close
logorovivo2

Prefeitura investe no fortalecimento do plantio de café

A revitalização da cafeicultura de Cacoal, região onde predomina esta cultura desde a colonização do ex-território, é uma iniciativa a fim de fomentar o desenvolvimento do setor.

DA REDAÇÃO

30 de Outubro de 2014 às 15:50

Prefeitura investe no fortalecimento do plantio de café

FOTO: (Divulgação)

A Prefeitura de Cacoal, através da Secretaria de Agricultura, vem prestando assistência técnica nas lavouras cafeeiras e incentivando o melhoramento genético através do fornecimento de mudas de Café Clonal com o objetivo de promover a renovação e revigoramento das lavouras de café no município.

A revitalização da cafeicultura de Cacoal, região onde predomina esta cultura desde a colonização do ex-território, é uma iniciativa a fim de fomentar o desenvolvimento do setor. Para tanto, novas lavouras já estão sendo plantadas com o apoio da administração em parceria com a Embrapa. Segundo o técnico em agropecuária e especialista em gestão ambiental, Jorge Murer, o acompanhamento técnico é essencial para o aumento de produtividade. “O melhoramento do solo com as técnicas adequadas de plantio e colheita, trazem um aumento de qualidade e produtividade aos produtores, desenvolvendo o setor e gerando renda que é o nosso grande objetivo”, afirmou Jorge.

O Secretário de Agricultura, Clarindo Rosa, frisou da importância de se plantar qualidade e não quantidade, relatando que a média é de 10 sacas por hectare e que essa espécie de café clonal tem produzido, em algumas lavouras, aproximadamente cinco vezes mais que o esperado em sacas de café por hectare. “Nós temos buscado exemplos que deram certo e estamos implantando isso em Cacoal. Nossa equipe é composta por técnicos e engenheiro para fazer o devido acompanhamento, mas é necessário que os produtores tenham a consciência que é preciso investir tanto na capacitação quanto nas ferramentas necessárias para uma boa colheita”, ressalta.

Segundo o engenheiro agrônomo, Júlio César, entre as vantagens da clonagem está à estabilidade de produção. “Por se tratar de lavouras com ampla base genética existe uma maior tolerância às pragas e doenças, conferindo maior qualidade e competitividade e diminuindo a utilização de produtos químicos”, disse.

O Prefeito, Franco Vialetto que ao longo de sua gestão vem investindo no setor agrícola com incentivo da implantação do Simples Rural e na utilização de produtos da agricultura familiar na merenda escolar da rede municipal, falou sobre a importância do auxílio da aos produtores.

“Desde que cheguei à Cacoal, há mais de 40 anos, sempre disse aos agricultores que nunca vendessem suas terras, pois é uma benção de Deus. É preciso buscar as parcerias corretas e aproveitar as oportunidades que são oferecidas. Antigamente éramos chamados de ‘cidade capital do café’, porem, devido à falta de apoio no passado, nossos lavradores derrubaram suas plantações para formar pastos para os frigoríficos que chegavam trazendo uma nova possibilidade de ganho. Com o passar do tempo, compreendeu-se que é possível ter o pasto e a lavoura cafeeira, pois o café clonal demanda de uma área menor, que fornece uma colheita maior e, a prefeitura oferece esse apoio e suporte juntamente com outros parceiros aos nossos lavradores, contem conosco”, enfatizou Franco.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS