close

CONSCIÊNCIA: Aprenda a fazer receitas que evitam o desperdício de alimentos

Brasil é um dos 10 países que mais desperdiçam comida no mundo

A TRIBUNA

30 de Novembro de 2019 às 11:53

CONSCIÊNCIA: Aprenda a fazer receitas que evitam o desperdício de alimentos

FOTO: (Divulgação)

O Brasil está entre os 10 países que mais desperdiçam comida no mundo. Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), as 40 mil toneladas de alimentos jogadas fora por dia poderiam nutrir cerca de 19 milhões de pessoas diariamente. Uma grande parte dos alimentos desperdiçados poderiam ser reaproveitados de outra forma.   

 

As cascas de frutas e legumes, por exemplo, têm um alto valor nutricional e, de acordo com a ONG Banco de Alimentos, possuem uma quantidade até maior de vitaminas, sais minerais e proteínas que a parte que normalmente consumimos. Por isso, a editora do Boa Mesa, Fernanda Lopes, ensina uma receita de bolo feito com cascas de frutas.

 

Sabe aquela sobra de milho ou um pedaço de queijo que está próximo do prazo de validade? Por que não juntar todos os ingredientes disponíveis na dispensa ou na geladeira e criar receitas saborosas e práticas para receber amigos ou até mesmo jantar com a família e ainda economizar? Também aprenda a fazer um arroz que aproveita várias coisas, afinal esse é um dos produtos mais desperdiçados no País.

 

A culinarista Emilia Lobato dá quatro dicas de aproveitamento para acabar de vez com o desperdício de alimentos. Mas importante: não use nada que tenha vencido ou esteja com qualquer indício de bolor.

 

 

Arroz e feijão estão entre os alimentos mais desperdiçados no Brasil

 

A dupla arroz e feijão, símbolo da culinária brasileira, representa aproximadamente 38% do montante de alimentos jogado fora no Brasil. O achado faz parte de uma pesquisa que ouviu 1.764 famílias de diferentes classes sociais e de todas as regiões brasileiras, demandada pelos Diálogos Setoriais União Europeia – Brasil, em projeto liderado pela Embrapa e apoiado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

 

O ranking dos alimentos mais desperdiçados mostra arroz (22%), carne bovina (20%), feijão (16%) e frango (15%) com os maiores percentuais relativos ao total desperdiçado pela amostra pesquisada.

 

“A família brasileira desperdiça,em quantidade relativamente grande, até mesmo alimentos mais caros e proteicos, tais como carne bovina e frango, um dado que nos surpreendeu”, comenta Carlos Eduardo Lourenço, professor de marketing da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP), da FGV.

 

Entre os motivos do desperdício apontados pelos pesquisadores está a busca pelo sabor e a preferência pela abundância dos consumidores brasileiros. O não aproveitamento das sobras das refeições é o principal fator para o descarte dearroz e feijão, de acordo com a análise dos especialistas.

 

 

Compra grande

 

Outra descoberta é que 43% das pessoas concordam que “os conhecidos jogam comida fora regularmente”, mas nas questões que abordam comportamento da própria família o problema não aparece tanto. Os resultados mostraram que 61% das famílias priorizam uma grande compra mensal de alimentos, o que aumenta a propensão de comprar itens desnecessários.

 

“Observamos algumas contradições no comportamento do consumidor. Enquanto 94% afirmam ser importante evitar o desperdício de comida, 59% não dão importância se houver comida demais na mesa ou na despensa”, conta Gustavo Porpino, analista da Embrapa e líder do projeto nos Diálogos Setoriais.

 

Porpino revela que a maioria das famílias (68%) valoriza muito ter uma despensa e geladeira cheias de alimento. “É um traço cultural muito presente nas famílias brasileiras e principalmente no contexto da classe média baixa, essa necessidade ocorre em função de a compra dos alimentos ser a prioridade do orçamento familiar.”

 

 

Tortinha de Pão Integral

 

Ingredientes: 12 fatias de pão de forma; 4 ovos, 4 colheres de sopa de parmesão, 4 colheres de sopa de creme de leite ou culinário, 1/2 xícara de molho de tomate, 1 xícara de queijo muçarela ralado; 1 colher de sopa de orégano; 1/4 xícara de abobrinha; 1/4 xícara de cogumelos; 1/4 xícara de milho; 1/4 xícara de frango cozido e desfiado.

 

Preparo: passe o rolo nas fatias de pão e corte-as com formas de biscoito em formatos variados. Bata os ovos e acrescentar o parmesão e o creme de leite. Forre com os pães as formas de tortinhas ou empadas. Unte os pães com molho de tomate e recheie com o queijo muçarela e os toppings (milho, frango desfiado, abobrinha ou cogumelos). Polvilhe o orégano por cima de cada tortinha. Leve ao forno preaquecido por 10 minutos. Sirva em seguida.

 

Porções: 4

 

 

Arroz de Festa no Forno

 

Ingredientes: 4 xícaras de arroz cozido (que sobrou); 1 colher sopa de óleo; sal a gosto; 1/2 peito de frango cortado em tiras (pode ser também coxa ou sobrecoxa sem osso); milho; ervilha; 1/2 cenoura picada cozida; 1 abobrinha picada (sem a semente – só a casca); 1 lata de creme de leite com o soro; 2 ovos batidos; queijo parmesão ou outro ralado; 4 colheres de queijo cremoso; azeite para untar a forma e tomates para enfeitar.

 

Preparo: tempere o frango com sal e pimenta e grelheno óleo. Reserve. Em um recipiente misture os ovos, o creme de leite, o queijo cremoso e queijo parmesão e o frango. Depois, adicione o arroz cozido. Misture. Coloque no refratário untado com azeite, enfeite com fatias de tomate e salpique o queijo. Asse em forno preaquecido 200° C por 10 a 15 minutos.

 

Dica: você pode trocar o frango por vegetais ou presunto e ainda colocar outras sobras como legumese grãos.

Porções: 4

 

 

Bolo de casca de frutas

 

Ingredientes: 2 xícaras de cascas de frutas bem lavadas (vale banana, goiaba, manga, pêra, maçã, mamão/ prefira as orgânicas); 1 xícara de leite; 1 e 1/2 colher de sopa de manteiga ou margarina; 2 ovos; 1 xícara de açúcar; 1 pitada de sal; 2 e1/2 xícaras de farinha de trigo e 1 colher de chá de fermento em pó.

 

Preparo: bata as cascas e o leite no liquidificador, coe o líquido e reserve a polpa batida. Bata as claras dos ovos em neve, reserve.

 

Em uma outra tigela, use uma batedeira para bater açúcar, manteiga e gemas. Quando formar um creme uniforme, acrescente as cascas batidas, farinha e fermento. Por último misture as claras em neve com cuidado e asse em forma untada por cerca de 40 minutos em forno preaquecido a 200°C.

 

 

Torta de talos e cascas

 

Ingredientes: 2 xícaras de leite; 2 ovos; 1 xícara de óleo; 1 xícara e meia de farinha de trigo; 1 colher de sopa de fermento em pó; 1 colher de chá de sal; 100g de queijo ralado; talos picados (que podem ser de couve, brócolis, espinafre, repolho); pedaços de cascas de cenoura, chuchu, abobrinha ou batata.

 

Preparo: ferva todos os talos e cascas cortados em panela com mais de um litro de água. Enquanto isso bata o leite, óleo, ovos, farinha de trigo, sal e queijo ralado no liquidificador. Depois de escorrer os talos e as cascas, deixe os legumes esfriarem. Após isso acrescente a massa e mexa bem todos os ingredientes.

 

O fermento é o último item a ser adicionado. Despeje a massa em uma forma já untada e enfarinhada. Se preferir, coloque mais um pouco de queijo ralado por cima.

 

Dica: coloque as cascas e talos que tiver disponível.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS