close

ESPAÇO ABERTO: Esgoto a céu aberto é rotina nos bairros de Porto Velho

Confira a coluna

RONDONIAOVIVO - CÍCERO MOURA

18 de Outubro de 2019 às 09:13

ESPAÇO ABERTO: Esgoto a céu aberto é rotina nos bairros de Porto Velho

FOTO: (Divulgação)

MAIS PODRIDÃO

 

A cada denúncia que fazemos surgem mais reclamações referentes ao abandono do poder público em relação aos bairros. Após mostrarmos esgoto a céu aberto na avenida Amazonas com Venezuela agora é o bairro Nova Floresta que enfrenta situação idêntica. Na rua Óros, esquina com Apis, os moradores enfrentam mal cheiro e dejetos jogados na rua. O problema é causado por um bueiro entupido. Quando chove a rua fica completamente alagada e a maior parte da imundície invade as casas. Confira o relato do seu José Raimundo. 

 

 

 

 

 

VAI MUDAR

 

A prefeitura quer revitalizar o centro da capital e prepara um pacote de mudanças no trânsito. As medidas, segundo a Semtran, são para otimizar os deslocamentos de veículos e pedestres e dar uma “nova cara” para Porto Velho.

 

 

O QUE ALTERARIA

 

Segundo o Secretário de Transporte e Trânsito, Nilton Kisner, já existe estudo para fazer a inversão do fluxo de veículos da 7 de Setembro, no trecho entre Nações Unidas e Rogério Weber. Conforme Kisner, isso “desafogaria” a 7 de Setembro, fazendo binário com a rua Almirante Barroso, assim como a avenida Carlos Gomes e rua Duque de Caxias.

 

 

ROTA ESPECÍFICA

 

Kisner esclarece: Quem quer comércio vai pela Carlos Gomes. Quem quer andar vai pela Duque de Caxias. A mesma coisa aconteceria com a 7 de Setembro.

 

 

CARA NOVA

 

O projeto em discussão prevê um conjunto de ações para a revitalização do centro incluídas a reforma do complexo da Madeira Mamoré, a transformação da Avenida Farquar no trecho entre Avenida Carlos Gomes e Rua João Alfredo em Espaço de Lazer, revitalização da Avenida Sete de Setembro incluindo a Praça Jhonatas Pedroza, criação do Terminal do Colono e ampliação da Feira do Produtor.

 

 

MENOS TRÂNSITO

 

Kisner diz ainda que a Semtran quer criar um binário de mesmo sentido entre Avenida Almirante Barroso e Avenida Sete de Setembro para desafogar o fluxo da Sete de Setembro! Assim como foi feito com Avenida Carlos Gomes e Duque de Caxias.

 

 

MORADIAS

 

Nesta sexta-feira (18), às 10h30, no Empreendimento Morar Melhor, os governos de Rondônia e Federal realizam a entrega de 2.287 imóveis residenciais pertencentes aos Conjuntos Habitacionais Morar Melhor Porto Velho e Residencial Cristal da Calama I e II, que foram construídos pelos programas Morada Nova (estadual) e Minha Casa Minha Vida (federal). O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, o governador Marcos Rocha e a secretária de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social, Luana Rocha participarão da solenidade.

 

 

 

 

 

O BARRO E A LAMA VOLTARAM

 

A chuva ainda nem chegou com força total e a Estrada do Belmont já começa a atormentar a vida de quem precisa passar pelo local. Até parece notícia repetida, mas não é. O repórter Willian Ferreira conversou com um morador que vive há 30 anos na região:

 

 

 

 

 

 

OLHA O RAPA!!!

 

Trabalho de fiscalização da prefeitura retirou ambulantes que ficam em frente à Policlínica Oswaldo Cruz, na zona Norte da capital. Um ambulante fez um vídeo relatando a ação dos fiscais que tiveram apoio da Polícia Militar.

 

 

 

 

 

ENERGIA SOLAR

 

A serviço das distribuidoras de energia, a “agência reguladora” Aneel pretende golpear quem investiu em geração de energia solar. Em “consulta pública”, a Aneel finge submeter a “debate” o que já está decidido: taxar consumidores que acreditaram na seriedade das suas decisões e investiram em sistemas de geração solar. Já são 120.000 instalados no País. O golpe objetiva criar um faturamento extra para as poderosas distribuidoras, encarecendo e desestimulando o uso de energia solar.

 

 

NEM O SOL ESCAPA

 

Com a mudança vergonhosa, o consumidor passará a pagar pelo uso da rede da distribuidora e até pelos encargos cobrados na conta de luz. A alegação cínica é que, hoje, a distribuidora devolve “praticamente sem custos” a energia que o consumidor gera a mais durante o dia.

 

 

NÃO CONTA TUDO

 

O argumento falacioso esconde que a distribuidora também recebe “praticamente sem custo” a energia gerada pelo consumidor. Nos últimos 7 anos, a geração solar distribuída gerou mais de 40.000 empregos. Bom motivo para a Polícia Federal ficar de olho na armação.

 

 

AÉREAS NA MIRA

 

 

Os deputados Fabio Mitidieri (PSD-SE), Fabio Reis (MDB-SE) e Fabio Henrique (PDT-SE) protocolaram nesta quarta (16) o requerimento de criação da CPI dos Preços das Passagens Aéreas

 

 

BRINCANDO COM FOGO

 

O presidente Jair Bolsonaro parece desdenhar do risco que corre ao promover a divisão do próprio partido. Presidentes que desdenharam dos apoiadores, na História recente, acabaram sofrendo impeachment.

 

 

 

 

 

QUITAR DÍVIDAS

 

A concessão de crédito para renegociação de dívidas cresceu 32,9% entre janeiro e agosto, em relação a 2018, segundo o Banco Central. Consequência óbvia da queda nos juros.

 

 

AVISO AO MINISTRO

 

Joice Hasselmann abriu as baterias contra Bolsonaro. Nesta quinta-feira,17, depois de ser demitida da condição de líder do governo no Congresso, ela mandou a seguinte mensagem para o general Luís Eduardo Ramos, ministro da secretaria de Governo:

 

- O próximo pode ser você ! Joice está sendo massacrada nas redes sociais bolsonaristas.

 

 

PRESIDENTE VAGABUNDO

 

O delegado Waldir, que foi confirmado pela Mesa da Câmara como líder do PSL e é homem de confiança de Luciano Bivar, portanto adversário de Bolsonaro, foi também grampeado, mas em reunião com outros deputados do Partido, na quarta-feira,16, à noite. O líder confirmou o trecho abaixo, ao falar com o pessoal do blog O Antagonista. O que ele disse:

 

- Eu vou implodir o presidente. Aí eu mostro a gravação dele. Eu tenho a gravação. Não tem conversa, não tem conversa. Eu implodo o presidente. Acabou o cara. Eu sou o cara mais fiel a esse vagabundo.

 

 

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com.

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS