close

Prefeitura mantém limpeza de canais em pontos de alagamento

Prefeitura mantém limpeza de canais em pontos de alagamento

DA REDAÇÃO

12 de Janeiro de 2010 às 12:00


Prefeitura mantém limpeza de canais em pontos de alagamento

FOTO: (Divulgação)

 

Mesmo com o inverno chuvoso, natural para esta época em Porto Velho, a Prefeitura do município, através das secretarias municipais de Obras (Semob) e de Serviços Básicos (Semusb), mantém a frente de trabalho na limpeza dos canais que escoam as águas das chuvas. De acordo com o secretário da Semob, Marcelo Fernandes, os técnicos da secretaria detectaram um ponto de alagamento próximo à avenida Rio de Janeiro e Br 364. “Houve um assoreamento no local devido aos aterros que estão sendo lançados perto da margem e também aconteceu um “achatamento” do bueiro por causa das chuvas o que acaba provocando o alagamento da área”, explicou o secretário.

A Semob está realizando a primeira etapa de abertura do canal através de aprofundamento do leito na expectativa de que a água carregue o material depositado no fundo. A outra etapa é abrir o bueiro e recuperá-lo. Se esta medida for adotada a avenida Rio de Janeiro sofrerá algum tipo de intervenção, já que o bueiro passa por debaixo da via.

Normas 

É proibido construir a uma distância de 25 metros de ambos os lados do canal, mas muitas pessoas insistem em construir residências nestas áreas. Este espaço é reservado justamente para evitar que entulhos de construção, aterros e lixo sejam jogados ou caiam dentro dos canais e provoquem o assoreamento. 

A Semob também está atendendo a outros pontos de alagação que foram detectados. Na rua Pau Ferro, onde está sendo realizada a obra de água tratada, houve uma interferência nas manilhas que fazem o escoamento das águas das chuvas, o que causou o alagamento. Os técnicos da Semob estão estudando a extensão do dano para recuperar os dutos. Uma passarela de madeira próxima à avenida Costa e Silva foi danificada pela força das águas. A recuperação da passarela será feita em parceria com a comunidade. A prefeitura doará o material e os moradores vão refazer a passarela.  

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS