close

Brasileira e outras quatro cientistas recebem prêmio da Unesco

Brasileira e outras quatro cientistas recebem prêmio da Unesco

DA REDAÇÃO

18 de Março de 2015 às 20:26

Brasileira e outras quatro cientistas recebem prêmio da Unesco

FOTO: (Divulgação)

Cinco mulheres cientistas - entre elas uma brasileira - receberam nesta quarta-feira o prêmio L'Oréal-Unesco, cujo objetivo é estimular as carreiras científicas entre as mais jovens.

A astrofísica brasileira Thaisa Storchi Bergmann, professora do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi escolhida para representar a América Latina por sua pesquisa na área dos buracos negros supermassivos. Ela foi agraciada com uma bolsa de 100 mil dólares (cerca de R$ 300 mil).

Apenas 30% dos pesquisadores em todo o mundo são mulheres, segundo estatísticas para 2014 divulgadas pela Unesco. Além disso, entre os mais altos postos da academia, apenas um entre dez é ocupado por uma mulher - de acordo com dados coletados em pesquisa conduzida em 2013 pelo Boston Consulting Group em 14 países.

A representante da Europa foi a britânica Carol Robinson, professora da Universidade de Oxford especialista em química e espectrometria de massa. As outras laureadas de 2015 foram a chinesa Yi Xie, especialista em química orgânica, a canadense Molly S. Shoichet, especialista em química de polímeros, e a marroquina Rajaâ Cherkaoui El Moursli, física nuclear.

Há 17 anos o prêmio For Women in Science, da Fundação L'Oréal em parceria com a Unesco, reconhece anualmente cinco pesquisadoras representando os cinco continentes.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS