close
logorovivo2

PAINEL POLÍTICO – Cassol alfineta Fátima Cleide, “população de Porto Velho deu o troco” – Por Alan Alex

PAINEL POLÍTICO – Cassol alfineta Fátima Cleide, “população de Porto Velho deu o troco” – Por Alan Alex

DA REDAÇÃO

17 de Outubro de 2012 às 18:17

PAINEL POLÍTICO – Cassol alfineta Fátima Cleide, “população de Porto Velho deu o troco” – Por Alan Alex

FOTO: (Divulgação)

Nota
 
Faleceu nesta quarta-feira a esposa do vereador eleito Jair Montes, Eliane Montes, que estava internada a cerca de três semanas na UTI do Prontocordis, em Porto Velho. Ela vinha atravessando um quadro de enfermidade gradativa desde o ano passado, que agravou-se nas últimas semanas. O velório acontece na Igreja Adventista do Sétimo Dia, na Avenida Jorge Teixeira, próximo ao posto de saúde Maurício Bustani.
 
Absurdo
 
Eliane faleceu por volta de 11 horas desta quarta-feira. Logo em seguida, consternado, Jair Montes divulgou em seu perfil no Facebook a informação. Aos poucos, vizinhos e amigos foram seguindo para a casa de Jair. Vendo a movimentação, alguém telefonou para o “Disque-Denúncia” da Justiça Eleitoral e afirmou que “Jair Montes estava com R$ 100 mil em sua casa, comprando votos para o candidato Lindomar Garçon”.
 
Busca
 
Por volta das 15 horas, agentes da Polícia Federal chegaram na casa de Montes, com uma ordem de “busca e apreensão”. Mesmo sendo informados por diversas pessoas que os filhos e parentes estavam abalados com o falecimento de Eliane, os policiais realizaram a busca, revirando todos os cantos da casa. Total falta de sensibilidade com o momento difícil que a família atravessa.
 
Transposição
 
O ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça, José Delgado mantém uma parceria de exclusividade com a banca de advogados Machado, Nogueira e Vasconcelos em Rondônia. Alguns oportunistas andam pelo estado vendendo outra história, usando indevidamente o nome de Delgado. Os únicos autorizados para isso são os membros da banca.
 
Cassol
 
A assessoria do senador Ivo Cassol informou à coluna que ele está recorrendo da sentença condenatória aplicada pelo Tribunal Regional Eleitoral. Eles afirmam que as acusações foram equivocadas e tudo será esclarecido nas instâncias superiores.
 
Para esclarecer
 
A situação de Ivo Cassol é delicada e suscita debate jurídico. Para simplificar e mais ou menos assim: a condenação dele no Tribunal Regional Eleitoral prevê inelegibilidade por três anos após a confirmação da sentença. Em tese ele estaria apto em 2014, já que a sentença é de 2010. Porém a Lei do Ficha Limpa prevê que políticos com sentença por colegiado não podem ter o registro de candidatura durante oito anos após a sentença, o que estenderia a punição de Cassol até 2018.
 
Análoga
 
Ele está recorrendo e na visão de seus advogados se for estendida de três para oito anos, a Lei do Ficha Limpa estaria retroagindo para puni-lo. A situação é idêntica a de seu desafeto, Expedito Júnior, que encontra-se exatamente na mesma situação. A questão ainda não foi claramente definida pelo Tribunal Superior Eleitoral nem pelo Supremo Tribunal Federal. Existe um parecer favorável a essa extensão pelo ministro Arnaldo Versiani, o mesmo que condenou Expedito. Outra corrente é favorável a aplicabilidade da lei apenas aos casos posteriores às eleições deste ano, já que o STF só validou o Ficha Limpa a partir de então.
 
Evidente
 
Que essa discussão ainda vai longe, mas em todo o caso, se a situação perdurar indefinida até 2014, Cassol não conseguirá obter o registro de sua candidatura, já que vai continuar valendo o atual entendimento.
 
Ainda o italiano
 
E para não perder o embalo, o italiano subiu ao plenário do Senado nesta quarta-feira e declarou que o sonho da transposição virou um pesadelo, “os integrantes do governo federal estão agindo como “padrastos e madrastas malvados”. O senador informou que a transposição será feita sem que os salários sejam adaptados à realidade remuneratória da União, acrescentando que também haverá impasse quanto aos servidores que estão próximos da aposentadoria. “A transposição foi uma expectativa de dias melhores. Infelizmente virou esse pesadelo constante que vivem os nossos servidores”.
 
E alfinetou
 
Alguns políticos vinham já a três eleições enrolando os servidores com essa história de transposição, mas felizmente, nessa última eleição, a população de Porto Velho já deu o troco naquela que criou uma expectativa e infelizmente virou um pesadelo”. Sei não, mas acho que ele se referia a Fátima Cleide.
 
Civilidade
 
Juscelino Amaral, ex-Chefe da Casa Civi participou da solenidade de posse do novo Chefe da Casa Civil e agradeceu a todos que o acompanharam ao longo de dez meses em que esteve no cargo. Discursou e desejou boa sorte ao sucessor. A bolsa de aposta diz que Marco Antônio não vai conseguir ficar muito mais tempo que seus antecessores, Ricardo Sá durou quase um ano e Juscelino dez meses.
 
Corpo
 
A campanha de Andrey Cavalcante para a OAB vem crescendo em todo o Estado. Essa não é uma afirmação solta, é baseada em dezenas de mensagens de apoio que chegam dos mais diversos pontos de Rondônia e isso vem deixando o candidato bastante otimista. Nesta quarta-feira Andrey divulgou a composição completa de sua chapa.
 
Ficou assim
 
Presidente, Andrey Cavalcante; vice-presidência, Veralice Veris; secretário-geral, Michel Barros; Secretário-geral adjunto, Valter Lemos e Tesoureiro Fernando Maia.
 
Reagindo
 
A Caerd pretende realizar concurso público em breve, após anos sem renovar seus quadros. “Somos em apenas dezesseis engenheiros para responder por 42 municípios. O mais antigo desses profissionais recebe salário de aproximadamente R$ 15 mil, devido a incorporação de gratificação determinada pela Justiça do Trabalho”, explicou Márcia Luna, presidente da Caerd, e complementou, “a companhia vem obtendo êxito na desoneração do PIS/Cofins. “Também pagamos religiosamente a conta de energia com a Eletrobrás, o que não acontecia há dez anos. A recuperação da receita com a campanha de isenção de juros e multas e a negociação de débitos com as prefeituras têm sido outra linha de ação forte na recuperação da companhia”.
 
As declarações
 
Da presidente se deram em virtude de matéria questionando os altos salários que são pagos na companhia.
 
Fale conosco
 
Contatos com a coluna podem ser feitos pelos telefones (69) 3225-9979 / 9209-0887, ou ainda pelo e-mail alan.alex@gmail.com. No Facebook/painel.politico, no Twitter/painelpolitico ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Avenida Abunã, 1345, Olaria, Porto Velho – RO aos cuidados de Alan Alex.
 
Queijo, macarrão instantâneo e mortadela são campeões de sódio
 
O queijo parmesão, o macarrão instantâneo e a mortadela são os produtos com as maiores médias de quantidade de sódio, segundo pesquisa realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O estudo revela ainda que o biscoito de polvilho possui, em média, 1.092 miligramas (mg) para cada 100g do produto, mais da metade de toda a quantidade de sódio que uma pessoa deve consumir durante todo o dia. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo máximo de 2.000 mg de sódio por dia. O levantamento analisou a quantidade de sódio em quase 500 amostras de 26 categorias de alimentos, coletadas em 15 estados em 2010 e 2011. A quantidade de sódio encontrada no hambúrguer bovino chamou atenção dos pesquisadores. A média foi de 701mg de sódio por 100g do produto. Segundo a pesquisa, um hambúrguer, que possui em média 80g, é responsável por mais de um quarto do total de sódio que uma pessoa deveria consumir diariamente. No caso do queijo parmesão, a Anvisa destaca que o produto deve ser consumido moderadamente. Uma amostra apresentou o maior valor absoluto de sódio, entre todas as 500 da pesquisa: atingiu a marca de 3.052mg. A média de sódio no parmesão (1402mg) foi ainda maior no produto ralado (1981mg), valores superiores aos demais tipos de queijo analisados. Listado como o segundo produto com a maior média de sódio, o macarrão instantâneo parece com 1.798mg para cada 100g. Um acordo entre o Ministério da Saúde e as indústrias de alimentos prevê o valor máximo de 1.920,7mg. No entanto, a Anvisa constatou em uma amostra um valor superior de 2.160mg para cada 100g, já contabilizada a quantidade de sódio presente no tempero que acompanha o produto.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS