close

Detectado surto de varíola bovina em Ouro Preto do Oeste

Detectado surto de varíola bovina em Ouro Preto do Oeste

DA REDAÇÃO

1 de Junho de 2011 às 08:42

Detectado surto de varíola bovina em Ouro Preto do Oeste

FOTO: (Divulgação)

Médica veterinária Andressa Araújo
Funcionários da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia – IDARON detectaram, no último dia 25/5, casos de febre varíola bovina em cinco propriedades rurais localizadas nas linhas 4 e 12 do km 31, no município de Ouro Preto do Oeste. Não foram detectados casos de pessoas contaminadas com a virose.
De acordo com a médica veterinária Andressa Araújo, todas as medidas de precaução para que o vírus não se prolifere foram tomadas. “A IDARON tem o comprometimento com o produtor de atender tais propriedades, passando as orientações necessárias para o tratamento e o controle dessa enfermidade”, explica Andressa. E faz um apelo: “Pedimos às pessoas que souberem de casos, ou tiverem contato com o vírus em suas propriedades, que procure imediatamente a IDARON mais próxima, para que sejam passadas as orientações necessárias”.
 
Andressa explica que a virose manifesta-se principalmente em gado leiteiro e caracteriza-se por feridas no ubre do animal e no focinho do bezerro. Já nos ordenhadores, as feridas aparecem nas mãos, no antebraço e na face. A contaminação ocorre a partir da região infectada para as mãos dos ordenhadores. A médica veterinária recomenda afastar os animais infectados dos demais.
Segundo Perteson Piovezan Barbosa, chefe da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV) da IDARON de Ouro Preto do Oeste, a vigilância sanitária foi informada após terem sido detectados os casos de varíola bovina.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS