close

ESPAÇO ABERTO: Rondonienses são conservadores e preferem casamentos legais

Confira a coluna

RONDONIAOVIVO - CÍCERO MOURA

12 de Dezembro de 2019 às 08:43

ESPAÇO ABERTO: Rondonienses são conservadores e preferem casamentos legais

FOTO: (Divulgação)

RONDONIENSES QUEREM CASAR COM TUDO QUE TEM DIREITO 


 
As Estatísticas de Registro Civil, divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que Rondônia tem a maior taxa de nupcialidade legal por mil habitantes: 10,1. O índice brasileiro é de 6,4.

 

 

PASSOU DE 13 MIL

 

Em 2018, ocorreram 13.541 casamentos em todo o Estado de Rondônia, sendo 3.965 na capital e 9.576 no interior. A maioria ocorreu entre cônjuges solteiros: 9.046. Nos casamentos homoafetivos, as mulheres representaram dois terços.

 

 

MAIS MADURO

 

Da mesma forma, a pesquisa mostrou que a média de idade tem aumentado. Em 2013, os brasileiros casavam-se com 31 anos e, em 2018, a idade foi para 32,6. Já os rondonienses, aumentaram a idade média de 30,7 para 32,3 anos.

 

 

QUANDO TERMINA É PRA VALER

 

Rondônia também é o campeão em divórcio, com uma taxa de 3,8. Dos 3.599 divórcios concedidos em 1ª instância em 2018, 2.621 foram consensuais, representando 72,8%. Das separações não consensuais, 57% foram requeridas pela mulher. No país, a proporção é de um divórcio para cada três casamentos.

 

 

 

 

 

DIMINUIU O TEMPO DE QUE ATÉ A MORTE NOS SEPARE

 

O tempo médio de duração dos matrimônios reduziu de 17 anos em 2008 para 14 anos em 2019. Em Rondônia, o matrimônio dura cerca de dez anos e 21% dos divórcios ocorrem com menos de dois anos de casamento.

 

 

FRAUDE

 

Operação da Polícia Federal em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU) deu sequência a uma denúncia publicada com exclusividade aqui pela coluna. Corrupção dentro do Incra envolvendo servidores com cargo de chefia no Instituto.

 

 

 

 

 

PRISÕES

 

Na operação desta quarta-feira (11) 10 pessoas, entre elas servidores públicos federais e um contador, foram presas suspeitas de corrupção. Contratações irregulares para eventos eram direcionadas a uma empresa específica que, obviamente, recebia sem prestar o serviço necessário ou executava algo diferente do objetivo do contrato. Usando poder de gestão, os bandidos direcionavam as contratações.

 

 

VALORES


Segundo o delegado Heliel Martins Costa, com a fraude os investigados desviaram pelo menos R$ 2 milhões dos cofres públicos.

 

 

VEJA MAIS:

 

 

 

MAIS RÁPIDO QUE A LUZ

 

A chuva que vem dando o ar da graça nos últimos dias também já está fazendo seus estragos. São muitas, e muitas mesmo, as regiões afetadas pela água, que destrói a “casca de ovo” chamada de asfalto em vários pontos da capital. Um dos lugares afetados foi em frente ao prédio da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Justiça. No entanto, o estrago durou pouco. Bastou uma ligação para a prefeitura e o problema foi resolvido.

 

 

MILAGRE 


O curioso é que em outras regiões, habitadas por meros pobres mortais, nem com exorcismo a população consegue atenção do poder público. Tem aniversário de buraco comemorado com bolo, Q-suco e salgadinho.

 


 
E VAMOS PRO CATAR

 

Informações da Revista Veja dão conta de que servidores do Tribunal de Contas da União estão revoltados com dois ministros que teriam “armado” a participação em uma conferência sobre combate à corrupção “concidentemente” nas datas de jogos das finais do Mundial de Clubes, que terá o Flamengo como um dos participantes.

 

 

EVENTO

 

O custo da “viagem oficial” chega a R$ 60 mil somente em diárias, bancadas com público, além dos custos com passagem e hospedagem.


As informações da Revista Veja revelam que Benjamin Zymler e Augusto Sherman irão até o país asiático para participar da 8ª Conferência dos Estados Partes da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, marcada para ser realizada entre os dias 16 e 21.

 


MALDITA SORTE


A  revolta dos servidores do TCU se deu pelas coincidências que envolvem a viagem. Os magistrados são torcedores do Flamengo, e a aprovação para viagem ocorreu três dias após a equipe carioca vencer a Copa Libertadores da América e garantir vaga no Mundial de Clubes, que será disputada no Catar, no mesmo período da conferência.

 


MAIS SORTE


A segunda questão é que, Zymler e Sherman, acompanhados de um auxiliar do TCU , decidiram antecipar a partida e postergar o retorno ao Brasil. Segundo publicado pela Veja, Sherman viaja no dia 13, mesma data do embarque do Rubro-Negro para Mundial, e só retorna dia 23 de dezembro, dois dias depois do jogo da final. Zymler sai dia 9 e volta dia 22. O Flamengo estreia no dia 17, e disputa a final ou o terceiro lugar no torneio, no dia 21.

 

 

MUITO PRÓXIMO


No evento das Nações Unidas,os ministros estarão a poucas horas de carro do Estádio Internacional Khalifa, onde o time carioca fará a estreia na competição.

 

 

FARRA


Ué, se os nobres egrégios do Senado Federal podem passear na Disney com dinheiro público, o que impede os ministros de também serem felizes. Afinal ninguém é de ferro, pois se passaram quase 40 anos até o Flamengo chegar a uma disputa de título mundial.

 

 

CONSERVATÓRIO DE MÚSICA VALE DO JURUÁ


General Lima, comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, convida para as apresentações do Conservatório de Música do Vale do Juruá, formado por  crianças e adolescentes. Os espetáculos acontecem nos dias 15 e 16 de dezembro de 2019 (domingo e segunda-feira). As apresentações serão no Porto Velho Shopping às 18h do domingo e na Procuradoria Regional do Trabalho às 09h30min da segunda-feira.

 

 

ENCOMENDA INUSITADA


Papai Noel está sempre pronto a atender todos os pedidos das crianças no Natal. O bom velhinho recebe cartas do Mundo todo e com pedidos bem variados. Em Porto Velho, o Papai Noel dos correios já começou a separar os presentes e uma entrega será diferenciada.

 

 

FORA DO SACO


O Carlos Henrique, de 08 anos, mandou cartinha pedindo um peixinho Beta. Claro que Papai Noel não tem como carregar o peixinho no saco junto com os outros presentes, mas não é por isso que o pedido do Carlinhos deixará de ser atendido. 

 

 

DIFERENCIADO


O doce peixinho Beta, de cor vermelha, já está no aquário pronto para seguir ao destino do seu novo dono. E pela agitação na água parece que vai haver muita festa quando presente e presenteado se encontrarem. Hohohohohouuuuuu!!!!!

 

 

 

 

 

 

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS