close

Indígenas recebem orientação sobre programas sociais

Indígenas recebem orientação sobre programas sociais

DA REDAÇÃO

16 de Setembro de 2015 às 14:53

Indígenas recebem orientação sobre programas sociais

FOTO: (Divulgação)

 A Prefeitura de Cacoal por meio da Secretaria Municipal de Ação Social e Trabalho - SEMAST, em parceria com a Fundação Nacional do Índio –

FUNAI, realizou levantamento de dados das famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família nas aldeias do município em resposta a uma determinação do Ministério Público Federal e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

A ação é realizada todos os anos pelo Programa Bolsa Família, para saber se as famílias beneficiárias, com cadastros sem atualização há mais de dois anos, continuam dentro das regras para recebimento dos benefícios e para verificar as informações declaradas pelas famílias no Cadastro Único. De acordo com a secretária de assistência social, Miriam Lacerda, todo ano é feito o cruzamento dos dados do Cadastro com outras bases de dados, quando são encontradas diferenças entre as informações declaradas no Cadastro e as das outras bases de dados, as famílias são chamadas para atualizar o seu cadastro. “Nosso objetivo com essa ação é sanar os problemas de defasagem cadastral e realinhar os problemas indígenas para buscar a solução”, declarou Miriam.

Segundo Cidelma Batista, assistente social do programa, diversas aldeias já foram atendidas. “Nós já realizamos o mapeamento das famílias nas tribos      Paité, Aldeia Central e Aldeia Iratana e realizamos o agendamento através do cacique com as famílias que não receberam nossa visita”,informou. Além do levantamento de dados , as visitas tem como finalidade orientar  sobre os benefícios sociais, seus critérios e direitos  e repassar  informações sobre as exigências do programa.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS