close

97 anos da criação do município e Porto Velho – Parabéns minha Cidade - Por Ruzel Costa

Muito se comenta as tristes e preocupantes matérias vinculadas na mídia nacional apresentado a nossa capital como uma das piores em saneamento básico (serviços de água, coleta e tratamento dos esgotos) segundo pesquisa do Instituto Trata Brasil. O Institu

DA REDAÇÃO

2 de Outubro de 2011 às 13:36

97 anos da criação do município e Porto Velho – Parabéns minha Cidade - Por Ruzel Costa

FOTO: (Divulgação)

Muito se comenta as tristes e preocupantes matérias vinculadas na mídia nacional apresentado a nossa capital como uma das piores em saneamento básico (serviços de água, coleta e tratamento dos esgotos) segundo pesquisa do Instituto Trata Brasil. O Instituto Trata Brasil foi criado em julho de 2007 é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), iniciativa de responsabilidade socioambiental que visa à mobilização dos diversos segmentos da sociedade para garantir a universalização do saneamento no país. As pesquisas do Instituto apontam as piores em saneamento. As 10 últimas cidades no ranking foram Canoas (RS), que atende apenas 14% da população com coleta de esgoto; Jaboatão dos Guararapes (PE) com 8% de coleta; Macapá (AP) com 7%; Ananindeua (PA) e Nova Iguaçu (RJ) sem nenhuma coleta; Belém (PA) com 6% de coleta, São João de Meriti (RJ) sem coleta de esgotos; Belford Roxo (RJ) com 1% de coleta; Duque de Caxias (RJ) sem coleta e Porto Velho (RO) com 2% de coleta e que ocupa a última posição.
 
Nessas condições o município completa 97 anos de bons e lamentáveis momentos.
 
Pequena história Pela Lei 741 de 30 de outubro de 1913 (quinta-feira) na administração do Governador do Amazonas Jonathas Pedrosa é criado o termo Porto Velho anexo à Comarca de Humaitá.

A LEI Nº 757 DE 2 DE OUTUBRO DE 1914 (sexta-feira)

Crea o municipio de Porto Velho, com séde na povoação do mesmo nome, à margem direita do rio Madeira, e dá outras providencias.

O DR. JONATHAS DE FREITAS PEDROSA, Governador do Estado do Amazonas, etc.
Faço saber a todos os seus habitantes que a Assembléa Legislativa do Estado decretou e eu sanccionei a seguinte LEI :
Art. 1º - Fica creado o municipio de Porto Velho, com séde na povoação do mesmo nome, á margem direita do rio Madeira, tendo os limites estabelecidos pelo Decreto nº 1063 de 17 de Março do corrente anno para aquelle Termo Judiciário.
Art. 2º - O Poder Executivo fica autorisado a entrar em acordo com o Governo Federal, a Madeira Mamoré Raylway Company e os proprietarios de terras para a fundação immediata da povoação, aproveitando na medida do possivel, as obras do saneamento feitas ali por aquella companhia, e abrir os créditos necessários à execução da presente lei.
Art. 3º - O primeiro governo do municipio será constituido por nomeação do governador do Estado e o seu mandato se extenderá até 31 de Dezembro de 1916.
Manda, portanto, a todas as autoridades a quem o conhecimento e execução desta Lei pertencer que a cumpram e façam cumprir fielmente.
O sr. secretario do Estado a mande imprimir, publicar e correr.
 
Palacio do Governo, em Manáos, 2 de Outubro de 1914.
Dr. Jonathas Pedrosa.
Publicada a presente Lei nesta Secretaria do Estado, aos 2 dias do mez de Outubro de 1914.
Osman Pedrosa
 
Na manhã de domingo 24 de janeiro de 1915, foi instalado o município de Porto Velho, assumindo o governo municipal o Major de Engenharia do Exército Fernando Guapindaia de Souza Brejense, maranhense (1873-1929), juntamente com os intendentes (vereadores) José Jorge Braga, Luzitano Corrêa, Manoel Felix, Antônio Sampaio e José Camargo. Atualmente são 16 vereadores, mas a Câmara Municipal aprovou o aumento de mais 5 cadeiras, totalizando para as próximas eleições municipais 21 vereadores. A questão não está no aumento do número de vereadores, mas sim na qualidade.
 
 O nome Porto Velho
 
As dificuldades de construção e operação de um porto fluvial, em frente às pedras da cachoeira de Santo Antônio, fizeram com que construtores e armadores utilizassem um porto localizado 7 km abaixo, em local muito mais favorável. Era chamado por alguns de "porto velho dos militares" fazendo referência a um ponto de apoio e estratégico deixado pelo exército brasileiro durante a Guerra do Paraguai (1864-1870) quando o Imperador D. Pedro II, mandou um pelotão da guarda imperial para a proteção da fronteira em Santo Antônio, com receio de uma invasão boliviana simpatizante da questão paraguaia. A Guerra acabou e ficou um ponto logístico conhecido como “Porto Velho dos Militares”.   
A primeira eleição ocorreu em dezembro de 1916 sendo eleito o baiano Joaquim Augusto Tanajura (1878-1941). A Lei 5839 de 21 de setembro de 1943 (terça-feira) define a cidade de Porto Velho como a capital do Território Federal do Guaporé.
 
 Hino de Porto Velho que muitos ainda desconhecem
 
Letra por Cláudio Feitosa
Melodia Cláudio Feitosa
 
No Eldorado uma estrela brilha
Em meio à natureza, imortal:
Porto Velho, cidade e município,
Orgulho da Amazônia ocidental,
 
São os seus raios estradas perenes
Onde transitam em várias direções
O progresso do solo de Rondônia
E o alento de outras regiões.
 
Nascente ao calor das oficinas
Do parque da Madeira-Mamoré
Pela forja dos bravos pioneiros,
Imbuídos de coragem e de fé.
 
És a cabeça do estado vibrante:
És o instrumento que energia gera
Para a faina dos novos operários,
Os arquitetos de uma nova era.
 
No Eldorado uma gema brilha
Em meio à natureza imortal:
Porto Velho, cidade município,
Orgulho da Amazônia ocidental.
 
Curiosiodades sobre Porto Velho
 
. Atualmente, conta com 67 bairros e mais de 2000 ruas.
. Apresenta extensão territorial de 34.096 km², maior que muitos países.
. Sua primeira rua era foi a da Palha (comércio variado), atual Natanel de Alburqueque no Centro.
. A Rua Presidente Dutra era chamada de Divisória (dividia a Via Férrea do restante da cidade) e a Avenida Sete de Setembro era chamada de rua do comércio.
. A Avenida Imigrante na realidade denomina-se Avenida dos Migrantes.
. Sua populaçao segundo (Censo Ibge 2010) é de 428. 527 habitantes, sendo 217.618 do sexo masculino e 210.909 do sexo feminino, com densidade demográfica 12,57 hab/km².
. Segundo o Guinness Book – O Livro dos Recordes edição 1997, cita o rio Madeira como o maior afluente do mundo.
. O prédio da UNIR Centro era ocupado antes pelo Porto Velho Hotel, inaugurado em 1953 e desativado em 1974.
. A Maternidade Municipal Mãe Esperança reverencia a Mãe de Santo, parteira Esperança Rita da Silva, nascida na cidade de Codó, estado do Maranhão (1888-1975) que fundou em junho de 1914 a Irmandade Beneficente Santa Bárbara, no Bairro Mucambo.
. O trecho da rodovia BR-364 entre a cidade de Candeias do Jamari e o Campus da Universidade Federal de Rondônia, passa a ser denominada a partir de 26 de julho de 2011 “Rodovia Chiquilito Erse”
 
Professor Ruzel Costa Geografia da Rede Estadual de Ensino, Escola Pública de Transito- EPTRAN/DETRAN Centro Educacional Objetivo, Faculdade FARO e Colégio Interação-GEO em Porto Velho.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS