close

Projeto Produção e Beleza do SENAI forma mulheres em Porto Velho e Jaci Paraná

Projeto Produção e Beleza do SENAI forma mulheres em Porto Velho e Jaci Paraná

DA REDAÇÃO

3 de Junho de 2011 às 09:32

Projeto Produção e Beleza do SENAI forma mulheres em Porto Velho e Jaci Paraná

FOTO: (Divulgação)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/RO) em convênio com a Santo Antônio Energia e a Prefeitura Municipal de Porto Velho, formaram 158 mulheres em Porto Velho e Jaci Paraná nos cursos de Eletricidade Instaladores Prediais, Pedreiro de Acabamento, Pedreiro de Alvenaria e Pintor de Obras.
 
As turmas exclusivas às mulheres fazem parte da segunda fase do projeto “Produção e Beleza – A arte de fazer bem feito” e teve instrução nas modalidades Qualificação Profissional com habilidades básicas e na Qualidade, Saúde, Meio ambiente e Segurança (QSMS). O curso oferecido gratuitamente foi ministrado na Escola SENAI Marechal Rondon e em Jaci Paraná aconteceu na Igreja Católica Sagrado Coração de Jesus.
 
A solenidade teve a diretora da Escola SENAI Marechal Rondon, Elsa Ronsoni Mendes Pereira, a diretora do SINE Municipal, Ivete dos Santos, a coordenadora das Políticas Públicas para Mulheres, Mara Regina Araújo e coordenador de Políticas Públicas para a Juventude, Samuel Pessoa, na entrega dos certificados às concluintes.
 
Os cursos de Qualificação de Mulheres para a Construção Civil objetivam resgatar mulheres em situação de vulnerabilidade social garantindo sua formação e a inserindo no mercado de trabalho. “Porto Velho vive um grande diferencial no crescimento da construção civil e a falta de profissionais acontece em todos os setores principalmente nesta área, então, as mulheres saíram de suas casas em busca de oportunidades que neste setor era ocupado geralmente por homens” declarou Elsa.
 
Os professores Mariselma Gomes Braga, Edson Souza Rocha, Geraldo Magela Pereira, José Luiz Ximenes, Sanderson de Alencar e Maisson Yuri participaram da entrega. “É muito gratificante tirar as dúvidas e passar o conhecimento para essas mulheres que terão tanto crescimento pessoal, como profissional ingressando assim no mercado de trabalho com um grande diferencial”, diz Maisson.
 
Para Sebastiana Nunes, da Escola SENAI é muito importante a participação da mulher no atual cenário mercadológico, pois existe o momento “antes e depois” do curso que com a formação as mulheres podem atuar ainda mais em obras na construção civil chamando assim a atenção dos empresários locais. “O resultado do curso foi tão bom que seis alunas formaram uma equipe para realizar serviços em obras pela capital”, destacou Sebastiana.
 
A aluna Rosa Ângela Ferreira diz que foi uma experiência inédita e com a vontade de aprender quer seguir no ramo. “Fico feliz pela oportunidade que o SENAI ofereceu de me qualificar e sonho em poder trabalhar na Santo Antônio Energia, quero agradecer aos professores que tiveram enorme atenção com as mulheres que fizeram o curso e que agora estarão no poder”, finalizou.
 
 
O projeto “Produção e beleza – A arte de fazer bem feito” é uma das vertentes do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI), que o SENAI desenvolve com sucesso, desde 1999. O PSAI estabelece o amplo atendimento à educação profissional nas unidades operacionais dos seus 27 Departamentos Regionais para todos os cidadãos que por algum motivo sociocultural, econômico ou por preconceito, são tolhidos de exercer esse Direito Constitucional.
 
O Programa PSAI tem como objetivo geral incluir nos cursos do SENAI, pessoas com deficiência, expandir o atendimento a negros e índios, oportunizar acesso das mulheres aos cursos estigmatizados para homens e vice-versa, bem como, requalificar na educação profissional pessoas acima de 45 anos e idosos.
 
De acordo com interlocutora do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI) - Departamento de Rondônia, Maria Batista, o Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI) está subdividido em duas vertentes de atendimento: Vertente PcD (Pessoas com Deficiência); e a Vertente REGI – Raça; Etnia; Gênero e Idosos.
 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS