categoria pelas Comissões Locais.  Já a declamação dos finalistas, classificação final e premiação ocorrerão dentro da programaç&a tilde;o do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpex), previsto para acontecer em outubro.

 

“O projeto pode ser desenvolvido por todos os professores de cada unidade escolar, especialmente de Língua Portuguesa e Artes, no âmbito dos cursos de nível médio e de disciplinas da área de Humanas nas licenciaturas, bacharelados e cursos superiores de tecnologia. 

 

Na Reitoria e no âmbito da comunidade externa, o projeto será desenvolvido segundo o próprio domínio do gênero poema dos que se dispuserem a produzir os textos e coordenar atividades. Trata-se de um projeto de melhoria da escrita e leitura. 

 


A declama&ccedi l;ão eleva o poema, ao incluí-lo em ambientes de massa, ao torná-lo mais evidente do que apenas pela expressão escrita. A declamação é uma forma também de permitir o ‘ser’ dos sujeitos envolvidos, pelas nuanças de expressão que canalizam o seu íntimo como forma de autorrealização e entretenimento ao mesmo tempo. 

 

É também uma forma de aproximação entre sujeitos, que se identificam entre si como parte de uma existência que não se limita à subsistência, mas sim que se expande para o sonho, a fantasia, sem perder de vista a compreensão de si, do outro, do mundo, das próprias capacidades e possibilidades”, explica o Diretor de Programas e Projetos de Extensão no IFRO, Sérgio Francisco Loss Franzin.

 

Inscrições

 

As inscrições dos estudantes de nível médio, dos estudantes de nível superior e dos profissionais da educação serão feitas pelos participantes junto a Comissões Locais, por meio de ficha própria (Anexo I do Edital) e após os trabalhos de orientação, especialmente dos professores de Língua Portuguesa e Artes. Já as inscrições dos servidores da Reitoria do IFRO serão realizadas junto à Comissão Geral Organizadora.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (69) 2182-9629 e pelo e-mail dppex@ifro.edu.br. Acesse o Edital AQUI.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS