close

ESPAÇO ABERTO: "Prefeitura prejudicou calendário escolar até 2021", diz secretário

Confira a coluna

RONDONIAOVIVO - CÍCERO MOURA

23 de Setembro de 2019 às 08:38

ESPAÇO ABERTO: "Prefeitura prejudicou calendário escolar até 2021", diz secretário

FOTO: (RONDONIAOVIVO)

PIOR DO QUE SE IMAGINAVA

 

A Audiência Pública da Comissão de Educação da Câmara Federal, realizada na sexta-feira,20, revelou uma realidade pior do que se pensava. Palavras da Promotora do MPE, Priscila Tibes: “ Forçoso dizer que é uma empresa”. Se referindo a empresa Freitas contratada para fazer o transporte escolar rural. E tem mais:

 

 

 

 

 

JÁ SABIA

 

Parece muito claro que ao não fazer a matrícula dos alunos da zona rural a prefeitura já imaginava que não haveria transporte. Agora, após uma parte do descaso ser solucionada, não há estudantes para ir ao colégio simplesmente porque a Semed foi incompetente e omissa.

 

 

ABASTECIMENTO

 

Secretário Estadual de Educação, Suamy Lacerda, disse que até hoje pelo menos 73 ônibus já devem ser abastecidos e liberados para o transporte. De acordo com Suamy, a empresa Freitas , além de não ter uma frota adequada, não tinha nem cadastro junto a empresas de fornecedoras de combustível.

 

 

SALÁRIOS

 

Suamy também explicou na audiência pública que foi feito um acordo, avalizado pelo MPE, possibilitando o pagamento de salários atrasados direto na conta de motoristas e outros funcionários da empresa denunciada pela Justiça.

 

 

REALINHAMENTO DO CALENDÁRIO

 

Outro ponto destacado pelo Secretário Estadual de Educação foi o realinhamento do calendário escolar. Suamy explicou que no início do ano a Seduc mudou a data de início das aulas, de fevereiro para abril, confiando em uma solução por parte da prefeitura que na verdade nunca ocorreu. Agora, conforme o Secretário, o ajuste pedagógico é bem mais complexo e provavelmente o ensino vai ser prejudicado até 2021.

 

 

SE FOSSE O PREFEITO

 

Ao ser perguntado sobre o que faria se fosse o prefeito Hildon Chaves, Suamy foi enfático:

 

 

 

 

 

QUESTÃO ÚNICA

 

Durante a audiência pública algumas pessoas puderam se manifestar e nos questionamentos a pergunta era uma só: Quem vai ser responsabilizado pelo crime cometido contra os estudantes da zona rural de Porto Velho?

 

 

PREFEITO

 

Falando em responsabilidade, o prefeito Hildon Chaves não apareceu na audiência e nem mandou representante.

 

 

PROMOTORES

 

Chama atenção nesse problema do transporte escolar rural a atuação da Promotora da Educação do MP, Priscila Tibes, que substituiu o promotor Marcelo Lima Oliveira. Durante mais de dois anos acompanhando o descaso da prefeitura com a educação rural Marcelo Oliveira pouco conseguiu fazer para resolver o problema. Em menos de dois meses à frente da Promotoria de Educação, Priscila conseguiu mobilizar a Justiça para fazer cumprir a lei.

 

 

COMEÇA A OPERAR HOJE

 

De tanto a coluna cobrar parece que finalmente veio a solução. Secretário Municipal de Trânsito, Nilton Kisner, mandou foto na sexta-feira, 20, com o novo semáforo na avenida Calama com Farquar sendo testado. Kisner disse que a partir de hoje começa uma campanha educativa orientando os motoristas sobre o funcionamento da sinaleira e o novo sentido na via. O semáforo vai ter apenas dois tempos sendo que a Calama passará a ser mão única no trecho da Farquar em direção ao Rio Madeira.

 

 

 

 

87 ANOS

 

Tenente Coronel Bastos, comandante do 6º BIS ( Batalhão de Infantaria de Selva ), enviou para a coluna a programação referente ao aniversário de 87 anos do 6º BIS. Ontem teve a Corrida do 6º BIS – com percursos de 3Km, 5Km e 10Km. No dia 25 acontece a Formatura em comemoração ao 87º Aniversário do Batalhão no Pátio de Formatura do Comando de Fronteira RO/6ºBIS. O evento começa às 19:00hs. Nos dias 26 e 27 de setembro de 2019 tem Exposição Cultural na área de Lazer de Oficiais, Boinas Rajadas. A visitação começa às 19:00hs. No local haverá exposição de quadros, fotografias e esculturas de artistas locais. Além disso, acontece também apresentação da Banda de Música do 6º BIS e a participação especial da Escola de Música “Francisco Martins do Nascimento”.

 

 

POSSE

 

Acontece amanhã a posse da 1º Diretoria do Conselho Regional de Psicologia - CRP 24 - que abrange também o estado do Acre. Cleibson André Nunes Torres assume a presidência tendo como vice Mercel Gurgel do Amaral. O novo Conselho deixa de pertencer ao CRP 20ª região que abrange os estados do Amazonas e de Roraima.

 

 

CADEIA

 

Nesta segunda-feira (23), às 8h, no auditório do Corpo de Bombeiros Militar, o Governo de Rondônia realiza a abertura do "I Curso de Negociação em Estabelecimento Prisional" destinado a servidores da Secretaria Estadual de Justiça, em especial o Grupo de Ações Penitenciárias Especiais.

 

 

IDARON

 

Nesta segunda-feira (23), às 8h30, no estacionamento do Palácio Rio Madeira, o Governo de Rondônia realiza a entrega vinte e cinco caminhonetes leves, cinco conjuntos de barcos a motor e equipamentos de tecnologia com vistas a fortalecer o serviço de fiscalização e monitoramento que é realizado pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastorial de Rondônia – Idaron.

 

 

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com.

 

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS