close
logorovivo2

Bancos são denunciados por não cumprirem Lei de Segurança Bancária

Bancos são denunciados por não cumprirem Lei de Segurança Bancária

DA REDAÇÃO

15 de Fevereiro de 2012 às 12:55

Bancos são denunciados por não cumprirem Lei de Segurança Bancária

FOTO: (Divulgação)

Os bancos instalados no Estado de Rondônia começaram a ser denunciados esta semana pelo não cumprimento da Lei nº 2.530 de autoria do deputado estadual Hermínio Coelho (PSD-Porto Velho) e sancionada pelo governador Confúcio Moura no dia 25 de julho de 2011, que torna obrigatória a instalação de dispositivos de segurança nas agências e postos de serviços de instituições financeiras.
O Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB/RO) é quem está levando este nítido caso de desrespeito com a lei para os órgãos competentes, por meio de ofícios encaminhados para a Superintendência da Polícia Federal, Procuradoria Geral do Estado, Ministério Público Estadual e Ministério Público do Trabalho.

“A lei já vai completar sete meses desde sua sanção pelo governador e, até o momento, mesmo depois de termos tido o cuidado de informar a edição da lei para cada instituição financeira instalada no Estado, os bancos continuam ignorando a lei ou, simplesmente, a desobedecendo. Isso comprova, novamente, que a preocupação dos bancos não é com as pessoas, mas simplesmente com o lucro”, avalia José Pinheiro, presidente do SEEB/RO.

No documento, o Sindicato menciona, como exemplo de desrespeito com a lei, o banco Itaú/Unibanco, agência Rio Madeira, em Porto Velho e uma em Rolim de Moura, que fazem o atendimento ao publico sem a existência da porta giratória com detector de metais. O mesmo acontece com as agências do Bradesco em Candeias do Jamay e Buritis.
“Mas o destaque da gravidade desta situação de descaso com a vida do trabalhador e dos clientes é ainda maior na agência do Banco do Brasil que será inaugurada, brevemente, em Ariquemes. Informações dão conta de que a planta da obra não conta com porta com detector de metais. Ariquemes é o município que, antes mesmo da lei estadual, já tinha sua própria lei que obrigava os bancos a terem as portas giratórias com detector de metais. Esta região, do Vale do Jamari, foi palco do terror que imperou pela falta de segurança, a exemplo de Ariquemes, Cujubim, Monte Negro e Buritis, onde ocorreram vários assaltos em menos de um ano, até mesmo com reféns e policiais baleados”, acrescenta Pinheiro.

O SEEB destacou que somente dois bancos estariam ‘tentando’ fazer valer a lei que trata da segurança. São eles HSBC e Banco do Brasil. Ambos já iniciaram a instalação, conforme determina a lei, de biombos que separam os trabalhadores dos caixas e as pessoas atendidas das demais que esperam atendimento.

“Mas isso não representa nem um por cento sequer do que os bancos deveriam cumprir para garantir a segurança para todos. E, por isso, estamos denunciando este absurdo e vamos permanecer sempre vigilantes para não permitir que a vida das pessoas seja preterida apenas pelo interesse financeiro dos bancos”, encerrou o sindicalista.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS