close

ESPAÇO ABERTO: Comandante da PM  é aplaudido em reunião sobre salários

Confira a coluna de Cícero Moura

CÍCERO MOURA/RONDONIAOVIVO

13 de Março de 2020 às 09:50

ESPAÇO ABERTO: Comandante da PM  é aplaudido em reunião sobre salários

FOTO: (Divulgação)

EM DEFESA DA TROPA


Coronel Ronaldo Flores, comandante da Polícia Militar de Rondônia, foi aplaudido de pé por policiais durante reunião no Sintero ( Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia ), na tarde de quarta-feira (11). Coronel Ronaldo foi chamado para o encontro pois estava em discussão a questão salarial dos PMs. 

 


ECONOMIA E CORTES


Na presença do governador Marcos Rocha, o comandante da PM disse que a instituição fez o dever de casa, acatando determinação de economizar para que fosse possível conseguir reposição salarial. Os PMs querem equiparação com os salários da Polícia Civil.

 


FIDELIDADE


Coronel Ronaldo disse que é fiel ao governador e a todos os seus superiores hierárquicos, mas também deixou deixou claro que a fidelidade vale para a tropa, que ele confia e que está sempre à disposição quando chamada. 


RÉPLICA


O governador Marcos Rocha concordou com a manifestação do comandante da PM, e complementou dizendo que também é fiel a tropa mas é preciso ter sabedoria para agir. Rocha deixou no ar que a PM vem sendo prejudicada por politicagem, manifestação que pode comprometer eventuais conquistas da categoria.


INUSITADO


Na manhã desta sexta-feira (13), o comandante da Polícia Militar de Rondônia "pagou" flexões com a tropa. Coronel Ronaldo Flores, foi surpreendido por alunos do Curso de Formação de Cabo. Os militares marcharam cantando até a entrada do Quartel do Comando Geral e "pagaram" 10 flexões em homenagem ao coronel Ronaldo. A iniciativa foi uma retribuição ao comandante por ele ter defendido a categoria, junto ao governador, durante reunião que tratava do reajuste salarial de 30%. Os militares da PM e dos Bombeiros cumpriram com o realinhamento econômico pedido pelo governo e agora querem que a promessa de reajuste seja cumprida. Ao ver a atitude de seus comandados, Coronel Flores saiu de sua sala e foi até o pátio do quartel pagar 10 flexões junto com a tropa.

 


O QUE É ISSO COMPANHEIRA ?

 

A  vereadora Debora de Souza Pereira ( PMN ), de Alvorada do Oeste, chamou de vagabundo um cidadão que fez críticas a ela e a outros vereadores na internet. O vídeo da manifestação da egrégia está em redes sociais. Pelo tom do discurso, já dá para se ter uma ideia da visão democrática da dita parlamentar.

 

 

PORTA-VOZ CHINÊS LEVANTA SUSPEITAS SOBRE EUA

 

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, escreveu no Twitter nesta quinta-feira que militares dos EUA podem ter levado o coronavírus à cidade chinesa de Wuhan, a mais atingida pelo surto.

 

MIL LEITOS SÓ PARA CORONAVÍRUS EM SÃO PAULO


O governador João Dória confirmou, ontem, que seu governo contratou mil novos leitos de UTI apenas para abrigar pacientes atacados pelo coronavírus. As autoridades públicas da área da saúde estão convencidas de que uma explosão de novos casos começará até este fim de semana.

 


PERIGO MAIOR PARA SP E RJ


O presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Clóvis Arns da Cunha, explicou que pandemia é risco de “transmissão comunitária” do coronavírus, sem origem identificada. Para ele, se isso ocorrer no Brasil, apenas grandes cidades tipo Rio e São Paulo correm riscos.


IDOSOS SÃO OS MAIS AFETADOS

 

Entre esse grupo específico, o Covid-19 tem se mostrado mais grave, com maior número de complicações, com necessidade de internamento, e maior número de mortes.

 

 

DOENÇAS ASSOCIADAS

 

Um dos motivos que levam ao maior risco do novo coronavírus entre os idosos está o fato de que, entre esse grupo, há maior prevalência de doenças crônicas associadas. Ao desenvolverem os sintomas do coronavírus, o risco de que isso possa impedir o tratamento adequado de doenças pré-existentes é grande.

 

NÚMEROS

 

 Embora a taxa de mortalidade da doença, entre a população em geral, esteja de 3% a 4%, conforme informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número tende a aumentar conforme o avanço da idade.


Enquanto a taxa de mortalidade entre pessoas de 10 a 39 anos infectadas pelo novo coronavírus está em 0,2%, o número cresce a 0,4% para o público de 40 a 49 anos. Na sequência, a taxa pula para 1,3% na população dos 50 aos 59 anos e 3,6% entre os 60 a 69 anos.

 

SINTOMAS

 

Nunca é demais voltar a informar que os sintomas mais comuns são febre, cansaço e tosse seca. Algumas pessoas têm dores no corpo, congestão nasal, coriza, dor de garganta ou diarreia. Uma em cada seis pessoas desenvolve dificuldade para respirar. Outras não desenvolvem sintoma nenhum, segundo a OMS.

 

COMO PROCEDER SE OS SINTOMAS APARECEREM


Segundo os  infectologistas, pessoas com quadros leves (pouca tosse, febre baixa, nariz escorrendo) devem receber orientações para ficar em casa com remédios para os sintomas, hidratação e repouso. A pessoa que vai para o hospital com dor de cabeça e um pouco de febre tem grande chance de pegar coronavírus na sala de espera de alguém infectado.

 

SITUAÇÃO MAIS GRAVE


A falta de ar progressiva,  tosse intensa, catarro com pus, febre alta com calafrios e pontas dos dedos e lábios arroxeados são sinais de infecção grave pelo novo coronavírus. Nesse caso, é preciso ir a um hospital. Em caso de dúvida, consulte um médico para receber orientações sobre o que fazer.

 

VAI SABER HOJE


Resultado para o teste do coronavírus no presidente Bolsonaro será divulgado hoje. O secretário especial de Comunicação, Fábio Wajngarten, está infectado com o coronavírus e permanece em quarentena domiciliar. A informação foi confirmada em nota divulgada pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República nesta quinta-feira (12). Wajngarten foi junto com Bolsonaro na viagem para os Estados Unidos.

 

 

JANTOU COM TRUMP

 

Como integrante da comitiva de Bolsonaro, Wajngarten participou de eventos oficiais não só com o presidente brasileiro, mas também com o presidente norte-americano, Donald Trump. No último sábado (7), o secretário esteve em um jantar com a presença de ambos. Nesta semana, o secretário chegou a postar fotos em que aparece abraçado a Trump e Bolsonaro.

 


ALERTA NA BOLÍVIA

 

A presidente da Bolívia, Jeanine Áñez, anunciou na tarde desta quinta-feira, 12, uma série de medidas duras para evitar a proliferação do coronavírus no país. Uma das medidas de mais impacto é a suspensão das aulas em todo o país até o dia 31 de março.

 

 

RIGOR NA FRONTEIRA

 

A partir deste sábado, 14, estão proibidos voos para a Europa. Além disso, o governo boliviano também anunciou uma medida que afeta direto os países que fazem fronteira, como é o caso do Brasil. Todos que entrarem no país passaram por um rigoroso controle. Para evitar aglomeração de muitas pessoas, o que facilita a disseminação do coronavírus, está proibida a realização de eventos públicos que reúnam mais de mil pessoas.


GASOLINA E DIESEL

 

A Petrobras decidiu reduzir o preço da gasolina em 9,5% e do diesel em 6,5%. A redução entra em vigor hoje.

 

 

HOJE TEM MÚSICA E CAMARÃO

 

Hoje é dia de Festival do Camarão com preços especiais no Restaurante Paroka. No cardápio, Camarão Internacional, Camarão ao Alho e óleo, Risoto de Camarão, Espaguete com Camarão e Camarão Empanado. O restaurante também oferece outras opções saborosas feitas com um toque especial do Chefe Ney. A música ao vivo fica por conta do cantor Bodó. O Restaurante Paroka está localizado na rua João Goulart, 2593, bairro São Cristovão. Quem preferir, pode pedir tele-entrega pelo telefone 3221-6616.

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS