close
logorovivo2

Unimed de Porto Velho promove encontro com cuidadores do programa Unimed Lar

POR JUSSARA GOTTLIEB

14 de Agosto de 2018 às 16:00

A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original

Einstein

 

 

 

 

No último dia 4, a Unimed Porto Velho, através da equipe do programa Unimed Lar, promoveu o “Encontro com quem cuida”. O evento, que reuniu profissionais, cuidadores, familiares e pacientes do programa, teve a Unifisio como parceira.

 

 

 

“O ato de cuidar faz parte de nossa essência como prestadora de saúde e melhorar a assistência ao nosso beneficiário é nosso principal objetivo”, afirma Robson Jorge Bezerra, presidente da Unimed Porto Velho.

 

 

 

O encontro teve como objetivo de aproximar o cuidador familiar de toda a equipe da assistência. A médica cooperada, Julieta Catany, explica que o atendimento domiciliar se divide em momentos diferentes e neste dia todos os profissionais estiveram reunidos num único momento fazendo sugestões, tirando dúvidas, elencando dificuldades encontradas neste período. “E para nossa grata surpresa, recebemos elogios, gratidões dos pacientes e cuidadores, que até então imaginávamos que estávamos cumprindo somente com nossas metas e hoje podemos dizer que formamos uma grande família”, afirmou Julieta.

 

 

 

 

Durante o encontro foram apresentados os critérios de inclusão no programa Unimed Lar, importância da nutrição no tratamento do paciente assistido em domicílio, o papel do cuidador na reabilitação, prevenção dos sinais e sintomas da disfagia visando a qualidade de vida do paciente, prevenção de quedas, como o psicólogo atua no atendimento domiciliar, a importância da família no processo saúde/doença.

 

 

Para a jornalista Andréia Fortini, cuidadora da paciente mais antiga em atividade no programa, o evento foi de suma importância e uma troca de experiências enriquecedora. “Cuidar é um ato de amor e querer aprender é um ato de humildade, tudo pela nossa rainha Diana”, declara Andréia, que também estava acompanhada da irmã Alekssandra Fortini.

 

 

 

Angelina tem 4 anos, faz parte do programa Unimed Lar desde 1 ano e oito meses de vida. Sua mãe Daiana, conta sobre as situações difíceis que passaram. “Minha filha foi diagnostica com má formação na gestação, teve complicações ao nascer, foram muitas internações, Angelina quase nos deixou”, conta a mãe. Devido as necessidades, foi sugerida a inclusão no programa Unimed Lar e a evolução de Angelina tem sido nítida. “O trabalho dos profissionais da Unimed tem sido fundamental para a recuperação dela, pois ela não andava e não comia direito, a cada dia percebemos melhoras e isso é muito gratificante”, contou Daiana.

 

 

 

 

 

 

 

 

Angelina também participou do evento, profissionais e outros cuidadores ficaram admirados com sua evolução. “Ela veio porque muitas pessoas a conheciam, mas não a viam mais aqui no hospital, queria mostrar a evolução e como o trabalho deles tem surtido efeito positivo em nossas vidas”, finaliza a mãe cuidadora.

 

 

 

Com o sucesso do encontro a equipe Unimed Lar já programa os próximos. O objetivo é ter um calendário fixo de dois a três encontros por ano, visando a interação de novos integrantes do programa.

 

 

CURTAS

 

• EMAIL

 

Entre em contato comigo através do email: jussarapvh@ hotmail.com

 

 

 

 

• SURPRESA

 

Enquanto o cenário político começa a tomar forma e acordos são realizados, os rondonienses vêm levando bons sustos. Os limites por condenações de nomes que até então estavam sendo propalados, acabam gerando novo tipo de entendimento – enquanto mais alguns ainda terão a guilhotina armada para cair a qualquer momento.  Entre tombos, golpes dos mais espertos e disputa de território, parece que vem muito temporal. Dia 16 é o lançamento oficial das campanhas.

 

 

• VALORES

 

Se...se houver a distribuição, conforme a legislação, do fundo partidário, certamente teremos campanhas mais justas...claro que o MDB é o maior e tem verba que deixa os outros no chinelo, aproxima do PT que tem um pouco menos, em torno de 12%,  mas em compensação certamente ambos terão mais candidatos... serão mais de 230 milhões de reais...quase 14% de toda verba para o MDB...é muita grana! Às mulheres caberá 30% da verba partidária – o que já é uma grande ajuda, se acontecer!

 

 

• FAKE NEWS

 

A fake news voltou a atacar com o mesmo tema do rapaz, estudante rondoniense que na verdade não era nem estudante, nem de Rondônia, era um ator pornô com uma jaqueta de uma empresa que produz filmes dessa categoria. A vez agora foi de uma atriz pornô e muitos entraram nessa de divulgar a moça que segundo a matéria teria ganho um prêmio de destaque no exterior, sendo originária do nordeste. Depois que descobriram que se tratava de uma fake News a maioria retirou mas...teve gente que continuou acreditando...absurdo! Nada a ver com o estudante e muito menos com o prêmio. O mais difícil foi avisar, alertar porque os compartilhamentos chegaram a quase mil ou mais. É o grande perigo, neste caso, apenas demonstrando a fragilidade das redes sociais porque os que compartilharam imaginaram estarem fazendo algo bom. Todo cuidado é pouco. E querem saber? A lição não valeu de nada porque nesta semana aconteceu o mesmo com uma atriz pornô.

 

 

• FAKE NEWS 2

 

Muitos não sabem o significado de Fake News:  As FAKE NEWS não são apenas notícias falsas. São fabricadas para esconder o fato de que são falsas e no caso citado - conseguiram direitinho até ser descoberto que não tinha nada a ver.

 

 

ANIVERSARIANTES

 

A Unimed Rondônia presta suas homenagens aos médicos cooperados que aniversariam, parabenizando-os pela data e desejando muitas felicidades e pleno sucesso profissional:

 

Alexandre Iglesias Rosa – dia 13 de agosto

Nider Saraiva Bezerra – dia 13 de agosto

Ovídio Rodrigues Tucunduva Netto – dia 13 de agosto

José Erodício Azevedo Martins – dia 18 de agosto

Mario Ricardo Dias Molero – dia 18 de agosto

Sidrack Gomes da Silva – dia 2 de agosto

MAIS COLUNAS

Jussara Gottlieb

Colunismo social e festas

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS