close

ESPAÇO ABERTO: Cidades desertas, população com medo e economia parada

Confira a coluna de Cícero Moura

CÍCERO MOURA/RONDONIAOVIVO

23 de Março de 2020 às 09:36

ESPAÇO ABERTO: Cidades desertas, população com medo e economia parada

FOTO: (Divulgação)

O MELHOR REMÉDIO É O CASEIRO


A cada nova morte pelo novo coronavírus a população fica ainda mais assustada. Embora  a maioria das vítimas estivessem em grupos de risco, a recomendação das autoridades para todo mundo, não somente idosos ou pessoas com histórico de doenças como diabetes e problemas respiratórios, é que todos fiquem em casa. E agora a polícia foi para a rua fiscalizar.


DECRETO ESTADUAL


O governo de Rondônia decretou Calamidade Pública com uma série de novas determinações para os próximos 15 DIAS. São medidas consideradas radicais? Até podem ser, mas é o melhor remédio, por enquanto. Para que a vida seja preservada.


O QUE NÃO PODE


Estão proibidos nesse momento: Uso de mototáxi, operação aeroviária nos aeroportos estaduais, realização de eventos ou reuniões com mais de 5 pessoas,  permanência e trânsito de pessoas em áreas de lazer e convivência, pública ou privada (incluindo condomínios),  funcionamento de restaurantes, lanchonetes, bares, clubes, academias, balneários, boates, cinemas e teatros – a medida permite apenas DELIVERY ou retirada no local, atividades e serviços privados não essenciais e funcionamento de galerias de lojas e comércios, shoppings centers e centro comercias.


O QUE PODE


 Funcionamento de  açougues, panificadoras, supermercados, clínicas de saúde, farmácias, veterinários, postos de combustíveis, atacadistas, distribuidoras e oficinas mecânicas e autopeças.


SUSPENSO TEMPORARIAMENTE


ingresso no Estado de veículos de transportes vindos de outros países,  cirurgias eletivas em hospitais públicos e privados.


O QUE VAI SER FISCALIZADO


Controle  de entrada e acesso de passageiros no aeroporto de Porto Velho, transporte coletivo realizado sem exceder a capacidade de passageiros sentados,  transporte de táxi e aplicativos sem exceder a capacidade máxima de 1 (um) motorista e 2 (dois) passageiros.


SEM VISITAS


Ficam probidas visitas em hospitais públicos e particulares, presídios estaduais, unidades socioeducativas, asilos e orfanatos, abrigos e casas de acolhimento.


PM DE PRONTIDÃO


A Polícia Militar está autorizada a fazer uso da força necessária e proporcional para desfazer ou dispersar aglomerações de pessoas de acordo com os itens do Decreto.


MEDIDAS NACIONAIS RELACIONADAS AO CORONAVÍRUS


Os supermercados do Estado de São Paulo vão vender álcool em gel a preço de custo a partir de hoje, segunda-feira. Para que não haja problemas de abastecimento, haverá um limite de dois frascos por consumidor.


AÉREO


A Gol Linhas Aéreas disponibiliza, a partir de hoje, passagens aéreas gratuitas para médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas que precisam se deslocar pelo Brasil para prestar atendimento aos doentes do coronavírus. Será cobrada apenas a taxa de embarque.


MELHORA INTERNACIONAL


A economia da China está começando a mostrar alguns sinais de normalização após o grande impacto causado pelo coronavírus, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI). A maioria das grandes empresas chinesas reabriu e muitos funcionários locais já voltaram ao trabalho.


TRANSMISSÃO LOCAL SEM NOVOS CASOS NA CHINA


A Comissão Nacional de Saúde da China informou que, em 04 dias seguidos, o país não registrou novos casos de transmissão local de covid-19. Todos os novos doentes identificados na China trouxeram o vírus em viagens internacionais.


SHOPPING COM ATENDIMENTO RESTRITO


O Porto Velho Shopping suspendeu suas atividades entre os dias 21 de março e 03 de abril. Ficam  mantidos os acessos às farmácias e clínicas de atendimento à saúde sendo que continuarão em funcionamento apenas operações de delivery.


 
ALÔ POLÍCIA!!!


Coluna recebeu denúncia de que, mesmo com decreto municipal em vigor,  tem loja de utilidades no interior obrigando funcionários a comprar máscara e álcool em gel e ir trabalhar. Se for verdade é o acúmulo da falta de noção. Vou repassar as informações para os órgãos fiscalizadores.


INDUSTRIAS DE AUTOMÓVEIS PARALISAM PRODUÇÃO NO BRASIL

 

As montadoras de automóveis resolveram fechar suas portas no Brasil. Os prazos de portas cerradas variam de fábrica para fábrica. A cadeia produtiva será dramaticamente afetada, da siderurgia, passando pelas indústrias de auto-peças, atacado e varejo, inclusive revendas e oficinas. Um desastre econômico sem precedentes e que resultará em milhares de empresas quebradas e milhões de desempregados.


RECONHECIMENTO DO “ ESTADO DE TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA” 

 

O governo federal decretou "estado de transmissão comunitária" em todo o Brasil. Este estado reconhece que a pandemia do vírus chinês já não é mais resultado de pessoas que contraíram a doença no exterior.

 

INTERRUPÇÃO

 

O presidente Jair Bolsonaro anunciou na noite deste domingo (22) uma MP (medida provisória) que autoriza suspensão do contrato de trabalho por até quatro meses.

 

No período, o empregado deixa de trabalhar, assim como o empregador não pagará salário. A empresa é obrigada a oferecer curso de qualificação online ao trabalhador e a manter benefícios, como plano de saúde.


BRASIL NÃO CRESCERÁ ESTE ANO

 

O ministério da Economia revisou sua projeção para o PIB deste ano. O número passou de 2,1% para apenas 0,02%. E pode piorar, dependendo da profundidade e do prazo de duração do vírus chinês. O ministério fez a divulgação ao anunciar os números das receitas e das despesas do primeiro bimestre.


PIOR JÁ FOI

 

As ligas chinesa e japonesa de futebol começaram a fazer contato com atletas para retomar partidas a partir de abril e maio, respectivamente. Na Itália, há clubes que querem voltar às atividades nesta segunda (23).

 

TELE-NTREGA

 

Restaurante Paroka avisa que enquanto permanecer o Decreto do governo o atendimento ao público será somente pelo Ifood  ou tele-entrega no fone 3221-6616.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS