close
logorovivo2

PRÉ-CANDIDATO: Segurança não pode ser trabalhada com soluções simplórias, diz Vinicius Raduan

Ele é pré- candidato ao governo de RO e diz que não ter o poderio econômico de outros partidos é motivo de orgulho .

RONDONIAOVIVO

2 de Agosto de 2018 às 15:34

PRÉ-CANDIDATO: Segurança não pode ser trabalhada com soluções simplórias, diz Vinicius Raduan

FOTO: (Divulgação)

A política rondoniense começa a dar espaço para novas lideranças fora das tradicionais famílias que, eleição após eleição, sempre deixaram seus rebentos em cargos políticos. Um desses nomes é o jovem Vinicius Valetin Raduan Miguel, que é professor da Universidade Federal de Rondônia e é pré-candidato pelo partido Rede Sustentabilidade.

 

Ele possui formação intelectual e experiência profissional bem acima da média dos demais candidatos. No currículo dele consta que é especialista em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Direitos Humanos e Política Internacional pela Universidade de Glasgow. Foi professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)e da Faculdade Católica de Rondônia.

 

Para uma parcela do eleitorado rondoniense Vinicius representa um ar novo, com ideias mais objetivas e fora do lugar comum que tem imperado no atual debate. Um exemplo é a questão da segurança pública, que tem colocado o Brasil como um dos países mais violentos do mundo.

 

”Não podemos lidar com essa situação com soluções simplórias, como achar que armar a população vai resolver o problema. Temos que pensar a Polícia Militar nas ruas fazendo o policiamento extensivo; a Polícia Civil fazendo o trabalho de investigação e, caso o acusado seja condenado, pensar no cumprimento da pena. O que temos hoje dentro dos presídios é a criminalidade repaginada e reatualizada, onde um uma pessoa é presa por crime menor e no presídio tem contato com as facções que formam esses indivíduos na escola do crime e o reinserem na sociedade mais preparados para cometer crimes. Temos que parar com esse discurso populista e passarmos para o análise de dados e procuramos construir soluções. Precisamos partir de um policiamento chute na porta para um policiamento inteligente e baseado em tecnologia”, afirmou.

 

Raduan avalia que investimentos maciços em Educação seriam a solução para uma boa parte do problemas de violência que afligem Rondônia e o Brasil. Segundo ele, mais de 75% da população carcerária no país, não possui nem o primeiro grau completo. Isso mostra a forte relação entre baixa instrução e criminalidade.

 

O candidato observou também que é necessária, como parte das soluções em segurança pública, a valorização dos servidores dessa área. “São pessoas, que com maiores dificuldades desempenham o seu trabalho, e merecem maior atenção por parte do Poder Público. Não podemos viver sob o véu das ilusões de soluções simplórias”, declarou.

 

Outra bandeira defendida por Raduan é que as soluções para os problemas da sociedade rondoniense sejam feitas em conjunto com as comunidades. Para isso, ele aposta nos conselhos sociais como fonte de diálogo entre representantes governamentais e a população.

 

Sobre o fato de a Rede Sustentabilidade ser um partido pequeno e com um poder econômico limitado, o candidato ameniza a situação. “Isso nos orgulha, pois não temos dinheiro desviado do poder público. É o Davi contra o Golias. Não temos os milhões, mas eles só tem o dinheiro. Nós temos amigos e milhões de sonhos”, finalizou.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS