close

QUERO: Torta de carne com cerveja reúne as duas paixões do brasileiro

São várias as formas de preparo e o resultado é saboroso

PANELINHA

21 de Novembro de 2019 às 14:38

QUERO: Torta de carne com cerveja reúne as duas paixões do brasileiro

FOTO: (Divulgação)

Está começando a se aventurar no mundo das tortas? A receita de frigideira é a pedida: você prepara o recheio e assa a massa tudo em uma panela só. É torta para servir de colherada! E se não tiver frigideira que vá ao forno, pode montar a torta num refratário.

 

INGREDIENTES

 

1 xícara (chá) de farinha de trigo

50 g de manteiga gelada em cubos

¼ de xícara (chá) de água gelada

1 pitada de sal

 

 

MODO DE PREPARO

 

Numa tigela grande, misture a farinha com o sal. Acrescente a manteiga e, com as pontas dos dedos, misture até formar uma farofa grossa. Junte a água gelada e amasse até ficar lisa. Modele uma bola, envolva com filme e leve à geladeira por 30 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio e preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).

 

PARA O RECHEIO

 

INGREDIENTES

 

500 g de coxão mole em peça

1 lata de cerveja preta (350 ml)

1 cenoura

1 cebola

1 talo de salsão

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

1 louro

1 canela em rama

1 colher (sopa) de molho inglês

4 ramos de tomilho

1 ½ colher (sopa) de azeite

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

 

 

MODO DE PREPARO

 

Faça o pré-preparo: lave, descasque e corte a cenoura em meias-luas de 2 cm de espessura; lave, descarte as folhas e corte o salsão em cubinhos; descasque e pique fino a cebola; corte o coxão mole em cubos médios de cerca de 2 cm. 

 

Leve ao fogo médio uma frigideira média que possa ir ao forno (nós utilizamos uma de inox com 26 cm). Quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de azeite e acrescente metade dos cubos de carne - se colocar todos de uma só vez a carne vai cozinhar no próprio líquido em vez de dourar. Deixe por cerca de 4 minutos até dourar. Com uma espátula ou pinça, vire os cubos para dourar por igual. Transfira para uma tigela e repita o processo com o restante da carne, regando a frigideira com azeite. 

 

Mantenha a frigideira em fogo médio e regue com mais ½ colher de sopa de azeite. Acrescente a cebola, tempere com sal e refogue por cerca de 2 minutos até murchar. Junte a cenoura, o salsão e refogue por cerca de 1 minuto. 

 

Volte a carne para a frigideira, polvilhe a farinha de trigo e misture por cerca de 2 minutos para a farinha cozinhar. Adicione a canela, a folha de louro e o tomilho. 

 

Regue com a cerveja e o molho inglês. Misture com a espátula, raspando bem o fundo da panela para dissolver o queimadinho - ele dá sabor ao recheio. Tempere com sal e pimenta do reino. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos até o líquido reduzir e o recheio ficar encorpado. Desligue o fogo e reserve o recheio na frigideira enquanto abre a massa.

 

PARA ASSAR

 

INGREDIENTES

 

1 ovo

1 colher (chá) de água

farinha de trigo para polvilhar a bancada

 

MODO DE PREPARO

 

Polvilhe a bancada com farinha de trigo. Com o rolo de macarrão, abra a massa num círculo um pouco maior que o diâmetro da frigideira. Enrole a massa no rolo e transfira sobre a frigideira para cobrir o recheio. Com um garfo, pressione a borda da massa na lateral da frigideira para selar. Com a ponta de uma faca faça 4 cortes em cruz no centro da massa - eles servem de saída para o vapor do recheio. 

 

Numa tigela, misture bem o ovo com a água. Pincele essa mistura sobre toda a massa. Leve a frigideira ao forno e deixe assar por cerca de 30 minutos, até dourar. Sirva a seguir, direto da frigideira.


OPÇÃO DE MONTAGEM

 

Se preferir, prepare o recheio numa panela e transfira para um refratário redondo. Cubra com a massa e leve ao forno para assar.

 

QUER ADIANTAR O PREPARO?

 

Essa torta não pode ser congelada, mas a massa pode. Depois de preparar, modele uma bola e achate (assim descongela mais rapidamente e fica mais fácil na hora de abrir), envolva com filme e leve ao congelador. A massa tem validade de 3 meses congelada. Se preferir, prepare, embale e mantenha na geladeira por até 3 dias.

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS