close

Grupo ‘O Imaginário’ executa projeto contemplado pelo edital Rumos, do Itaú Cultural

O trabalho tem como ponto de partida o livro ‘Seringueiros da Amazônia – Sobreviventes da Fartura”, do professor doutor Nilson Santos

ASSESSORIA DO EVENTO

29 de Outubro de 2019 às 09:46

Grupo ‘O Imaginário’ executa projeto contemplado pelo edital Rumos, do Itaú Cultural

FOTO: (Divulgação)

Nesta quarta-feira,30, às 19 horas, no espaço Tapiri, o grupo “O Imaginário”, de Porto Velho, inicia a execução do projeto “Memórias Poéticas – Sobrevivente do Crescimento das Árvores”, contemplado pelo Edital Rumos 2017/2018.

 

O objetivo principal do projeto é realizar estudo e pesquisa cênica de narrativas de mulheres que viveram e vivem em ambiente extremamente hostil e dominados pelo "pensamento-homem" nos seringais do Vale do Guaporé, no Estado de Rondônia.

 

A pesquisa tem como ponto de partida o livro: SERINGUEIROS DA AMAZÔNIA - SOBREVIVENTES DA FARTURA, do Professor Doutor NILSON SANTOS, com construção dramatúrgica, pesquisa sonora e manipulação de sons baseados em processos já iniciados ao longo dos últimos 8 anos.

 

Vamos finalizar com um espetáculo contemporâneo, abordamos temas importantes como as questões de justiça e poder, relação de gênero e o universo feminino, bem como uma reflexão do próprio sentido da representação cênica e da atuação das mulheres.

 

 O estudo, a pesquisa e a montagem, em si, buscam qualidades teatrais e excelências artísticas, valorizando a dramaturgia regional numa leitura contemporânea, contribuindo para o aprofundamento estético no trabalho. Visa ainda colaborar diretamente para o exercício da diversidade cultural, a começar por uma ação cênica distinta em Rondônia. 

 

O projeto quer gerar trocas profissionais artísticas e intercâmbios necessários a isso, visando também à formação de público e fortalecimento do teatro da Amazônia.

 

A Rodaturgia vai apresentar aspectos da pesquisa e um debate da obra “A Borracheira”, de Daniel Graziane, no encontro estará presente o autor, Doutor Nilson Santos, Elisabete Christofoletti, Nilza Menezes e o núcleo de pesquisadores do O Imaginário: Zaine Diniz, Taiane Sales, Flavia Diniz, Edmar Leite, Chicão Santos, Andréa Melo, Bira Lourenço e Ismael Barreto.

 

SERVIÇO:

 

Informações: 99979 0048

 

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS