close

ESPAÇO ABERTO: Confirmados 03 casos de coronavírus a 500 km de Rondônia

Confira a coluna de Cícero Moura

CÍCERO MOURA/RONDONIAOVIVO

18 de Março de 2020 às 09:40

ESPAÇO ABERTO: Confirmados 03 casos de coronavírus a  500 km de Rondônia

FOTO: (Divulgação)

ARQUITETO


O Portal ac24horas divulgou na tarde desta terça-feira (17) três  casos confirmados de coronavírus. Os nomes não foram divulgados, mas um dos casos seria de um homem de cerca de 30 anos que chegou de São Paulo, onde teria participado de um congresso de arquitetura.


OUTROS DOIS


O outro caso é de uma mulher de 50 anos que também teria contraído a doença na capital paulista. A terceira pessoa infectada teria feito os primeiros atendimentos e exames na UNIMED, em Rio Branco.

 

 

OUTRO LADO


A Secretaria Estadual de saúde do Acre confirmou oficialmente os 03 casos e informou que já estão sendo tomadas todas as medidas que a situação exige. São dois arquitetos, sendo eles um homem de 30 anos e uma mulher 37, e uma advogada de 50 anos.


VIERAM DE FORA


Todos os casos são considerados ‘importados’, ou seja, não houve contaminação local, já que os dois primeiros contraíram a doença em São Paulo, enquanto que a advogada esteve em Fortaleza (CE).


TRATAMENTO


Por  se tratar de ser casos leves, estão todos em isolamento domiciliar aos cuidados dos técnicos da Atenção Básica em Saúde do Município de Rio Branco.


DIAGNÓSTICO


Os caos foram confirmados no Centro de Infectologia Charles Mérieux, na Fundação Hospitalar do Estado do Acre. Uma segunda amostra foi enviada ao Instituto Evandro Chagas, em Belém, cujos resultados sairão em até 10 dias.


OUTRO LADO 2


A Unimed não retornou as ligações da coluna.

 

SEM ABORDAGEM


Detran-RO divulgou informação dando conta da suspensão das atividades da Operação Lei Seca por 15 dias e também de abordagens de motoristas no mesmo período. As medidas vem ao encontro do Decreto Estadual que restringe o máximo possível a concentração e contato entre pessoas.

 

 

COMITÊ DE CRISE 

 

O chefe da Casa Civil, general da reserva Braga Neto, assumiu o comando do Comitê de Crise formado ontem por Bolsonaro. Ele coordenará as ações do governo federal em meio à crise provocada pela pandemia do coronavírus.

 

 

PARCERIAS

 

Ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto foi nomeado nesta terça-feira (17) para a coordenação do Comitê de Crise montado pelo governo federal, com a participação de ministérios e bancos públicos. Responsável pela intervenção militar no Rio, ainda no governo de Michel Temer, o general Braga Netto foi nomeado para a Casa Civil a menos de um mês.


100 MIL VAGAS

 

A Amazon.com informou que vai contratar 100 mil funcionários para armazéns e entrega de produtos nos Estados Unidos para lidar com o aumento de pedidos online recebidos pela companhia diante do pânico em torno da pandemia de coronavírus.

 


REAJUSTE


A Amazon afirmou que vai investir 350 milhões de dólares para aumentar os pagamentos a estes funcionários nos EUA e Canadá em 2 dólares a hora. Para o Reino Unido, o reajuste será de 2 libras e na União Europeia a empresa vai pagar cerca de 2 euros a mais. O salário atual dos colaboradores da Amazon é de 15 dólares a hora.


NOVA FUNÇÃO


O general José Eduardo Leal, que comandou a 17º Brigada de Infantaria de Selva, em Porto Velho, vai comandar a Subchefia de Operações do Ministério da Defesa. General Leal, que estava em uma Subchefia da Logística, passa a atuar em um nível estratégico com atividade fim.

 

 

DE VOLTA À AMAZÔNIA


Entre as atuais atribuições do general Leal está o acompanhamento das atividades na operação Acolhida, em Boa Vista. Lá em Roraima o trabalho é logístico e humanitário e considerado como  nível estratégico. Um verdadeiro exemplo de solidariedade.

 

OUTRAS OPERAÇÕES


Na nova função, o general Leal também passará a gerenciar, no nível estratégico, as operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), garantia de votação e apuração em pleitos eleitorais e outras operações que envolvam as forças armadas.

 


AMIZADE


Este colunista deseja muito sucesso ao general Leal, que sempre soube manter uma relação de cordialidade e harmonia com a imprensa mesmo em momentos que a 17º  Brigada de Infantaria de Selva teve que ser questionada por atos isolados.

 

PRESTÍGIO


O empresário Gilberto Scheffer, dono da RIMA Táxi Aéreo de Rondônia, foi reeleito por mais 3 anos como Diretor Secretário do SNETA ( Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreos do Brasil ). A eleição aconteceu nesta terça-feira ( 17 ) na cidade do Rio De Janeiro. A reeleição do  Comandante  Gilberto revela uma rara condição no mercado aéreo brasileiro. Que Rondônia tem credibilidade na aviação aérea Regional junto a outros gigantes do segmento no Brasil. 

 

 

MAIS DE 4 MIL E 400


O Ministério da Saúde informou que 4,4 mil brasileiros se inscreveram no Mais Médicos para combate ao coronavírus, mas ainda existem 1.451 vagas. São 5.851 vagas disponíveis.


Os 1,8 mil médicos cubanos que estão no Brasil serão chamados.

 

 

JÁ TRABALHANDO

 

A USP trabalha a todo vapor em vacina contra o tipo de coronavírus que provoca síndrome respiratória aguda. Coordenador do projeto, Jorge Kalil lembra, entretanto, que isso envolve processos rigorosos e “fazer uma vacina não significa produzir a vacina” e distribuí-la.

 

 

OUTRO MILITAR

 

O presidente Jair Bolsonaro indicou nesta terça-feira, 17, o contra-almirante Rodolfo Henrique de Saboia (foto) para diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, a ANP. O militar substituirá Décio Fabrício Oddone da Costa, que renunciou ao posto. O contra-almirante terá de passar por sabatina no Senado, que terá a palavra final para aprovar ou não a indicação.


COORDENOU OPERAÇÃO


Henrique de Saboia foi o coordenador operacional do Grupo de Acompanhamento e Avaliação ao recente aparecimento das manchas de óleo nas praias do Nordeste e Sudeste do Brasil.


PRISÕES REVOGADAS


O presidente do Conselho Nacional de Justiça, CNJ, ministro Dias Toffoli, baixou recomendação, nesta terça-feira, 17, para que todos os tribunais do país reavaliem e, se possível, revoguem prisões provisórias, além de medidas de internação e semiliberdade impostas a menores infratores em casos específicos. 


GRUPO ESPECÍFICO


O texto prevê a revisão dos casos de presos e menores infratores enquadrados em grupos mais vulneráveis à Covid-19, como mulheres gestantes, lactantes, mães ou responsáveis por criança de até 12 anos ou por pessoa com deficiência, assim como idosos e indígenas.


QUEM JÁ ESTÁ PRESO


Os juízes deverão reavaliar, ainda, a situação dos encarcerados em estabelecimentos penais superlotados, que não disponham de equipe de saúde, mantenham-se sob ordem de interdição ou disponham de instalações que favoreçam a propagação da doença.

 


INFECTADOS


Em relação a presos com diagnóstico suspeito ou confirmado de contaminação por coronavírus, e quando não houver local de isolamento na penitenciária, a recomendação é de transferência para a prisão domiciliar. A norma do CNJ também proíbe a entrada nos presídios de visitantes que apresentem febre ou sintomas respiratórios associados à Covid-19.


FORTUNA


O Facebook anunciou nesta terça-feira que planeja conceder 100 milhões de dólares em doações em dinheiro e créditos de anúncios para até 30 mil pequenas empresas em mais de 30 países.


A maioria receberá subsídios em dinheiro e o Facebook divulgará mais detalhes em breve sobre como as empresas poderão solicitar a assistência. Procurada no Brasil, a empresa não informou a divisão de recursos entre os países.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS