close

Cerca de 200 recenseadores participam de Censo Educacional no Areal

Cerca de 200 recenseadores participam de Censo Educacional no Areal

DA REDAÇÃO

21 de Novembro de 2011 às 15:23

Cerca de 200 recenseadores participam de Censo Educacional no Areal

FOTO: (Divulgação)

Cerca de 200 recenseadores participaram na manhã de sábado, dia 19 de novembro, no bairro Areal, do Censo Educacional do Ministério Público de Rondônia, executado pelo Centro de Apoio Operacional da Educação (CAOP Educação). Um dos principais objetivos do Censo Educacional é averiguar o número de crianças, jovens e adultos do bairro que se encontram fora da escola.
Os recenseadores foram alunos das Escolas Estudo e Trabalho e Getúlio Vargas, e das Faculdades São Lucas, Fatec, além de integrantes do Ministério Público e Agentes Comunitários de Saúde, que atuaram como coordenadores e entrevistadores. Os trabalhos foram concentrados na Escola Estudo e Trabalho, onde os recenseadores receberam um kit de trabalho e saíram de casa em casa, divididos em turmas.
O Subprocurador-Geral de Justiça, Gilberto Barbosa dos Santos Batistas, participou da abertura dos trabalhos e agradeceu o empenho de todos na execução do Censo. “Hoje é um dia de festa cívica”, enfatizou. A diretora do Centro de Apoio Operacional da Educação, Vera Lúcia Pacheco Ferraz de Arruda, afirmou que no próximo ano o Censo será realizado em outros bairros da Capital e no interior do Estado. Os dados coletados serão encaminhados aos gestores municipais e estaduais para redimensionamento da rede. No Areal, um dos problemas já identificados foi o grande número de idosos fora da escola e falta de vagas na educação infantil.
A Secretária-Adjunta de Educação do Estado, Sueli Aragão, disse que o trabalho realizado pelo Ministério Público vai permitir um mapeamento de todos os alunos fora de sala de aula para o melhor planejamento nas escolas do Estado. A Assessora Técnica da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Adomice Maria Rodrigues Bezerra, afirmou que o Censo Educacional do MP vai ajudar na chamada escolar do município que será realizada no período de 10 a 13 de janeiro de 2012.
O Censo Educacional foi baseado numa experiência de sucesso desenvolvida pelo Ministério Público de Sergipe há mais de 11 anos. A proposta do Censo é proporcionar aos gestores das Secretarias Estadual e Municipal de Educação visibilidade para realizarem um planejamento de redimensionamento da rede de 
ensino para atender à demanda dos que estão fora da escola.
O Censo Educacional conta com a parceria das Secretarias Municipal e Estadual de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros Conselhos Municipal e Estadual de Educação e Faculdade São Lucas.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS