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DICA - Dieta do bom humor: confira alimentos capazes de levantar o astral

Para afastar a tristeza, dica é acrescentar alimentos com triptofano ao cardápio: o aminoácido estimula hormônios do bem-estar

METRÓPOLES

3 de Julho de 2019 às 14:02

DICA - Dieta do bom humor: confira alimentos capazes de levantar o astral

FOTO: (Divulgação)

Existe uma relação direta entre o que comemos e o nosso humor. A comida – sendo ela saudável ou não, inicia uma série de processos químicos no organismo que podem gerar ou bem-estar ou desânimo.

 

Para quem precisa levantar o astral, a dica é acrescentar alimentos com triptofano ao cardápio: este aminoácido estimulam neurotransmissores responsáveis pela sensação de contentamento como, por exemplo, a serotonina.

 

Entre os alimentos que nos deixam felizes estão leite, banana e aveia, aponta a nutricionista Michelle Mendes, da Aliança Instituto de Oncologia. Os carboidratos – apesar da má fama que carregam -, também devem ser consumidos por quem anda mais ranzinza do que o costume. “Eles têm uma importância grande na conversão de triptofano em serotonina. É comum que, em dietas muito restritas, a pessoa fique irritada, cansada e desmotivada”, explica Michelle Mendes.

 

Os triptofanos também estão presentes em peixes, ovos, castanhas e leguminosas – como o feijão azuki e a lentilha. A semente de abóbora e a linhaça, que complementam saladas ou lanches rápidos, também possuem os aminoiácidos que estimulam a serotonina.

 

O chocolate é outro alimento que, em versões amargas, pode até ser incluído em cardápios de quem pretende perder peso. “O ideal é que o paciente procure um nutricionista que irá balancear os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo”, afirma Michelle.

 

A nutricionista Bruna Freyre, da Clínica Trinitá, reassalta que várias pesquisas comprovam a capacidade de alimentos ricos em triptofano melhorarem quadros depressivos. “São alimentos que nutrem o corpo, melhoram quadros de inflamação e possibilitam a melhor absorção de nutrientes”, explica.

 

Bruna acrescenta que com a seratonina equilibrada, o corpo também fica mais eficiente para produzir melatonina, o hormônio que contribui para noites tranquilas. “Dormir bem também é essencial para o humor”, recomenda.

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