close

ESPAÇO ABERTO: Lixeira de escola vira depósito de animais mortos e restos de comida

Confira a coluna

RONDONIAOVIVO - CÍCERO MOURA

5 de Novembro de 2019 às 08:48

ESPAÇO ABERTO: Lixeira de escola vira depósito de animais mortos e restos de comida

FOTO: (Divulgação)

IMUNDÍCIE

 

Moradores próximos da escola Darcy Ribeiro, bairro Esperança da Comunidade, estão revoltados com pessoas que estão usando a lixeira da escola para jogar animais mortos, restos de comida e outros dejetos que causam mau cheiro e servem para atrair urubus e ratos ao local. Pais de alunos é que estão fazendo a limpeza e reclamam de pessoas que tem comércio na região e jogam os detritos em frente  ao colégio.

 

 

 

 

 

REFORÇO

 

Nesta segunda-feira (04) a prefeitura entregou equipamentos e mobiliários para as Unidades de Pronto Atendimento ( UPAs) das zonas Leste e Sul e para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

 

 

CASTRAÇÃO

 

A Secretaria Municipal de Integração (Semi) está cadastrando interessados em realizar a castração de seus animais domésticos (cães e gatos) com idade superior a 6 (seis) meses.

 

 

SEM CUSTO

 

A pessoa interessada em castrar seu animal deve ter renda mensal familiar inferior a dois salários mínimos. Será concedida apenas uma guia de castração para pessoa física e cinco guias para pessoa jurídica.

 

 

PROCEDIMENTO

 

O médico veterinário, da Semi, Bruno Sadeck, explica que todo o procedimento é feito em hospital devidamente equipado. “O convênio atingiu na primeira etapa do programa 300 castrações. Os bichinhos são cuidadosamente assistidos e a castração leva uma média de 30 minutos.A recuperação é de cerca de 10 dias e nesse período é importante o cuidado dos donos para evitar infecções”, enfatizou acrescentando que a iniciativa ajuda no controle de ninhadas indesejadas e colabora com a prática da posse responsável.

 

 

ONDE PROCURAR

 

As solicitações de cadastramento podem ser efetuadas na sede da Semi, à rua Brasília, n. 2512, Bairro São Cristovão, ou pelo telefone: (69) 98473-3320, no horário de 08 às 14 horas.

 

 

CINEMA

 

O projeto "Cinema em Movimento – Circuito Universitário" inicia nesta terça-feira, 05, às 19h30, no auditório da Unir- Centro, na capital, com o filme “O Silêncio do Homens”. O evento é coordenado por Tais Leite, em parceria com o Departamento de Ciências Sociais da Unir.

 

 

 

CINEMA 02

 

 

A programação continua na quinta-feira,07/11, no mesmo local, com o filme “Lute como uma Menina”, às 19h30, seguido de debate às 20h50. O projeto encerra na segunda-feira,11/11, com a exibição do filme “Repense o Elogio”, no mesmo local e horário dos anteriores.

 

 

SOCORRO

 

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) pediu em Plenário que o governo busque uma solução para o caso de trabalhadores e estudantes brasileiros na Bolívia, que passa por um momento de instabilidade política depois do primeiro turno da eleição presidencial. Somente de Rondônia seriam 03 mil estudantes, afirma o senador.

 

 

 

 

 

ON-LINE

 

Acir disse que os brasileiros estão pedindo ajuda para deixar a Bolívia e retornar ao Brasil. Ele relatou ainda que os estudantes querem poder concluir o semestre por meio de atividades pela internet até que a situação se normalize no país vizinho.

 

 

DANIEL PEREIRA

 

Assim que começaram a ser divulgas conversas de um delegado afirmando que um desembargador teria sido induzido a erro contra o ex-governador Daniel Pereira, em abril deste ano durante a operação Pau Oco, o próprio Daniel tratou de acionar o MPE/RO. Ele, e o advogado Nelson Canedo, protocolaram pedido de investigação contra os delegados da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), solicitando, entre outras medidas,  busca e apreensão dos aparelhos celulares de todos eles e perícia na Polícia Federal, já que, segundo Daniel, há um evidente conflito de interesse entre os possíveis investigados e a Polícia Civil do Estado.

 

 

 

 

 

AFASTAMENTO

 

Daniel pediu também o afastamento dos delegados das respectivas funções, medida que já foi adotada pelo delegado geral, Samir Fouad Abboud,  na semana passada. Foram retirados da Draco os delegados Fred Mercury Freitas Matos, transferido de Cacoal para o município de Presidente Médici; Roberto dos Santos da Silva, remanejado para a Delegacia Regional de Cacoal, e o pivô da crise envolvendo a Polícia Civil, o delegado Julio Cezar Souza Ferreira, que foi para Ji-paraná.

 

 

AÚDIO

 

Julio Cezar aparece em várias gravações comprometedoras afirmando que o desembargador Oudivanil de Marins, do Tribunal de Justiça de Rondônia, foi induzido deliberadamente a erro para deferir pedido de busca e apreensão contra o ex-governador Daniel Pereira em investigação sobre supostas irregularidades na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam). As investigações resultaram na deflagração de operações denominadas Pau Oco e que foram coordenadas pela Draco a partir do município de Cacoal.

 

 

PRESERVAR AS PROVAS

 

No documento encaminhado por Daniel Pereira ao procurador geral de Justiça, Aluildo de Oliveira Leite, o ex-governador fala da sua preocupação com a possibilidade de os delegados que estejam envolvidos no caso possam destruir provas.

 

 

OUTRO LADO

 

O delegado geral da Polícia Civil de Rondônia, Samir Fouad Abboud, informou que os delegados foram exonerados da Draco do interior para que a corregedoria apure os fatos com total isenção. Os áudios serão encaminhados à perícia para apreciação dos peritos criminais. Ainda, segundo Samir, demais diligências serão feitas pela comissão da corregedoria. O delegado finaliza esclarecendo que os delegados, como qualquer cidadão, terão direito à ampla defesa e ao contraditório.

 

 

JORNALISMO

 

Nesta terça-feira (05), ás 9h, na Unir (Fundação Universidade Federal de Rondônia), acontece entrevista coletiva com o reitor Ari Miguel Teixeira Ott. O reitor vai falar sobre o lançamento do curso de jornalismo da Unir, em Porto Velho.

 

 

JORNALISMO 02

 

Excelente notícia para o mercado da comunicação em Rondônia. Somente com competitividade é possível obter qualidade e competência.

 

 

NADA A DECLARAR

 

O Instituto Não Aceito Corrupção enviou perguntas via Lei de Acesso à Informação a mais de mil municípios acima de 20 mil habitantes sobre gastos e gestão. Responderam só 337, nenhum do Piauí e Roraima.

 

 

REINCIDENTE

 

A Delta Tankers, empresa proprietária e operadora do navio que seria responsável pelo derramamento de petróleo próximo à costa brasileira, já se envolveu em outra polêmica que culminou no pagamento de multa de cerca de R$ 220 milhões (US$ 54 milhões). O navio petroleiro Delta Pioneer se chocou contra o cais de ancoragem no porto de Primorsk, próximo a São Petersburgo, na Rússia, causando danos milionários.

 

 

DISCUSSÃO SÓ COM UM LADO

 

A Comissão da Câmara discute o Código Brasileiro de Energia Elétrica, nesta terça (5), e “os desafios da comercialização e o mercado livre de energia”. Consumidores não foram convidados. Só quem os explora.

 

 

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS