close

“Corte Cidadã” tem sequência com palestras em cinco escolas de Porto Velho

“Corte Cidadã” tem sequência com palestras em cinco escolas de Porto Velho

DA REDAÇÃO

23 de Março de 2011 às 11:49

“Corte Cidadã” tem sequência com palestras em cinco escolas de Porto Velho

FOTO: (Divulgação)

A conscientização da comunidade estudantil sobre a importância de sua participação na fiscalização do dinheiro público é um dos temas abordados para alunos de Porto Velho durante as palestras do projeto “Corte de Contas Cidadã”, uma iniciativa do Tribunal de Contas desenvolvida em escolas de todo o Estado.

Na Capital, cinco escolas da rede pública serão contempladas pelo projeto nos próximos 15 dias. Técnicos do TCE falarão aos alunos, professores e diretores sobre a importância do seu envolvimento no controle dos gastos públicos, tendo o Tribunal de Contas como parceiro na consolidação do controle social.

Ontem (22), abrindo o novo ciclo de palestras do projeto, alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Araújo Lima, bairro Nova Porto Velho, assistiram à apresentação feita por Cláudio Uchôa, assessor da Escola de Contas, setor que, juntamente com o Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP), são responsáveis pelo projeto.

Inicialmente, o palestrante explicou aspectos relativos à atribuição, competência, jurisdição e procedimentos adotados pelo Tribunal, tanto como órgão fiscalizador como orientador. Com exemplos práticos, ele também ressaltou a importância da participação dos alunos e da sociedade no processo de controle da administração pública.

O técnico explicou que, nesse processo, o TCE é um aliado do cidadão, podendo ser acionado pela Ouvidoria, cujos contatos poderão ser feitos por meio do telefone (3211-9058), e-mail (ouvidoria@tce.ro.gov.br), site (www.tce.ro.gov.br), carta ou então pessoalmente na sede do TCE, na avenida Presidente Dutra, 4.229, bairro Olaria, CEP: 78.903-900.

Para a diretora da Araújo Lima, Lourdes Gonçalves Carneiro, a proposta do TCE de realizar o projeto na escola foi importante, pois prepara os alunos para o exercício da cidadania. “Esse conhecimento que o Tribunal traz é fundamental para que nossos alunos sejam cidadãos mais conscientes de suas responsabilidades em relação ao controle dos gastos públicos”, finalizou.

PROGRAMAÇÃO

O “Corte Cidadã” tem continuidade nesta quarta-feira (23), com palestras na Escola Barão do Solimões, na área central de Porto Velho. Nesta quinta-feira (24), o projeto será desenvolvido na Escola Risoleta Neves, no bairro Tancredo Neves.

Já no próximo dia 29, os alunos da Escola José Otino de Freitas, no bairro Marechal Rondon receberão as instruções do TCE, enquanto, no dia 4 de abril, será a vez da Escola Jorge Teixeira de Oliveira, no bairro Ulisses Guimarães.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS