close
logorovivo2

Prefeitura apoia mesatenista Totó, medalha de ouro em Guadalajara

Único atleta de Rondônia a voltar dos Jogos Parapanamericanos de Guadalajara com medalha, o mesatenista João Fernando, de 30 anos, o Totó, desembarcou na madrugada de quinta-feira de volta a Porto Velho. Campeão dos Jogos, Totó conquistou a medalha de our

DA REDAÇÃO

25 de Novembro de 2011 às 09:39

Prefeitura apoia mesatenista Totó, medalha de ouro em Guadalajara

FOTO: (Divulgação)

Único atleta de Rondônia a voltar dos Jogos Parapanamericanos de Guadalajara com medalha, o mesatenista João Fernando, de 30 anos, o Totó, desembarcou na madrugada de quinta-feira de volta a Porto Velho. Campeão dos Jogos, Totó conquistou a medalha de ouro e ainda garantiu uma vaga para a disputa dos Jogos Paraolímpicos de Londres, em 2012. Há pouco mais de um ano, Totó passou a competir com o apoio da Prefeitura Municipal, através da secretaria municipal de Esportes e Lazer (Semes).
Só neste ano, Totó venceu cinco das seis Copas do Brasil realizadas pelo País inteiro. De Guadalajara, ele trouxe sua sexta medalha panamericana, a terceira de ouro. Na sua vitoriosa história no esporte, Totó já foi sete vezes campeão brasileiro, e integra a seleção nacional do Comitê Olímpico Internacional desde o ano 2000.
João Fernando nasceu com paralisia cerebral, devido a um problema ocorrido durante o parto. Com movimentos limitados no braço e perna direitos, passou a fazer fisioterapia aos quatro anos de idade. “Quando eu tinha 16, o médico me aconselhou a praticar um esporte”, contou. No bairro São Cristóvão, onde morava, havia um grupo de meninos que costumava brincar com tênis de mesa. “Acabei me encontrando ali e não parei mais”, revela.
Natural de Porto Velho, Totó estudou nas escolas José Altino e Rio Branco, antes de ingressar na Faculdade de Rondônia (Faro), onde concluiu o curso de Direito. Além do trabalho como bancário, ele ainda recebe uma ajuda de custo da Prefeitura como atleta da cidade e uma bolsa-atleta do Governo Federal.
Dilma Roussef
Dos 250 atletas que fizeram parte da comitiva brasileira nos Jogos Parapanamericanos – competição que reúne apenas atletas portadores de alguma deficiência – 16 eram da região Norte do País. Destes, apenas sete conquistaram medalhas, sendo cinco de Belém e um de Manaus. Único rondoniense nesse grupo de elite do esporte brasileiro, João Fernando irá a Brasília na próxima segunda-feira, onde será recebido pela presidente Dilma Roussef, junto com todos os outros atletas que medalharam no México.
Em Guadalajara, Totó venceu atletas do México, Chile e Estados Unidos, antes de chegar à final, onde enfrentou e venceu um canadense, por 3 a 1. Por estar envolvido com a competição, Totó não pode participar da inauguração da escolinha de Tênis de Mesa, inaugurada pela prefeitura há duas semanas no Centro Salesiano do Menor. “Porto Velho nunca teve um projeto como este, onde o esporte está sendo oferecido para toda a comunidade, e não somente para atletas de competição. Os jovens querem seguir nosso exemplo, o Tênis de mesa ainda tem muito o que crescer por aqui”, disse.
De acordo com a secretária adjunta da Semes, Cleidemara Alves, o contrato de apoio a Totó deve ser renovado para 2012. “Ele representa muito bem nossa cidade, levando o nome de Porto Velho para o mundo inteiro. Temos orgulho disso, e queremos ampliar esse apoio para outros atletas de ponta, paraolímpicos ou não”, salientou.
No ano que vem, Totó estará em Londres, nas Paraolimpíadas. Antes disso, vai passar um período de treinamentos em Paris, a convite do COI. Quando voltar, pretende levar adiante seu sonho de presidir a Federação Rondoniense de Tênis de Mesa, e também o de fundar um clube em Porto Velho específico para mesatenistas portadores de deficiências. “Já temos uma entidade que reúne para-atletas de todas as modalidades. Mas quero abrir um clube só para o meu esporte”, definiu. Depois que voltar de Brasília, Totó também será recebido pelo prefeito Roberto Sobrinho, que declarou fazer questão de cumprimentar pessoalmente o ídolo da cidade.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS