close

ESPAÇO ABERTO: Flagrante de carros forte e a suspeita de vantagens obtidas com corrupção

Confira a coluna

RONDONIAOVIVO - CÍCERO MOURA

13 de Novembro de 2019 às 08:59

ESPAÇO ABERTO: Flagrante de carros forte e a suspeita de vantagens obtidas com corrupção

FOTO: (Divulgação)

NO PORTA MALAS DO AVIÃO

 

Os dois caminhões na foto são da Prossegur, que também tem negócios no Brasil. Ela transporta dinheiro. Os dois veículos foram flagrados estacionando ao lado do jatinho que levou o ex-presidente Evo Morales para o México. O jatinho usado por Morales pertence à Força Aérea Mexicana. Evo Morales teria fugido da Bolívia com dólares e ouro sacados do Tesouro Nacional, segundo denúncias do ex-governador Mário Cossio, exilado no Paraguai. Cossio disse que Morales é comunista, corrupto e ladrão.

 

 

 

 

 

SILENCIOU

 

Quando começou a ficar escancarado o caos na educação do município o vereador Aleks Palitot parecia ser uma das poucas vozes firmes e contrárias aos atos inúteis do prefeito para tentar resolver a situação. Até pelo fato dele ser professor e historiador seria muito compreensível e aceitável ver o vereador liderando “uma guerra” em nome da educação. O tempo foi passando e o nobre Edil parece ter focado em outras prioridades, como seu programa de televisão por exemplo.

 

 

SILENCIOU 02

 

A referência ao vereador Palitot é para exemplificar uma situação de comodismo que caiu muito bem no colo do prefeito. Palitot e mais dois ou três vereadores, no máximo, tinham munição de sobra para “enquadrar” a administração municipal. Não o fizeram. Preferiram ficar na plateia onde é possível não receber críticas pelo simples fato de não querer bater palmas.

 

 

 

 

 

SILENCIOU 03

 

Essa passividade é tudo que o prefeito precisava para continuar com as articulações que lhe permitem sonhar com mais um mandato. Hildon Chaves fala, desfala, manda, desmanda, anuncia, volta atrás e a fiel turma de aios aplaude, é claro.

 

 

MAIS UM

 

Novos áudios supostamente retirados do grupo de Whatsapp da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) fazem referência às ações do deputado estadual Jair Montes. Duas falas, atribuídas à promotora Aidee Maria Moser Torquato Luiz, responsável pela promotoria de Meio Ambiente que conduzia os trabalhos da Operação Pau Oco II, revelam que ela queria saber se havia algo contra o deputado estadual Jair Montes.

 

 

PESSOALMENTE

 

Em um primeiro momento a promotora esquece o nome do deputado depois, ao lembrar, pergunta se há algo contra Jair Montes em alguma conversa, provavelmente, grampeada. A conversa termina com a promotora dizendo que ao chegar explicaria o porque do interesse no nome de Montes.

 

 

PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA

 

O deputado Jair Montes disse que não tem ideia da citação do nome dele nas conversas. Montes prometeu encaminhar requerimento ao Procurador Geral de Justiça para que o Ministério Público esclareça a situação.

 

 

 

 

 

PAU OCO

 

A Operação Pau Oco investigou supostos crimes ambientais, envolvendo servidores da Secretaria de Meio Ambiente. Foram realizadas buscas e apreensões na residência do ex-governador Daniel Pereira. Áudios vazados de grupos de Whatsapp da DRACO revelaram que escutas teriam sido supostamente forjadas para induzir o judiciário à erro no caso de Pereira.

 

A afirmação é de um dos delegados responsáveis pelas investigações que também sugeriu a prisão do presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Walter Waltenberg, depois que o nome do magistrado foi citado em uma venda de gado para o padrasto do ex-deputado estadual Cleiton Roque.

 

 

NOVAS INFORMAÇÕES

 

Em entrevista nesta segunda-feira (11), um ex-agente da DRACO afirmou que, outra operação deflagrada pela delegacia, a Pouso Forçado, também não havia provas contra o ex-secretário de Saúde do Estado, Williamens Pimentel, tampouco contra o empresário Gilberto Scheffer, proprietário da empresa Rima Taxi Aéreo. Eles foram acusados, junto com outros 11 servidores públicos, de superfaturamento e fraude em contratos de aeronaves para a Secretaria Estadual de Saúde.

 

 

EVITAR ERROS

 

O Ministério Público de Contas de Rondônia (MPC-RO) encaminhou expediente à Secretaria de Trânsito, Mobilidade e Transporte de Porto Velho (Semtran), a fim de alertar os atuais gestores sobre a retomada de estudos visando a inversão do sentido da avenida Sete de Setembro, conforme amplamente divulgado na mídia local. O alerta feito pelo MPC teve como objetivo evitar a repetição dos erros cometidos anteriormente, haja vista a perspectiva de que o projeto seja retomado pela gestão municipal.

 

 

JÁ FOI DISCUTIDO

 

O MPC encaminhou cópia, na íntegra, da notificação recomendatória e da representação do MPC, que resultou no julgamento do Acórdão n. 168/2014, julgado pelo Pleno do Tribunal de Contas (TCE-RO), com determinações que devem ser observadas no atual projeto de possível inversão da via pública. Segundo o que foi decidido, além do planejamento da mobilidade urbana, a população deve ser ouvida e o assunto amplamente debatido. “Constatou-se, também, que tal proposição não foi devidamente integrada ao Plano Diretor do Município”, diz a decisão.

 

 

JOVENS

 

Acontece amanhã na capital a 1ª Feira do Jovem Empreendedor. O evento será realizado na Praça Aluízio Ferreira, a partir das 9h, e se estenderá até às 18 horas. Estarão sendo comercializados produtos feitos por jovens e um dos objetivos é incentivar o jovem a despertar o interesse pelo empreendedorismo.

 

 

PRIMEIRO LUGAR

 

Nayara de Oliveira Silva, aluna da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Buriti, localizada em Buritis, ganhou medalha de ouro ao participar do concurso de redação do Senado Federal e que tinha como objetivo o Projeto Jovem Senador. O Projeto Jovem Senador foi criado para estimular o exercício da cidadania e a reflexão dos estudantes sobre a democracia e a formação das leis.

 

 

TODO O BRASIL

 

Os autores das 27 melhores redações — um por unidade da Federação — são automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, simulando a atuação dos senadores da República. Outros prêmios também estão previstos para alunos e escolas. O projeto conta com a parceria do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o apoio das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.

 

 

MINIVAN PARA A SAÚDE

 

O deputado Dr. Neidson (PMN) entregou no município de Ouro Preto do Oeste um veículo modelo minivan Spin, de sete lugares que atenderá o Programa Saúde da Família (PSF) e também para realizar o transporte de pacientes, o chamado Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

 

 

 

 

 

EMENDA PARLAMENTAR

 

O veículo entregue ao secretário de Municipal de Saúde, Cristiano Ramos e a diretora Geral de Administração, Endineia Maria Gusmão, foi adquirido através de emenda disponibilizada pelo deputado no valor de R$ 75 mil. “Com o carro novo as equipes de estratégia do PSF deixam de depender de veículos emprestados de outros setores da prefeitura e passam a ter mais autonomia para agendar as visitas domiciliares, assim como para as demandas dos pacientes em TFD”, explica Dr. Neidson.

 

 

POR DENTRO DA HISTÓRIA

 

Nesta quarta-feira (13), às 8h, no Palácio Rio Madeira, o Governo de Rondônia realiza o Projeto Conheça Porto Velho que visa reconquistar o conceito histórico e a memória do patrimônio cultural, juntamente com a valorização turística existente em torno do município de Porto Velho aos alunos das escolas públicas do Estado. Durante a manhã, 104 alunos e 52 professores de escolas estaduais farão um tour pelo Palácio Rio Madeira. Após a visita ao palácio, os alunos se dividirão em dois grupos que serão direcionados ao Memorial Rondon e ao centro histórico da capital.

 

 

CAIU

 

O rondoniense Paulo Guilherme Salvador Wadt, funcionário de carreira da Embrapa-RO, foi exonerado do cargo de Secretário de Estado de Produção e Agronegócio-SEPA do Estado do Acre. A exoneração foi publicada nesta terça-feira (12) no Diário Oficial Acreano. Paulo Guilherme estava como Secretário desde que o governador Gladson de Lima Cameli assumiu o cargo, em janeiro desde ano.

 

 

SEM INFORMAÇÕES

 

Pesquisa YouGov/AirHelp com 10 mil pessoas (2,1 mil do Brasil) mostra que 51% dos brasileiros já tiveram problemas com voos e 60% dizem que a empresa aérea nunca informou sobre os seus direitos.

 

 

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS