close

Dança inspirada no século XIX na programação do Palco Giratório de hoje

Esta é uma forma de dança popular criada no século XIX pelos trabalhadores das minas de ouro e de carvão da África do Sul

DA REDAÇÃO

19 de Setembro de 2019 às 15:06

Dança inspirada no século XIX na programação do Palco Giratório de hoje

FOTO: (Divulgação)

O espetáculo Yebo, com o grupo Gumboot Dance (dança de botas de borracha), de São Paulo, será exibido nesta quinta-feira,19, no Teatro 1 do Sesc Esplanada, às 20 horas.

 

A duração é de 45 minutos e a indicação é livre. A entrada é gratuita, mas os organizadores do evento pedem a contribuição de um quilo de alimento não perecível. O ingresso será distribuído na hora – chegar pelo menos com uma hora de antecedência.

 

 O espetáculo integra a programação do Palco Giratório, que encerra dia 27 deste mês.

 

Sinopse

 

 Este espetáculo remete às origens da Gumboot Dance, abordando a exploração, tanto das minas como dos sete povos levados para extração do minério, a criação de um dialeto sonoro a partir das batidas nas botas de borracha, à espera das mulheres por seus maridos mineiros durante a temporada de exploração das minas e a celebração dos raros momentos de lazer dos mineradores.

 

Gumboot Dance

 

Criado em 2008 a partir da pesquisa do bailarino e coreógrafo Rubens Oliveira, este grupo tem como proposta pesquisar e difundir a técnica Gumboot, por meio de workshops e apresentações. Gumboot Dance (dança de botas de borracha) é uma forma de dança popular criada no século XIX pelos trabalhadores das minas de ouro e de carvão da África do Sul.

 

 O Gumboot Dance Brasil foi indicado como melhor trilha de espetáculo pelo APCA 2018 e premiado com o Fomento à dança da Cidade de São Paulo, além de circulação pelo estado com seus espetáculos

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS