close

ESPAÇO ABERTO: Quem for infectado pelo novo coronavírus pode ficar com sequelas

Confira a coluna de Cícero Moura

CÍCERO MOURA/RONDONIAOVIVO

24 de Março de 2020 às 09:12

ESPAÇO ABERTO: Quem for infectado pelo novo coronavírus pode ficar com sequelas

FOTO: (Divulgação)

CUIDADOS REDOBRADOS


A manchete acima é justamente para reforçar todos os alertas que estão sendo feitos em relação à prevenção. Pessoas infectadas pelo novo coronavírus, e que passaram pela doença, podem sair dela com sequelas. O alerta foi dado por autoridades de saúde de Hong Kong, que identificaram uma redução na função pulmonar de até 30% em alguns pacientes.

 

3 EM CADA 12

 

Os dados foram divulgados na metade de março, quando o primeiro grupo de pacientes recuperados da Covid-19 foi liberado pelos médicos, o que somava cerca de 12 pessoas. Até o dia 20 de março, Hong Kong tinha 256 casos confirmados e 98 recuperados.
Dos pacientes desse primeiro grupo, o diretor médico do Centro de Doenças Infecciosas do Hospital Princesa Margaret, Owen Tsang Tak-yin, disse à imprensa local que dois a três não conseguiam manter as mesmas atividades pulmonares que costumavam ter antes da doença.

 

POR IMAGEM

 

Exames de imagem dos pulmões dos pacientes mostraram que, em nove deles, havia um padrão de inflamação de vidro fosco, o que poderia sugerir danos ao órgão. No entanto, danos mais severos, como fibrose pulmonar, não poderiam ser confirmados ainda.

ORIENTAÇÃO DOS INFECTOLOGISTAS


Assisti entrevista de uma médica especialista em infecção que foi simples e objetiva quando questionada se as pessoas devem ou não correr para hospitais quando aparecerem sintomas de resfriado ou gripe. Diz a especialista que a população  só deve  procurar auxílio médico em caso de febre contínua e dificuldade em respirar, estes sim podem ser sintomas da Covid-19. Simples assim.


MEDIDAS CASEIRAS


Em caso de surgimento de gripe ou resfriado, ter em casa analgésicos, antigripal , xarope e pastilhas para controle da tosse.


ESCLARECIMENTO DA PREFEITURA DE PORTO VELHO


A Condecom informou que o prefeito Hildon Chaves não determinou a retirada dos Camelôs da Praça Jonathas Pedroza. Não haverá demolição ou algo neste sentido. Porém, os trabalhadores do local devem cumprir os decretos, Federal, Estadual e Municipal, no sentido de se protegerem. A prefeitura ressalta ainda que vai cumprir as determinações repassadas pelo Ministério Público.


SEM NOÇÃO


A atitude de um Secretário Municipal de Porto Velho de publicar em suas redes sociais um idoso se masturbando é algo deplorável e inadmissível. Difícil imaginar que uma pessoa em suas faculdades normais não saiba definir o tamanho da estupidez ao fazer tal publicação.


CAPACIDADE


Quando um governante nomeia um cidadão para exercer cargo de chefia a primeira coisa que se imagina é que ele é preparado tecnicamente (o que não tem sido regra) e intelectualmente. No caso em questão, o tal secretário tem currículo no entanto embalado pela onda debiloide que domina redes sociais deu uma demonstração bolorenta que não condiz com seu perfil.


OUTRO LADO


A assessoria do prefeito Hildon Chaves não retornou as mensagens da coluna. Uma fonte ligada ao prefeito informou que ele teria ficado irritado com a publicação e que poderia exonerar o secretário envolvido na brincadeira de mau gosto. O secretário que envolvido no caso pediu desculpas pelo ato em suas redes sociais.

 

CARRETA NA FRENTE DOS BOIS


Após anunciar que as empresas estavam desobrigadas de pagar salários por até 4 meses, Bolsonaro voltou atrás e revogou o artigo que tratava do assunto na Medida Provisória que visa combater efeitos da pandemia de coronavírus sobre a economia. 

 

MAL AVALIADOS


Segundo pesquisa XP/Ipespe, a avaliação negativa (ruim ou muito ruim) do presidente Jair Bolsonaro de 36% só perde para a avaliação negativa do Congresso Nacional, que soma 44%.


INFORMAÇÕES DUVIDOSAS


A ditadura de Kim Jong-un, na Coreia do Norte, afirma que o país ainda não registrou casos de coronavírus. Mas especialistas e ONGs duvidam. O diretor do Comitê pelos Direitos Humanos na Coreia do Norte, Greg Scarlatoiu, disse que pessoas que fugiram da Coreia informaram a existência oficial de 7 mil casos.


OUTRO RELATO


Um membro de uma igreja clandestina informou para o grupo cristão Voz dos Mártires da Coreia que o vírus já se espalhou por Pyongyang e pela cidade fronteiriça de Sinuiju. “A situação é desesperadora: morre-se de fome ou de infecção”, disse a fonte.


NO MEIO DA CRISE


A Coreia do Norte fica entre a China e a Coreia do Sul, dois dos países que mais tiveram problemas com o coronavírus.


COMBATE A DOENÇA


Nos últimos dias, a ditadura comprou equipamentos para ajudar na prevenção da Covid-19. Fotos de Kim Jong-un ao lado de militares com máscaras pretas foram divulgadas pela agência estatal KCNA.


ELEIÇÕES MANTIDAS, POR ENQUANTO


O presidente da Câmara, Rodrigo Maia , rejeitou a sugestão do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, de adiar as eleições deste ano. Maia disse ao jornal O Globo que as eleições só começam em 15 de agosto e que o momento é de foco na questão saúde.


TCE-RO ORIENTA GESTORES

 

Tendo em vista o Decreto Estadual de calamidade pública no Estado de Rondônia, o Tribunal de Contas (TCE-RO) proferiu nesta segunda (23) atos direcionados a gestores estaduais e dos municípios de Rondônia, estabelecendo diretrizes e orientações sobre os parâmetros legais e extraordinários a serem observados quanto aos gastos públicos a serem praticados nessa situação de excepcionalidade.


PRAZOS


Um dos atos é sobre a suspensão de prazos processuais, bem como a prorrogação do envio das prestações de contas anuais de 2019, balancetes, relatórios resumidos de execução orçamentária (RREO) e relatórios de gestão fiscal (RGF).

 

ORIENTAÇÃO

 

Outro é ato é a Decisão Monocática n. 175/2020 (acesse aqui), que aprova Nota Técnica (disponível neste link), cujo principal objetivo é orientar os gestores na tomada de decisões diante da instalação da crise sanitária por causa do Covid-19.

 

VERIFICAÇÃO

 

Outra  ação,  foi a deflagração de inspeção especial com a finalidade de coletar dados e informações sobre as medidas de prevenção e proteção à saúde que estão sendo adotadas pelo governo estadual e pelos municípios no combate ao risco da propagação da doença, bem como na adoção de medidas para amenizar os impactos advindos da possível disseminação do coronavírus em Rondônia.


PF e PRF DE PLANTÃO NA FRONTEIRA


Depois do decreto da presidente da Bolívia, Jeanine Áñez, ter fechado todas as fronteiras do país, o Porto Oficial de Guajará-Mirim também foi fechado para a travessia de passageiros até o dia 3 de abril. Após isso o Brasil enviou equipes da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal para também restringir a entrada de estrangeiros no país. 


IDOSOS DENTRO DE CASA


A prefeitura de Porto Alegre publicou dois decretos que restringem a circulação de idosos na cidade por 30 dias. A medida é para conter o avanço do novo coronavírus e preservar um dos principais grupos de risco da doença. O deslocamento de pessoas com mais de 60 anos é permitido apenas para atividades "estritamente necessárias", como atendimento médico e hospitalar, realização de exames, vacinação e compra de itens essenciais em mercados e farmácias. 


TEM QUE ESTAR IDENTIFICADOS


A norma não é válida para quem trabalha nas áreas de saúde, segurança e outros serviços essenciais. Segundo o decreto, o idoso tem que estar com documentos pessoais e deve mostrá-los ao agente de fiscalização. Se estiver sem eles, será encaminhado para casa para a devida conferência dos dados. O morador que descumprir a restrição poderá ser multado a partir desta terça (24), além de sofrer sanções administrativas, civis e penais.


AJUDA AMERICANA


O Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) abriu as torneiras para que bancos centrais em 9 países tenham acesso a dólares, na expectativa de impedir que a epidemia de coronavírus cause uma crise econômica global. Os novos instrumentos vão garantir o fornecimento de liquidez de até US$ 60 bilhões cada para os BCs de Austrália, Brasil, Coreia, México, Cingapura e Suécia. Os outros BCs terão acesso a US$ 30 bilhões cada. Questionado sobre o tema, o Banco Central brasileiro não respondeu imediatamente.

 

ALTERNATIVAS IMEDIATAS


Essa é a mais recente em uma série de medidas de emergência que o Fed vem adotando desde domingo para tentar limitar o prejuízo econômico da crise de saúde que está forçando a paralisação de grandes partes da economia global. Economistas projetam um impacto dramático para a produção econômica mundial nas próximas semanas, e a maior parte do esforço do Fed tem sido em manter o crédito fluindo.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS